Maria Teclado e o sexo na Flip
05/07/12 14:39Ao contrário dos festivais de música, teatro e cinema, as farras literárias, como a Flip, costumam ser mais conservadoras em matéria -sejamos diretos, sem metáforas -de sexo.
A literatura ainda guarda uma certa solenidade. Basta ver a quantidade de fotos de escritores com mão no queixo.
Mas nada que uma Maria Teclado não possa mudar o cenário careta. Um país se faz com livros e Marias Teclados. Elas salvam a Flip.
Assim como a Maria Chuteira se derrama de amores pelos jogadores e a Maria Gasolina aprecia os felizes portadores de carrões, a Maria Teclado vem a ser uma íntegra e romântica gazela que ama os escritores e os seus volumes, suas obras completas, capa mole ou capa dura.
Num país que pouco se lê, tem coisa mais bonita?
A MT é uma criatura generosa e pratica, nas baladas literárias, Flips, bienais etc, o sagrado e bíblico direito da conjunção carnal, abandonando o mítico posto de musa.
Para um escritor ainda não muito flipável ou conhecido, a maldição literária é a melhor isca para levar uma Maria Teclado à alcova. Vale por uma estante de prêmios jabutis.
Os marginais sabem, como no mantra do Eduardo Cac, um dos nossos representantes da geração 70, que “para curar um amor platônico somente uma trepada homérica.”
Não carece, porém, repito, preocupação alguma com vosso gênero ou estilo. Pasme, até os cronistas, velhos praticantes deste gênero que é o caldo-de-cana com pastel de feira da literatura, têm direito a amantes talhadas para o tecladismo.
A Maria Teclado possui um caráter inoxidável. É raro uma MT que ama um ficcionista cair de amores, mesmo com a crueldade outonal do calendário, por um milionário mago da autoajuda.
Somente sob efeito de tonéis de Maria Izabel, a cachaça oficial da Flip, uma MT pode embaralhar os gêneros, os estilos e as vocações, fazendo da taberna literária um saloon do velho Oeste. Os civilizados ficcionitas também vão às vias de fato.
O normal, porém, é a fidelidade, ao contrário do que ocorre com as Marias Chuteiras e Gasolinas. Estas carecem de status e não curtem ostracismo.
Ter uma MT é um luxo sob qualquer ângulo. Para começar, ela é antes de tudo uma leitora. Voraz ou não, estuda o seu alvo, nunca larga um livro antes da vigésima página -se bem que existem MTs que sabem dar o truque tanto quanto os resenhistas de plantão dos nossos jornais. Haja leitura dinâmica.
No geral, ressalte-se, a Maria Teclado é uma mulher séria, honesta, lida mesmo, capaz de dizer no ouvido do mancebo parágrafos inteiros dos seus livros obscuros. Inclusive daquela primeira publicação que o autor renega e abomina. Nestas ocasiões é broxada na certa, deixa quieto, não era esta a intenção da mademoiselle.
Como não se trata de uma interesseira, está mais para uma admiradora, uma MT pode dar em uma ótima e legítima esposa. Isso não significa que sejam umas Amélias. É atividade que abraça por vocação, zelo e gosto.
Não há limites para as qualidades de MT. Muitas vezes também escrevem, na moita, revelando aos poucos os seus papiros. Muitas superam os seus maridos, como a Simone de Beauvoir, que começou como MT e fez-se uma escritora mais palatável do que o bofe existencialista.
Sim, os Zés Teclados também já se encontram em Paraty. Bom proveito a todos.
As MTs são o maximo!
Xico, seu safado! Só escreve essas coisas pra mulherada se derreter! E quer saber? Funciona! Bjs
Maria Teclado deve saber mais de literatura do que muita gente dita intelectual.
Xico, eu como uma MT, prefiro escritores (como você) e os seus volumes com suas obras completas, mas com a capa dura!!! hehehehehehehe
procure no google: LIVRO CIBERCÉLULAS. Este livro irá te surpreender!
Xico, gostei do texto.
Xico, mestre, me encontrei aqui no seu texto, e me declaro eterna MT a um certo escritor (não é você) do meu finado, amado e idolatrado (Salve, Salve) Blônicas. Pena que nunca conheci o caminho das tais “vias de fato”. Beijos!
Eis aqui uma Maria Teclado, ao seu dispor!
Te adoro Xico…bj!
Eis aqui uma Maria Teclado, ao seu dispor! rsrsrs…te adoro Xico! bj…
Inteligência é afrodisíaco…
E as MT tem uma paixão especial por esse estimulante!!!!!!
Incrível… Acabo de fazer uma grande descoberta, sou uma MT convicta.
Prefiro a MT, do que os tipos fúteis e desinteressantes que temos por aí…
Xico, o blog está novamente com problemas de publicacao dos comentarios. Depois de tentar inumeras vezes somente agora consegui enviar essa sms.
Xico, sou uma Maria Teclado viúva. Os meus grandes amores morreram, incluindo o homenageado da FLIP deste ano. E, parafraseando um dos meus outros amores falecidos (Nelson Rodrigues), pior que a morte pessoal e física, é a morte de um amor em vida (aproveitei para lastimar…rsrs). beijos para você, Xico!
xico a flip pra “nós” MT é o paraiso…rs….
adoro aprecia-los e ama-los….
tb sou sua MT xico…
De: MT
Para: ZT
Tuas linhas, meu texto!
Beijos
pqp, tava falando ontem q meu futuro era casar com um escritor falido! que muundo pequeno esse das MT! HAHHAAHHA
ce hj ta mais pra garapa que pra leão do norte
garapa tb é sustança,amiga
Marias: chuteira, gasolina, caneta, teclado… Quantas definições! Será que ainda vivemos em um mundo machista? Não vejo uma grande preocupação em dar alguma alcunha ao sexo oposto…
como zé teclado confesso: vivemos.mas nao escrevi tese sobre nada, queria apenas rir das ilusoes perdidas.beijos
Que bom, primo. Bj.
Depois que eu vi uma mulher sair correndo e se atirar nos seus braços, no meio da rua em SP, acredito em maria-teclado sim.
Maria-teclado descontrol.
Devia ser uma parente ou grande amiga qualquer,Dee.isso nao acontece comigo.beijoss
kkkkkkk só rindo
Xico, que sensibilidade! Você conseguiu revelar o lado sexify da Flip…
Atenciosamente,
MT
…me identifiquei… rs! bj
as marias teclados estarão todas por lá, inclusive eu. E vc, Xico, vai esse ano de novo pra Flip? (como boa MT que sou, não posso deixar de perguntar…).
Beijos
Então são diferentes, A Maria Caneta e a Maria Teclado? Ver Luis Antonio Giron em Epoca.
Saudades dos meus tempos de MT, em que eu perseguia você e o Marçal Aquino… 😉
Hum.. e se a MT, entre tantas coisas que já leu, aprendeu tb o pompoarismo?
!!!
Love you 🙂 Descobri minha vocação rs… Maria Teclado. Bjssssssss
Oba, lindeza! beijos
Humm pergunta que não quer calar Xico vc deve ter muitas ein?! rsrsrs
Eu não sou uma MT,mas bem que combina com meu perfil rsrsrs
Beijio Xico.
tenho não,Ana Caroline,to me referindo aos escritores importantes etc.Soy um pobre cronista.beijos
é nóis!
Linda!tb soy Zé Teclado.beijo
Sacanagem tu me revelar, Xico.
Nina,eu tb sou Zé Teclado. ja fui muito e continuo sendo.beijo
Pra minha alegria, nego. 🙂
Nossa, me vi numa MT!!! rsrs
isso é lindo.ja fui muito Zé Teclado.beijo