Dez motivos ´cabeçudos´ para ver novela
25/07/12 14:31O macho noveleiro, mesmo com todas as mudanças de comportamento das últimas décadas, ainda é motivo de piada entre os amigos de botequim. Sério. Trata-se de uma figura discriminada.
Ah, fulaninho não chegou ainda porque está vendo a novela. No mínimo, o macho mais empedernido, da linha macho-roots-jurubeba, pode até ver a novela, mas não se assume noveleiro. Uma novela.
Pensando nesta oprimida categoria, cada vez mais minoritária depois de “Avenida Brasil”, traçamos boas desculpas para este ser testosterônico ver a novela numa boa, numa naice.
Os motivos abaixo também servem, independentemente de sexo, para os supostos intelectuais ou “metidos a” que não se rendem aos dramalhões televisivos:
1) Escrita por um grande leitor, o João Emanuel Carneiro, “Avenida Brasil” é a mais literária de nossas novelas de todos os tempos.
2) Tem Balzac, Lima Barreto, Dostoievski, o suburbano coração de Nelson Rodrigues.
3) O conflito Carminha x Nina nada mais é do que a repetição turbinada do livro “O Primo Basílio” (1878), de Eça de Queiroz.
4) Você pode dizer, arrogante: Onde se lê Carminha x Nina, leia-se, no velho Eça, Luisa e Juliana. Uma porrada na pequeno burguesia lusitana do século XIX.
5) Quer um motivo mais pop, sem a solenidade literária? A sede de vingança entre Carminha x Nina lembra Kill Bill. Tá limpo.
6) Agora uma razão sociológica. Assim como Karl Marx disse que tudo que sabia sobre a burguesia era graças a Balzac, você pode usar a desculpa de aprender com a novela tudo sobre a nova classe C brasileira.
7) Você curte futebol e acha o Tufão (Murílio Benício) uma onda.
8) Você não quer ficar por fora no papo das mulheres nos bares ou na firma. Não se fala de outra coisa.
9) Você é de esquerda e acha o José de Abreu o máximo. Boa forma de interagir com ele no twitter.
10) “Avenida Brasil” devolveu à tevê a gostosa à moda antiga, mais cheinha, tipo flor do bairro. Vide Suelen (Isis Valverde).
A novela ainda mantém os empregos de muitos atores, embora a Globo repita bastante o seu elenco. Sou noveleira, sim, mesmo tendo estudado bastante, sendo de classe média e educado muitos filhos,hoje intelectualizados e politizados. Na minha modesta opinião a Novela está para o Brasil, assim como os filmes estão para os Est.Unidos.É a melhor obra de dramaturgia popular que temos, o que não quer dizer que todas sejam boas. Tô de acordo que já tivemos obras primas que estão difíceis de reaparecer.A novela Av.Brasil teve um início retumbante, chocando com as cenas do lixão.Essa história de gostosisse das atrises me aborrece porque qualquer mulher fica boazuda dependendo da postura, manequim, idade e roupa que use.O importante na novela ou filme é ter história, conteúdo,pois se não tiver,haja gostosisse pra segurar o espectador.E esses aí que condenam a novela, por acaso prestigiam o Teatro,para contribuir com a sobrevivência dos atores?Odiar novela parece obrigação como adorar crianças e crer em Deus.Todo mundo é obrigado.Essa novela está cansativa,enchendo linguiça.Parabéns ao núcleo da família do Tufão, os diálogos rápidos, reuniões parecidas com as das famílias reais, E é só. Tô cheia dessas duas Nina e Carminha,não aguento mais.Cadinho e Cia.horrível.Não acredito que alguém assista essa porcaria repetitiva. Prefiro “Cheias de Charme”. Já estão dizendo que esse papel eternizará a Adriana Esteves. Não creio. E a Débora Falabela? Não é gostosa? é uma grande atriz, tem currículo e é protagonista. Agora, chega!
bela refle~xão, Ines, agora sim melhorou nosso debate. beijos
Bota boa reflexão. Sempre achei gostosíssima a atriz DÉBORA FALABELLA, Desde quando apareceu para a TV em O clone, mas seu ápice de gostosura foi em “2 Perdidos numa Noite Suja” pura sensualidade exalando. Abraços
Putzz! sou macho!! odeio novela e não teria amizade com nenhum viado.
os atores brasileiros são fracos e os produtores então,nem se fale!!!tenho uma filha de 10 anos e ela é proibida de ver novela…não deixo mesmo!!! novela só ensina o que não presta!!!sou assinante de tv a cabo pra não ter que suportar globo ,spt…etc….
Bons argumentos os seus, para os machões de plantão da nova geração he he he
O mais interessante, além do patético gosto pessoal pela maldade, e ver que até casal de meia idade que se ama na novela, se separa só para trair!!
Você já viu algum casal feliz em novela? Ou, pelo menos que um dos lados não pule a cerca???
vale apena acompanhar e aguardar o próximo capitulo só para rever a aiuruocana!!!
Agora esse duelo entre o Bem e o Mal Dona Carminha e Nina , teatral , pega , incendeia !! lindo pra uma novela ..To adorando . bj
Foi-se o tempo em que se fazia novela de verdade. Aquela com ótimos enredos e histórias que nos faziam ficar presos à cadeira para saber qual seria a próxima cena. Novelas inesquecíveis como Roque Santeiro,Tieta,Rei do Gado,Renascer,Vale Tudo,Escrava Isaura,Que Rei Sou Eu?,Irmãos Coragem,jamais serão superadas. Esse João Emanoel Carneiro é um dos piores autores da nova geração. Suas novelas são patéticas e ridículas. Novela é um modelo falido que não entretem nem nos faz rir,como se fazia antigamente com produções gostosas como Sassaricando,A Gata Comeu, Cambalacho,Guerra dos Sexos,isso sem falar das trilhas sonoras que são de chorar de tristeza. Só pagode,funk e o lixo universitário sertanejo. Melhor mesmo estudar,ler um bom livro,caminhar na praia,sair com os amigos ou ficar mais tempo com a família. Muito mais interessante do que ver esse lixo televisivo.
Eu não vejo novela, pois não me sinto interessado tanto na historia como nos personagens e acho tudo muito forçado. Lembro das novelas na minha infância que prenderam a atenção como Renascer e Rei do Gado. Concordo em tudo no que você disse, nem a trilha sonora ajuda. É muito fraco, muito mesmo!
Concordo. Acho novela um lixo. Infelizmente o Brasil ama tanto, que só na Globo são 4 novelas por dia! Uma overdose que deverá durar a vida toda.
5 neh, faltou vale a pena ver de novo, que tem mta gente que assiste mesmo sendo repetida.
Essas novalinhas que passam na globo, são de longe os piores programas para se verem na TeVê
ei, agora são 5… tem gabriela!
mas eu acho a novela tão boa quanto as citadas acima (até melhor do que algumas).
Só as músicas que são chatas, mas retratam o povo que tão mostrando.
Concordo com Marcos, as novelas atuais são um lixo!
Depois de anos sem ver novela, só consigo ver Gabriela…
eita, ja eu nao vou cá cara da novela Gabriela. quem manda ser velho e ter visto a monumental Sonia Braga. pena. beijos
Xico, gosto do seu texto, mas adoro os comentários!!!Quanta diversão, rsrsrsr.E quando vc fala mineirês, tipo “poquim”, fico até com vontade de te trazer pra Beagá. Bjos.
Quanta asneira… Pão e circo para os asnos convictos, aqueles que poderiam ajudar a mudar o mundo mas preferm produzir buracos no sofá, com suas grandes bundas! Arte é outra coisa, mas acho que não vale a pena ser dita aqui.
Sr. Chico falando sério: faça um artigo analisando Balzac e outros citados nesse artigo de agora. Seria uma boa contribução a nossa cultura já tão minguada.
Faltou escrever ainda sobre a reformulação da língua portuguesa. Agora é tudo “tu”. Tu vai, tu vem, tu etc…
ótima dica.abs
Deixem os meninos curtirem uma novelinha. Relaxa e tira as preocupações do dia-a-dia. E também é muito bom saber que todo macho jurubeba tem seu lado “feminino” noveleiro. Adoro estes meninos machos. E Xico seria muito legal, termos uma novela com sua assinatura. bjs e abs
Bacanão seu comentário, Mari! Concordei com tudo. 🙂 Abraço
Xico,
a comparação com Kill Bill foi perfeita!
Mas a cena do enterro de Nina me lembrou mesmo “O Exorcista” ,com Carminha no papel de Linda Blair. Rs
A cena do enterro também me lembrou o filme A menina que brincava com fogo, quando a Lisbeth Salander leva tiros e é enterrada viva. Se Nina também usasse roupas punk e piercings, seriam iguaizinhas…
sou fã do exorcista. vc tem razao na lembrança.bjo
Que maravilha ler um artigo assim de um escritor como você. Falar de novela é falar do Brasil, da nossa própria cultura. Obrigado por este belo texto.
Xico…sem dúvida o elemento que mais instiga todos a verem a novela, é sem dúvida a prática exacerbada da maldade, algo que sempre vai fascinar o ser humano, no final, todos gostariam de ter seus momentos de Nina/Rita/ Carminha, ser meio termo, meio do caminho, café com leite é chato, o manual das moças, deve dizer que: moças boazinhas vão para o céu e as mazinhas???…..pergunte a Carminha? ou a Rita?????
ótima análise. somos voyeurs da maldade.beijo
As duas desculpas mais hilárias:
O intelectual que admite ler a Playboy eventualmente “mas só por causa das reportagens” e o jurubeba que admite assistir novela eventualmente “mas só por causa das mulheres gostosas”
yes. ja usei muito as duas. a entrevista da playboy é um clássico.abs
que novela é essa? quem é o amigo meu que assiste isso aí? quero lembrar ele da próxima vez que nos encontrarmos , que minha mulher tem uma manicure que ela diz que é boa…
Alguns são bons, mas nem todos me convencem… talvez pelo óbvio fato de que eu não seja um ‘machão’… Mas acharia legítimo, ainda, estes motivos:
– Fotografia excelente;
– Atenuação daquele ritmo de produção industrial evidente na maioria das novelas;
– Roteiro com níveis bem pensados e articulação aprofundada;
– Diálogos deliciosamente bem construídos;
– Interpretações semducação de tão boas;
Mas enfim… pros machões cabeçudos, talvez eu seja só ‘muiézinha noveleira”… 😉
Acho q voce nao é uma muiezinha noveleira. Conseguiu perceber nas suas considerações que a Globo está tecnicamente imbativel nessa novela, parece revenge da sony, mas com dialogos e atitudes da grande massa brasileira. Agora preciso te revelar uma coisa, como machão cabeçudo, a minha maior duvida é se um hetero, jogador de futebol, vai acabar dobrado pelo Rony(gay do folhetim).. e se é possivel os dois largarem o mulherao Suelen e se atracarem. Aí eu fiquei nervoso! será? meus amigos tao na duvida.. eu to começando achar que não existe homem hetero, existe homem mal cantado!
Esse aí descobriu o Brasil – literalmente – só agora.
A novela só peca no núcleo do Cadinho que é chato pacas!
acho q cansou o mesmo cara sempre no mesmo papel d mulherengo.tem razao.bjo
xico, aonde a suelen é cheinha?
se for assim me considero obesa..
Mas ela é carnuda, tem perna, tem bunda. Não é aquela mesma periguete da carolina Dieckmann em Fina estampa.
O que ele quis dizer com “gostosa a moda antiga” são mulheres que têm carne para pegar, e não um monte de osso como atualmente é ditada os padrões de beleza atual… não cheinha no sentido de gordinha.
Xico, querido, deveria ter escrito no outro post. Mas vai nesse mesmo: To pra ver TANTA baixaria como tem aparecido por aqui. Meter o nome de uma pessoa já falecida que não tem como se defender… é demais. Quer um conselho? Comece a moderar os seus comentários, ou vc vai ter problemas. Tive que vim conferir quando me contaram. INACREDITÁVEL. Quem foi que disse que quantidade não é qualidade? Cuidado, esse ta se tornando o seu retrato. Boa tarde 😉
Nada melhor do que estar a toa no trabalho e rolar de rir com os posts do Xico!! hahaha.
isso é a minha gloria.conseguir tirar um poquim de chatice da vida.beijo
Só o fato de o autor ter tirado Isis Valverde daquela imagem de boa moça em que todos os outros a encaixavam… já vale chegar no boteco mais tarde.
Esqueceu de dizer que agora também dá pra dizer que Xico Sá recomenda. rs
vixe, minha recomendação nao vale nada.alem do mais sou um noveleiro fuleiro,nao consigo ser fiel.troco a novela por qualquer oferta d boteco.beijo
Espero um post com recomendações de boteco então. beijo
ja escrevi centenas. mas sempre vale. aguarde.bjo
adorei Xico!Sou historiadora e vivo cercada de gente que “faz narizinho” pelas novelas, mas tenho várias amigas que assistem e vivemos comentando sobre as referências a literatura! 🙂 Hoje mesmo saiu um artigo de um leitor “descendo a lenha” em quem vê a novela e diz que ela não trás nada de “cultura”…!
é gente elitista q ainda separa “alta” e “baixa” cultura. um erro histórico. beijo
Só pra corrigir: Não “traz” nada de cultura! 😉
Pesquiso sobre o futebol e sua relação com as classes menos favorecidas, de fato foi o motivo que me levou a assistir a novela, mesmo não o percebendo mais, pouco se trata de futebol, não deixo de assistir.
E tem o Cadinho representando, pegando 3 mulheres ao mesmo tempo!
Poxa, Xico, quando li “devolveu à tevê a gostosa à moda antiga, mais cheinha, tipo flor do bairro”, estava certa de que ia falar da Olenka. Essa sim, a verdadeira gostosa de bairro, com suas carnes e curvas, e que na vida real, aposto que leva muito mais mexidas na rua do que a magrela da Suelen.
vc tem razão. Olenka é a gostosa de fato para o meu exemplo.beijo
Ufa! Quase perdi minha fé na humanidade masculina!
acho q nao consegui ser ironico,ne? to ficando ruim nisso. nao tenho conseguido passar ironia nos textos. pena. beijos
é nada vai
Sem contar que tem o Antonio Prata entre os colaboradores. Todo meio intelectual, meio de esquerda tem que ver!
bem lembrado. é um belo 11º motivo a participação do meu amigo Prata.abs
11) TESSÁLIA!!! TESSÁLIA!!! TESSÁLIA!!!
q gostosa,hein?!abs
Bacana, Xico. E será que a história de Nina, que após anos volta irreconhecível e confunde seus inimigos enquanto busca vingança, não tem algo também do Conde de Monte Cristo?
puerra,total Conde de Monte Cristo. abs
Essa é a comparação que faço também! Adoro seus textos, Xico!