Manual para ser menos ridículo nas eleições
26/07/12 04:21Além da picaretagem de sempre, campanha eleitoral tem seu lado tragicômico. Se você viu a imagem de José Serra tentando se equilibrar no skate, na vibe de agradar aos jovens paulistanos, entenderá facilmente este post.
A fotografia do Lula com Maluf, por um punhado de votos conservadores de SP, diz mais ainda. Nada do que é politicagem me surpreende. Repórter de quase todos os pleitos depois da redemocratização, deixo aí este breve e democrático guia.
Com uma mudança ou outra, minhas dicas em nada diferem do “Manual do Candidato às Eleições”, escrito em 64 a.C. em Roma, por Quinto Túlio Cícero. Foi publicado aqui no Patropizza pela editora Nova Alexandria. Você encontra fácil nos sebos.
Agora, porém, repare no que digo:
Beijo nas criancinhas – É o ato mais elementar da jornada. Recomendo, porém, sentir antes do afago o comportamento do infante. Não beije bebês, eles são mais surpreendentes e podem, inclusive, cagar aquele lindo cocô abacate na hora do afeto que se encerra.
Já vi o simpático Ulysses Guimarães (PMDB), que Deus o tenha nos mares nunca dantes, levar uma criança ao desespero em Ouro Preto. No mesmo dia em que ele, por tentar aparentar estar mais forte do que se suspeitava, levar o tombo em uma escadaria de igreja.
De nada adiantou a força do jingle de 1989: “Bote fé no velhinho, que o velhinho é demais”.
Outros que vi pondo crianças em assombro digno do filme “O bebê de Rosemary”: Mario Covas em Bauru, embora fosse o mais sincero dos políticos em campanha; Serra em Ourinhos; Marta em São Miguel Paulista, na ZL de SP.
Buchada de bode – Esta joia da culinária internacional –a origem é escocesa- costuma deixar os desacostumados de cama. Onde os fracos não têm vez, a gastronomia do macho-jurubeba não é para qualquer um mesmo.
Meninos, eu vi o desconforto de FHC nas suas campanhas pelo Nordeste. Sim, é uma desfeita para o dono da festa o candidato fingir que come. Não tem saída.
Não custa lembrar, por falar em gente sensível, que o casal Sartre & Simone de Beauvoir sofreu um piriri mortal na visita ao Recife, nos anos 70. O existencialismo não resiste a meia hora de vida real nos tristes trópicos. O existencialismo é uma farsa sartreana.
O bêbado da esquina – Ele cola e baba no candidato, pede para pagar mais uma, promete o voto e logo depois o esculhamba. É o mais anárquico e inevitável dos personagens de uma campanha.
O eleitor pidão – Você, caro candidato, não vai conseguir se livrar deste fisiológico nunca. Ele aceita qualquer coisa, menos voltar para casa de mãos abanando.
“A única coisa que posso lhe oferecer é uma canção bem triste, para você passar o dia chorando”, dizia Pedro Bandeira, violeiro, repentista e vereador da minha rua em Juazeiro do Norte.
O eleitor que ainda acredita – Eis um dos piores tipos. O esperançoso. O que ainda aposta que as promessas podem ser cumpridas. Ele gruda no postulante ao cargo público. É um pentelho. “Olhe, não vá me decepcionar, hein, acredito no senhor mesmo, não é brincadeira”, baba.
O programático – Um sujeito nada prático. Talvez o pior de todos. É o eleitor que pretende discutir programa de governo. Item por item. Como se essa obra aberta, essa carta de intenções interesseiras representasse alguma coisa em campanha política.
É só para enganar mesmo. No documento sempre estão contemplados genericamente todos os segmentos e pleitos da humanidade. Para nada.
O festeiro – Ganha a eleição, para este tipo de eleitor, o candidato que promover as melhores farras. Eleitor nietzscheano, ele só acredita nos deuses que dançam. Embora os showmícios sejam proibidos, as festas disfarçadas não.
Normalmente são os prefeitos que tentam a reeleição que torram toda a grana pública com bandas de forrós fuleiras e outros chicletes com banana. É o tipo do candidato-micareta. Nego ama.
Ajude, amigo(a), a enriquecer este manual eleitoreiro. Que outros tipos você sugere?
Thank you for some other fantastic post. Where else may just anybody get that type of information in such a perfect manner of writing? I have a presentation subsequent week, and I am at the look for such information.
A single Squidoo Lens, A single month, $1,000 If you haven’t study this blog publish yet, you should. It’s the king of incredible Squidoo accomplishments, and tells how $1,000 was earned in a single month from one particular lens. Seriously.
Facebook has actually changed the scenario of online business.
Facebook definitely rocks…:)
It’s sad to note that only very few people actually treatment about this most crucial component of any web site.. Great collection guys
Rapaz… de política não entendo um nada. Mas que tu tá saindo melhor que a encomenda nessa coisa de ser popular, prometer e depois não cumprir… ah, isso tá! Me adiciona no FB, tabacudo da muléstia!
😛
IDNX is something that has been missing for sometime now. Great looking out, Thies Lindenthal
I’ve a goal of getting two Mother’s Day presents made! I only have tomorrow to make them since I will be outside of town all week!
Hello there! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I truly enjoy reading through your articles. Can you recommend any other blogs/websites/forums that go over the same topics? Thanks a ton!
excellent guide with useful techniques. thanks
Boa tarde Xico!
Gostei muito do que li, é a pura verdade. Temos a mesma opinião e como sugestão leia esta pequena resenha do blog Afimdobrasil.zip.net (Eleição Municipal 2012 é uma Caixa de Pandora)
Forte Abraço
Eleição para vereador então, a fauna só aumenta. Tipos clássicos
Candidato que faz rima:
Vote certinho, vote no Paulinho!
Para não errar, vote no Valdemar!
Candidato raivoso
O cidadão esbraveja mais que o Enéas, fala que como ele a bandalha acabou – tenho sempre a sensação que se ganhar, ele dinamita a cidade e começa do zero.
Candidato íntimo:
Esse em cidade pequena é o que mais tem, sempre tem uma Tia Bernadete (cujas credenciais ao cargo são ter sido professora de meia cidade), Zé da Farmácia e, um tipo comum no estado RJ, o “amigão” – Seu amigo no governo, conte comigo!
E temos que aguentar! Senhor, olhai por nós!!!
Adoreeeeeeeeeeeeeee! Sou candidata à vereadora, e não faço nada disso. Portanto não terei os votos desse de tipo eleitores. Permaneço com minhas convicções e meus princípios.
Grande Xico,
O blog por aqui voltou aos bons tempos do carapuceiro meu velho! As últimas 9, 10, postagens todas na buena onda!
Que bueno viejo!
Um abraço.
Opa! Temos uma casa de campo pra qual sinta-se MEGA convidado! Adoro tu! Sou cultura na veia! me add no fb que ja to te adicionando, meu velho.
Muito bom texto. Procure no google: LIVRO CIBERCÉLULAS. Este livro irá te surpreender!
São várias categorias para definir os sujeitos da espécie “Politiquis”, a la Mussum. Impressionante como as características dos seres de tal espécie são tão parecidas!! Se resumem ao mesmo saco de esterco, daqueles que meus avós acabavam desprezando lá na fazenda, por que nem eles tinham serventia!!
Moro numa cidade de 18 mil e poucos habitantes, no Sul das Minas Gerais. Aqui, 121 se candidataram ao cargo de vereador. São 11 “vagas”. Salário de R$ 3900,00. Enquanto isso, nossas escolas aqui gritam por socorro!!
E eu me pergunto: quando será que os meus colegas viram me buscar para voltar ao planeta de onde vim??
Fico besta com essas coisas!!!!
Candidato gigolô,
Também conhecido como cafetão do erário.
Aleluia
Xico esqueci de um detalhe: será que teremos muitos politicos fantasiados de “empregretes”, “ninas” e “carminhas” para chamar a atenção? As músicas tenho certeza que serão usadas, e muito. Bjs
nao tenho a menor duvida. a estetica vai ser esssa.bjo
Não podemos nos esquecer dos eleitores da terceira idade. Contarão aos candidatos historias de “no meu tempo isso… no meu tempo aquilo…” até que os mesmos caiam em um profundo sono e até reprensem sua candidatura. Será???? Bjs Xico, politico ou comportamental adoro seus textos.
Xico,
o Eleitor Consciente:
URNA: 000 + VERDE !!!
Anule o seu voto… do jeito que está não dá pra dizer que vai votar em alguns destes daí…
Abx
Diogo/SP
grande proposta! abs
Eu sugiro um Manual para nós, simples eleitores, fazermos um papel menos ridículo nestas eleições. Tá difícil, mas para um escritor como vc, td é possível!
“Acredito que” o eleitor que ainda acredita seja o pior de todos. São muitos clichês otimistas na ponta da língua, tais como: votar bem, em candidato honesto; fiscalizar nossos governantes; democracia é o governo do povo; etc.
Eu to com vc, xico. Esses politicos são todos uns filhos da putas! Podendo roubar, eu roubo sonego, faço o escambau. Eles roubam, por que eu nao roubo?
anarquia neles! abs
abs, amigo. Gosto DEMAIS de tuas cronicas. Ja virou meu espaço preferido. Queria mesmo vc pra genro. Minha filha é ajeitadinha, assim mais ou menos. Quando tiver em Recife procure, que quero fazer esse encontro! Minha mulher vai te adorar! É o estilo dela! rsrsrs E viva Recife!
Vitor, rapaz, com um sogro desses eu vou morrer feliz. to sempre no REcife. metade ai metade aqui. na segunda semana d agosto,volto.bora combinar. abraço
OPS, digitei no local errado. Ta mais em cima rsrsrs Olhaaaaaa que isso pega ate mal kkkkkkk Abraçao, xico!
Antes o candidato micareta que o picareta, não?
Vendo o Lula abraçado e rindo com o Maluf, me fez sentir como um completo imbecil que um dia acreditou no seu discurso pseudo moralista. E como diria o nosso saudoso Dr. Ulisses Guimaraes: “em politica, niguem esta tão perto que não possa estar tão longe, nem tão longe que não possa estar tão perto”, repose no reino de Netuno Dr. Ulisses. E a proposito, bem vinda MFC ao Saia Justa, E que a MW continua LINDA.
Tem o candidato funcionário público, que dá um jeitinho de “reservar” aquelas consultas e exames difíceis em hospitais públicos pra todo mundo, pede nomes dos potenciais eleitores interessados no “minha casa, minha vida” para sua lista particular etc.
Os que adoram jingles toscos. Aqueles que apelam para aquelas musiquinhas insuportáveis que ficam impregnadas na gente, muito pior que qualquer criação de Michel Teló… É jogo duro. De tanto ouvir, uma hora vc se pega cantarolando…
Eu sugiro a lista dos marqueteiros. Ilusionistas, mandrakes e picaretas. Saudade de tu Xico! Beijo.
eita,isso é q é sorte minha. tu abrindo os comentários,galegamada. proxima semana to ai no Hell.beijoss e muita saudade