O medo do macho diante do toque
14/07/12 09:06Nós vamos à guerra, mas fugimos de um consultório médico como o diabo da cruz. O eterno medo do macho diante de um diagnóstico.
Quando o assunto é o exame de toque, Nossa Senhora do Ó, o tabu é quase imbatível.
Só vamos ao médico à força. Na maioria das vezes arrastados pelo braço, como crianças. Graças às nossas zelosas mulheres.
Repare nos números oficiais de uma pesquisa da Secretaria de Saúde de São Paulo: 60% dos marmanjos só procuram o homem de branco quando a doença já atinge um estágio muito crítico.
O levantamento me fez lembrar a minha primeira vez no exame mais aterrorizante para a macheza latina:
-Senhor Francisco?!
-Sim…
Chegou a hora da verdade. As rotas de fuga estão obstruídas. Não há escapatória. Naquele instante, o primeiro homem de gerações e mais gerações do ramo sertanejo dos Sá Menezes seria submetido ao labiríntico mundo da procto-investigação.
Que fazer?, resigno-me, leninista rendido ao mais dialético dos toques da humanidade.
Ao adentrar o recinto, lembrei logo da infame pilhéria. “O médico introduz o dedo no respeitável cidadão e pergunta: ‘Sentes alguma coisa?’. Ao que o paciente sussurra: “Sinto que te amo.”
Recordei também de um amigo, rapaz de Serra Talhada, terra de Lampião, que era tão macho, mas macho de um jeito que usava dois sabonetes no seu banho: um Phebo para a parte dianteira e um Lux de Luxo exclusivo da traseira. “Esse contato é perigosíssimo, não se deve misturar as vocações”, dizia, no banheiro coletivo da Casa do Estudante.
Era chegada a hora. Ao sacrifício, pois. Segura na mão de Deus e vai! O simpático doutor tenta disfarçar suas feições mal-assombradas à Anthony Hopkins. Foco nas mãos do monstro. Dedos médios, mas habilidosos como um manipulador de teatro de bonecos.
“Que macho sou eu, ora bolas!”, penso, para me encorajar. O médico ordena que eu deite. Um amigo da firma me contou que a primeira vez dele havia sido na clássica posição “de ladinho”. A minha foi, napoleonicamente falando, de bruços mesmo, quase de quatro, diria.
No meu retrovisor imaginário, vejo o dublê de Hopkins colocar uma espécie de camisinha de dedo. Depois, a vaselina, o lubrificante, sei lá. E não foi com o mindinho, muito menos com o seu vizinho, coube o serviço ao matreiro fura-bolo, como no folguedo infantil.
Mas tudo dentro do maior respeito, uma escaneada tecnicamente irreparável. Como diria o bardo lusitano, apenas uma rápida bulida no meu “eu profundo e outros eus”.
Próstata em ordem, tamanho clássico de uma noz, segundo a autoridade médica, voltei para casa engajado na brigada preventiva contra esse tipo de câncer, uma das maiores causas de mortes de cavalheiros por estas plagas.
Seja homem, cabra, treine em casa, com a namorada. No mais, é seguir o conselho do filósofo Emerson, que em velho anúncio do uísque Johnnie Walker recomendava: “Faça tudo aquilo que você mais teme”.
Sinceramente, o que custa um dedinho de prosa com o seu urologista. Cuide-se, homem!
Esse cabra macho com 2 sabonetes nao usa a massa cinzenta.
Pois nao precisa passar o sabonete nas partes.
pode passar bem o sabonete na mao e depois passar a mão ensaboada nas nadegas.
Mas se ele fosse macho mesmo, nao usaria a mao, ele iria lavar a bunda plantando bananeira embaixo do chuveiro.
Cuidar-se é prova de amor, tanto próprio, como aos que amamos!!! Parabéns pela sua verve em dividir, galhardamente, esse momento profético!!! kkkkkkkkkkk
Beijos milll
Por esses temores masculinos, que a mãe de um amigo ja enviuvou 3 vezes, dando o desconto que o primeiro marido tinha 31 anos a mais que ela…e pelo andar da carruagem, acho que ela enviuva do 4 marido…
Muito bom, Xico. Viajei enquanto lia. A questão sáude que, eu diria, também é uma questão de “invulnerabilidade” do homem, pois homem não fica doente. Isso é coisa de mulher. Depois, homem não tem tempo para ír ao médico, cuidar da saúde… ele tem que “manter” a casa, a família…. cuidar da saúde é coisa da mulher. Imagino como deve ser para um macho ocidental, nordestino ter que se colocar numa posição de “passivo”… Macho que é macho penetra, come. Agora “Faça tudo aquilo que você mais teme”… fechou com chave de ouro. Adorei! Ah, te vi ontem na TV! Bjs.
Belo texto sobre um assunto da vida, como você sempre faz muito bem, Xico. Mas vale a pena lembrar que o rastreamento (ou seja, a procura pela doença antes de qualquer manifestação clinica) do câncer de próstata NÃO É RECOMENDADO pelas evidencias cientificas mais recentes. Há pouco tempo até os estadunidenses, que adoram intervenções médicas se posicionaram contrários à dedada e PSA em pessoas sem queixas. O nosso INCA (Instituto Nacional do Câncer) também não recomenda. Só quem insiste com essa besteira são as sociedades de urologistas: ou pelo dinheiro, ou pelo prazer de dar a dedada…
Pior do que isso é ser operado para retirar hemorróidas e ouvir do médico engraçadinho:
“esse mês só ativo, hein”
Qual é rapaziada?
Caboclo que encara peixeira de 40cm tremendo diante de um dedinho que não fura nem corta? Fala sério!
Depois da primeira você descobre que era uma baita bobagem esse medo do exame!
E pra quem nunca foi se animar, um vídeo demonstrativo de como NÃO É o exame…ria, relaxe, faça piada (ele nem pra me ligar depois…) e vá para os braços da amada tranquilo que vais satisfazê-la por muito tempo!
http://www.youtube.com/watch?v=QL-E45pEntc
O Problema é descobrir que o cançar subiu toda sua coluna e chegou no pulmão ai vai se arrepender de não ter feito o exame.
Olha… pra falar isso com tanta graça só mesmo o Xico. Oh povo besta…
O Xico pode falar / escrever sobre tudo.
Ele sabe disso.
Nós leitores também sabemos disso e agradecemos.
Ah! Xico, me faz um favor… eu guardava um texto em que vc fala de Crato – cidade e perfume – tem alguns anos. Não acho mais.
Vc pode me dizer onde encontro? Vc publicou numa Revista da Folha. Abrazo!!
O dotô me disse que se o câncer de próstata for descoberto no início, opera-se e nunca mais você ouve falar no assunto, mas se for descoberto em estágio avançado, vai te matar, inapelavelmente. Disse mais: que só se detecta o maligno em estágio inicial através do exame de toque. A partir daí perdi o receio/preconceito/medo e me submeto ao ritual uma vez por ano. Exame de próstata: quem é macho, faz. Agora, “treine em casa com a namorada” tem cheiro de quem curtiu…
Ciência à parte, a ocasião EXIGE que se conte o caso daquele gaúcho que foi fazer o exame e quando o doutor enfiou o dedo o gaúcho pediu para enfiar mais um, ao que o doutor perguntou: “por que?” e o gaúcho respondeu, todo dengoso: “é que quero ouvir uma segunda opinião…”
É muita inocência acreditar que não pode haver outro diagnóstico menos invasivo. Essa é a vingança do sujeito que trabalha pegando no pênis dos outros.
Difícil é se o urologista, na hora “H”, te olha nos olhos e diz: “Está ótimo!”…
Um amigo meu avisa que só vai ao dito exame com um revólver, diz ele que suplica: “Doutor, tá aqui a arma, se eu esboçar um sorriso por favor me mate?”.
Dr K. Y.
Passa KY que passa
Rapaz,Djalma,nem esse direito sagrado temos lá na hora h.abrazo
…kkkk..! vc notou se ele estava com as duas maos no seu ombro…no ato…? …KKKkkk…!
O medo era esse,Ruy. Deixei nao. mandei-lhe o coice.abrazo
Se o Xico Sá foi ao, DR. Jacinto Pinto Aquino Rego acertou na mosca Ruy, kkkkkkk
chico vc é foda,rachei o bico de rir,vc escreveu poesia como sempre,misturado com terror e um bom humor que lhe é característico,rapaz do céu eu tô com 41 e há muito tempo que penso nisso e rapaz do céu,nem sei como vai ser quando tiver que fazer…sinistro cara…
Eduardo,meu caro, momento dramático. Mas necessário. abraço e gracias pela generosidade da leitura
Existe um pacto entre o Urologista e seu paciente: ele não conta que te enfiou o dedo e você não conta que ele pegou no seu pau.
Definição de Urologista:
É o cara que olha para o seu pinto com desprezo, pega com nojo e cobra como se tivesse chupado.
melhor profissao do mundo.abs
O melhor é prevenir. Procure no google: LIVRO CIBERCÉLULAS. Este livro irá te surpreender!
Texto excelente… com muito bom humor e ao mesmo tempo, sério. Minha pergunta que não quer calar: por que tanto medo de uma simples dedada???? será que é o medo de gostar???
A parte, treine com sua namorada, adorei.
Isso mesmo homarada, vamos fazer o toque. Só uma dedada pra dormir tranquilo que nao tem nada. Vai se gosta?O Xico ja veio aqui cinco vezes essa semana. rsrs
Grande texto Xico. Sou seu fã
O perigo é gostar. Nao foi o meu caso. Mas tem a volta,ne? daqui por diante é correr o risco.abrazo
Gleidi,acho q vc matou a charada:é o medo de curtir.beijo
Outra piada manjada: o cara que vai no urologista e depois vai atrás de uma “segunda opinião”.
Xico, apreciei (enquanto muito macho) seu preciso comentário sobre assunto tão palpitante (no bom sentido) para nós, machos de plantão. Ou, os poucos que restam. Mas veja, segundo os cálculos do leitor acima, 55 apalpações pode ser considerado uma verdadeira orgia sexual, pois a maioria dos machos não consegue dar nem 3. Cuide-se, velho! E não volte todo dia no mesmo médico, pois isto configura uma verdadeira viadagem.
È ISSO AÍ VELHO, O MAIS TERRIVEL NESSA HISTÓRIA É SER O PASSIVO. FAZER SEXO COM SEU MEDICO DE CONFIANÇA, TER QUE PAGAR, E DEPOIS ELE OLHA PRA VOCE, SORRI E DIZ, TÁ TUDO BEM, VOLTE NO ANO QUE VEM. DEPOIS, VOCE REENCONTRA A SUA MULHER NA SALE DE ESPERA E ELA, SABENDO QUE VOCE LEVOU UMA DEDADA, AINDA PERGUNTA. E AÍ AMOR, TÁ TUDO BEM ? EIS O MOMENTO DA MAIOR DÚVIDA, O QUE RESPONDER PARA SUA MULHER COMPANHEIRA. SE VOCE DISSER QUE ESTÁ TUDO BEM, O QUE ELA VAI PENSAR DE VOCE? VAI PENSAR QUE VOCE GOSTOU E POR ISSO VOLTARÁ AO MESMO CONSULTÓRIO, COM O MESMO MÉDICO NO ANO SEGUINTE.
É O INICIO DE UMA RELAÇÃO, VEJA SÓ. SE O HOMEM DEVE LEVAR UMA DEDADA POR ANO À PARTIR DOS 30 ANOS, E SE A PERPECTIVA DE VIDA ATUAL DELE É DE 85 ANOS, JÁ DÁ PRA CONTABILIZAR QUE ELE VAI LEVAR UMAS 55 DEDADAS. ASSIM É IMPOSSIVEL NÃO DESENVOLVER UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA, SEGURANÇA, TRANQUILIDADE, ESTABILIDADE, SENTIMENTO,RELAXAMENTO……..PRONTO,NÃO HÁ DÚVIDA, ISSO É QUASE AMOR. E SE O HOMEM NECESSITA IR ALÉM, OU SEJA, DE MAIS DE 55 DEDADAS PARA DESENVOLVER UM SENTIMENTO, POSSO DIZER ENTÃO. ESSE É MACHOCHO MERMO!!!!!RESISTIR Á MAIS DE 55 DEDADAS E NÃO SENTIR AMOR PELO SEU MEDICO PREFERIDO, ESSE É QUASE UM LAMPIÃO, ARRRRRE MACHOOO!!!!!!!!!
È ISSO AÍ VELHO, O MAIS TERRIVEL NESSA HISTÓRIA É SER O PASSIVO. FAZER SEXO COM SEU MEDICO DE CONFIANÇA, TER QUE PAGAR, E DEPOIS ELE OLHA PRA VOCE, SORRI E DIZ, TÁ TUDO BEM, VOLTE NO ANO QUE VEM. DEPOS, VOCE REENCONTRA A SUA MULHER NA SALE DE ESPERA E SABENDO QUE VOCE LEVOU UMA DEDADA, AINDA PERGUNTA. E AÍ, TÁ TUDO BEM ? EIS O MOMENTO DA MAIOR DÚVIDA, O QUE RESPONDER PARA SUA MULHER. SE VOCE DISSER QUE ESTÁ TUDO BEM, O QUE ELA VAI PENSAR DE VOCE? VAI PENSAR QUE VOCE GOSTOU E POR ISSO VOLTARÁ AO MESMO CONSULTÓRIO, COM O MESMO MÉDICO NO ANO SEGUINTE.
É O INICIO DE UMA RELAÇÃO, VEJA SÓ. SE O HOMEM DEVE LEVAR UMA DEDADA POR ANO À PARTIR DOS 30 ANOS, E SE A PERPECTIVA DE VIDA ATUAL DELE É DE 85 ANOS, JÁ DÁ PRA CONTABILIZAR QUE ELE VAI LEVAR UMAS 55 DEDADAS. ASSIM É IMPOSSIVEL NÃO DESENVOLVER UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA, SEGURANÇA, TRANQUILIDADE, ESTABILIDADE, SENTIMENTO,RELAXAMENTO……..PRONTO,NÃO HÁ DÚVIDA, ISSO É QUASE AMOR. E SE O HOMEM NECESSITA IR ALÉM, OU SEJA, DE MAIS DE 55 DEDADAS PARA DESENVOLVER UM SENTIMENTO, POSSO DIZER ENTÃO. ESSE É MACHOCHO MERMO!!!!!RESISTIR Á MAIS DE 55 DEDADAS E NÃO SENTIR AMOR PELO SEU MEDICO PREFERIDO, ESSE É QUASE UM LAMPIÃO, ARRRRRE MACHOOO!!!!!!!!!
Voltei pq acho que isso é lance pra atenção, fato.
Então…achei essa msg pra vcs Homens, capixabas ou não,HOMENS..rs
”existem coisas que não tem como arregar rs ” Bravos homens brasileiros! Longe vá… temor servil:” Bjo! (verdade) hehe
hahahahaha Alea jacta est!!!! Precisando Xiquitinho querido seguro tua mão..rsrsrs Bjo!
Atenção rapazes!!! – fica a dica desse capixaba jurubebento! rsrsrsr
muito bom ,tomei uma dedada dessa aos 12 anos pra ver o tal apêndice…..e meu medico era um misto de victor belfort e huk doeuuuuuuuuu.
mas foi rápido
Poucos jornalistas escrevem sobre o assunto. Gostei de ler, Xico! E é bom que os homens saibam, que nós, mulheres, não estamos nem um pouquinho interessadas em correr o risco de perdê-los, assim, quase de “graça” para a santa-ignorância.
Xico, impossível não lembra da música “doutor dos anéis” de Zé Mulato e Cassiano:
http://www.youtube.com/watch?v=stAQ2QCzoUg
“Aqui jaz fulano de tal. Muito macho.”
Muito Bom!
cuide-se! queremos vc por muito tempo…já basta seu amigo (meu conterrâneo) ter nos deixado tão cedo! kisses,love.