Dez motivos ´cabeçudos´ para ver novela
25/07/12 14:31O macho noveleiro, mesmo com todas as mudanças de comportamento das últimas décadas, ainda é motivo de piada entre os amigos de botequim. Sério. Trata-se de uma figura discriminada.
Ah, fulaninho não chegou ainda porque está vendo a novela. No mínimo, o macho mais empedernido, da linha macho-roots-jurubeba, pode até ver a novela, mas não se assume noveleiro. Uma novela.
Pensando nesta oprimida categoria, cada vez mais minoritária depois de “Avenida Brasil”, traçamos boas desculpas para este ser testosterônico ver a novela numa boa, numa naice.
Os motivos abaixo também servem, independentemente de sexo, para os supostos intelectuais ou “metidos a” que não se rendem aos dramalhões televisivos:
1) Escrita por um grande leitor, o João Emanuel Carneiro, “Avenida Brasil” é a mais literária de nossas novelas de todos os tempos.
2) Tem Balzac, Lima Barreto, Dostoievski, o suburbano coração de Nelson Rodrigues.
3) O conflito Carminha x Nina nada mais é do que a repetição turbinada do livro “O Primo Basílio” (1878), de Eça de Queiroz.
4) Você pode dizer, arrogante: Onde se lê Carminha x Nina, leia-se, no velho Eça, Luisa e Juliana. Uma porrada na pequeno burguesia lusitana do século XIX.
5) Quer um motivo mais pop, sem a solenidade literária? A sede de vingança entre Carminha x Nina lembra Kill Bill. Tá limpo.
6) Agora uma razão sociológica. Assim como Karl Marx disse que tudo que sabia sobre a burguesia era graças a Balzac, você pode usar a desculpa de aprender com a novela tudo sobre a nova classe C brasileira.
7) Você curte futebol e acha o Tufão (Murílio Benício) uma onda.
8) Você não quer ficar por fora no papo das mulheres nos bares ou na firma. Não se fala de outra coisa.
9) Você é de esquerda e acha o José de Abreu o máximo. Boa forma de interagir com ele no twitter.
10) “Avenida Brasil” devolveu à tevê a gostosa à moda antiga, mais cheinha, tipo flor do bairro. Vide Suelen (Isis Valverde).
I like this website it’s a master piece! Glad I noticed this on google.
I visited a lot of website but I think this one has got something special in it. “The process of scientific discovery is, in effect, a continual flight from wonder.” by Albert Einstein.
Não posso dizer que tenho coisa mais interessante para fazer, tipo: conferir a fatura detalhada da minha conta de telefone, ou, assistir a um desfile de modelos plus size, ou, melhor ainda, namorar uma, ou, acompanhar uma partida de futebol sem o Tufão, ou, conversar com a nova classe C na sinuca ou no ponto de ônibus, ou, ler um blog sobre reciclagem (que não seja literária). O problema das novelas é justamente esse, uma fórmula que se repete há muito tempo. Cansa fácil. E hoje, quase tudo, ou é tributo, ou é resgate!!!
ahhh a novela das nove!! hr em que o cérebro já não funciona.. em que o único deleite é se esbaldar na trama… adorooo!! ainda hj presenciei o cara letrado.. pós doutor em filogenética contando tin-tin por tin-tin cada detalhe deste drama… probres aqueles que tentam fugir…ou aqueles que levam a sério demais… novela é pra isso! quem nunca assistiu que atire a primeira pedra!
Nope. Argumento inválido.
Suelen já é argumento suficiente.
Bem interessante. Procure no google: LIVRO CIBERCÉLULAS. Este livro irá te surpreender!
Xico Sá funcionario da GloNT fazendo o dever de casa e tirando 10 com louvor do mestre Marinho.
Ótimo texto. João Emanuel Carneiro ainda quis forçar uma semelhança da relação Leleco/Tessália a Bentinho/Capitu e expressou isso pela boca do Tufão, rs. Agora, se é pra usar Tarantino, eu acho o conflito Nina X Carminha mais parecido com a o duelo Shosanna X nazistas em “Bastardos Inglórios” do que Beatrix Kiddo X Bill em “Kill Bill”.
a nina é a Lisbeth Salander. faltou essa referencia 🙂
Afe… prefiro ler um livro (sendo ele algum citado ou não) do que perder meu tempo assistindo novela da Globo… ninguém merece.
This website online is mostly a stroll-by way of for all of the info you wished about this and didn’t know who to ask. Glimpse right here, and you’ll positively discover it.
There may be noticeably a bundle to find out about this. I assume you made sure good factors in features also.
E eu esqueci da Eliane Giardini!, a tiazona que todo muleque sonha em se acabar! o coroa boa!
Deu pra ver pelos comentários que existe realmente um grande preconceito! Pra criticar precisa conhecer… quem acompanhar um pouco esta novela vai ver que ela é boa. E pra mim a Adriana Esteves está maravilhosa.
10) “Avenida Brasil” devolveu à tevê a gostosa à moda antiga, mais cheinha, tipo flor do bairro. Vide Suelen (Isis Valverde).
Concordo muito Xico! Eu assito a novela por causa dela e da Tessália do Leleco e até hoje to tentando entender o comentário das mulheres ao meu redor: “ela é bonita mas tem barriga” e eu só vejo perfeição!
Acho que merece um post a parte a gostosa do jeito que deveria ser! utilidade pública para elas que não entendem o que a gente gosta de verdade
CONCORDO :
8) Você não quer ficar por fora no papo das mulheres nos bares ou na firma. Não se fala de outra coisa.
É… senhor Xico Sá, é melhor seria não arregimentar os outros às suas idiotices para justificar seu próprio comportamento. A TV, com raríssima exceções, só tem mediocridades. Cada um come o que gosta.
Será que ninguém entendeu que o texto é irônico?
Nunca vi coisa mais idiota em toda a minha vida. Novela é coisa para alienado e gente sem instrução. Xico Sá, nota ZERO pra ti e vai ver a tua novelinha! Abração!
Eu não compreendo esse tipo de comentário depreciativo. Se não gosta do que o rapaz escreveu ou das novelas. Não veja a novela e não leia a coluna que o rapaz escreve. Simples assim…nunca vi..agora virou moda apedrejar as pessoas. Coisa mais feia isso. Sua mãe deve ter dito pra você que é feio ficar apontando defeito nos outros….
Xico, vc esta frenéticamente tentando comparar Michel Teló com Tom Jobim…fala sério meu!!!!
A fórmula perfeita para se alienar os seres humanos, os machos inclusive, uma novela de “sucesso”, recorde de audiência e de repercussão. Assim o Brasil segue indo do jeitinho que , quase, todo mundo quer: igual ao de trezentos anos atrás!
Concordo. Vamos alienar o povo, assim as eleições ficam mais fáceis. Acho que teremos muitas chamadas politicas com apelo novelistico. Abs
Xico, você é, sem dúvida, uma expressão viva do pensamento brasileiro em sua forma manguebit… é a nossa identidade em jogo e sempre captada pela sua “rede de palavras pra pescar palavras”…
(A novela Av. Brasil é o maior feito do canal aberto da rede globo)
ps.: tava ouvindo agora o disco… “o outro mundo de manuela rosário”… do Mundo Livre S/A… e cheguei a conclusão de que o “xico” de que fala o zeroquatro na faixa “e a vida se fez de louca” é você e não o science, como eu pensava até então…
o zeroquatro diz assim na música: “…e como já dizia meu amigo Xico Sá – “saindo as palavras por uma porta e a vida por outra”…
é isso mesmo?
abração
Olá Xico,
Penso que quem assiste novela, não lê, logo, não pensa.
Ou, é estressado o suficiente, para não se afetar com tantos gritos e ofensas, ou na pior hipótese, ver sexo explícito, antes de chegar ‘a cama.
Quem assiste novela, realmente é descompensado geral.
Mendes,
Não entendi sua base de raciocínio quando diz que uma pessoa que assista “telenovelas” não possa ler bons livros, pensar e ser culto.
Não preciso usar nenhuma das desculpas desta lista de baboseiras citadas pelo Xico Sá. Também não sou estressado o suficiente, como você diz.
Neste mês de Julho, estou iniciando a leitura do quinto livro e acompanhando “Avenida Brasil” junto com minha esposa, que compartilha os livros comigo. Ah, e não somos descompensados. 🙂
Três livros sobre a Segunda Guerra, The Shining (Stephen King) e agora inicio a leitura de um romance chinês.
E apenas uma correção: “Novela é uma narração em prosa, de menor extensão do que o romance.”
Talvez você precise ler e pensar mais, antes de publicar seus comentários…
Alfredo, seu arrazoado é bem mais consistente do que o do Mendes. Deve ser porque você, além de tudo, ainda vê novela. Tô contigo: lendo, vendo, ouvindo, pensando.
Bom demais, Xico!! Eu que sempre desprezei novelas, agora assisto Avenida Brasil e digo aos amigos que está muito boa, com qualidade de um bom filme! Roteiro, direção, trilha sonora, atuações. Papo de cinéfila metida!
Mas veja como as coisas estão mudando. Já tenho visto alguns homens assumirem orgulhosamente ver esta novela!
Carla, assistir “orgulhosamente” a uma novela é bem coisa de mulher que não tem o que fazer. Vai ler um bom livro, assistir a um bom filme, estudar, etc.
As 10 piores bobagens que ja li na Net nos ultimos tempos…. Xicosa?!?! Você jogou onde? rssss…
Pelo amor de Deus, este individuo ainda recebe Salario do UOL? Semana passada publicaram a mesma materia da epoca de fina estampa “FICAR 1 SEMANA SEM ASSISTIR A NOVELA” e só trocaram os nomes. Grandes merda esta novela, eu fico anos sem assistir qualquer coisa relacionada a novela, é uma piada publicarem um texto deste num site com a Importancia do UOL.
Se acha tão desimportante falar sobre a novela, por que leu o texto? E pior, por que se deu ao trabalho de comentar?
Putz!!! Que idiotice.
Juliana, mesmo sem Cláudia Abreu e Mariana Ximenes “Avenida Brasil” já entrou pra história… HAHAHAHAHA…
Não posso não gostar de novela? Não gosto de novela pq só vejo coisa ruim! É só um querendo ferrar o outro, um querendo passar a perna no outro, é só ódio, maldade, e rancor…os picos de audiencia são em brigas e vinganças ou mortes..me lembra muito o principio do cidade alerta…rs…já vejo bastante isso no dia a dia não tem pq ligar a tv pra ver mais coisa ruim…
Prefiro um bom filme, um desenho, documentário, ou qq outra coisa…
Novela não me mostra nada de bom, pelo contrário, só me dá um sentimento de coisa ruim…já basta isso na ‘realidade’, simplesmente por isso não assisto.
Se quiser me rotular de ‘macho sei lá o que’ blz, não vai mudar minha opinião de ter pavor dessas porcarias…rs.
obs.:Sou tão ‘macho-alfa’ que meus filmes preferidos são “um amor para recordar”, “antes de partir”, etc… rs
a novela é tão boa mas continuo lamentando a escolha das atrizes principais… débora falabela e adriana esteves estão sendo mto elogiadas mas eu não consigo concordar! carminha mto teatral, caricata, forçada, parece um cartoon… como todos os personagens da adriana esteves! nina é aquele picolé de chuchu difícil de convencer como a mocinha q desperta a paixão de 3 homens…
fosse claudia abreu como carminha e mariana ximenes como nina essa novela ia entrar pra história!!
Concordo, em parte, com a Juliana. Adriana Esteves está em seu melhor momento, mas porque tem um personagem que é o sonho de qualquer ator/atriz: uma vilã dissimulada, mesquinha e vingativa. E a Débora é uma atriz mediana, sem carisma algum, não convence como mocinha.
Mas, convenhamos, é a melhor novela da TV em muitos anos. Um dramalhão irresistível, como só fez Janete Clair em seus melhores momentos.
É bem interessante, sua observação…