Corinthians: razões pra torcer, razões pra secar
04/07/12 18:22Vai entrar para o livro dos recordes: a periferia de São Paulo, especialmente a zona leste, onde está concentrado agora este cronista, completa hoje uma semana ininterrupta de churrasco e foguetório na laje.
É a vigília corintiana pelo sonho de uma noite de inverno. Pelo título inédito –dos grandes de SP é o único cabaço na Libertadores das Américas.
A cidade está partida. Metade torce, metade seca.
Entre os secadores, o mais ilustre de todos, o mascote da zica, o rei dos agourentos: meu estimado corvo Edgar. O bicho quase entrega os pontos desde a vitória del Timón contra o Santos –em tese o adversário mais difícil.
Hoje o corvo sentiu que havia uma força estranha no ar. Voltou para o jogo e até tirou uma onda com os seus primos gaviões. No futebol, vale o sarro, é a graça.
Amigo torcedor, amigo secador, deixo abaixo cinco razões para a torcida e cinco para a turma do contra. Ajudem a ampliar essas razões aí nos comentários. Bom jogo a todos.
Razões para torcer:
1)A decisão é contra os argentinos. Ponto. Embora o Corinthians, ao contrário do que prega o péssimo mantra global, não seja o Brasil na Libertadores.
2)Quando o Corinthians ganha a cidade de SP dá uma melhorada: o café vem mais quente e a cerveja mais gelada.
3)Maradona, “El Diós”, não pode rir mais uma vez da nossa cara.
4)O time é o mais arrojado mesmo, a cara da Libertadores, e tem dois grandes personagens: no gol o Obelix do Parque São Jorge, Cássio; no banco o menino Romarinho, novo herói da Fiel.
5)Por uma questão de classe. Seja ou não ópio do povo, como pensava burramente a esquerda, o proletariado –hoje sem condições de frequentar o Pacaembu- precisa desse triunfo para lavar a alma.
Para secar:
1)O êxito dos corintianos acabaria com a maior piada-pronta do futebol brasileiro: chupa!, só vocês não têm a taça das Américas.
2)O Corinthians não é Brasil na Libertadores. Cala a boca, Rede Globo.
3)Ter que aguentar as mesas redondas da tevê e a imprensa no geral, que sempre puxaram o saco do Corinthians em busca de grana e Ibope.
4)É o time do Lula, que conseguiu o Itaquerão para o clube e para a Copa. Na teoria conspiratória do boteco, favoreceria o PT nas eleições.
5)Não vou dormir hoje com o foguetório e a festa em São Paulo.
Como dizia o velho Tim Maia, me dê motivo, deixe ai, nos comentários, mais razões para torcer ou para secar. A casa é vossa.
Olá Xico,
Independente do mérito, gosto muito de um texto bem escrito.
Lembrou-me as crônicas de Luiz Fernando Veríssimo, bem costurada e engraçada!
Parabéns!
Ô, Marcio,assim nao durmo mais.com ou sem fogos. LFV é mestre da crônica.abs
Matemática social.
Em parênteses uma tentativa de enumerar o tamanho grau de felicidade/chateação.
Toda população de São Paulo estara torcendo a favor ou contra. 50/50
a. Ganhando os corinthianos ficaram mais felizes por muito tempo(+10), se perderem ficam tristes por muito tempo (-6).
b. Já para os antis, se o corinthians perder eles vão ficar felizes no máximo até o final do feriado (+6). Se Corinthians ganhar, ficaram chateados até descobrirem alguma outra coisa mais legal pra fazer do que ficar zoando corinthiano (-4).
Então ou grau de satisfação geral da população
pode ser de +6 (+10-4) se o Corinthians ganhar ou zero (-6+6) se o Corinthians perder.
“Torcer pela alegria geral da população”
Professor Marcelo, q maravilha d contribuição matemática, rapaz! abraço
Marcelo, discordo da sua matemática: “para os antis, se o corinthians perder eles vão ficar felizes no máximo até o final do feriado”.
Os verdadeiros antis, ficarão felizes até poderem torcer contra o Corinthians na Libertadores de novo!!!
Olá Xico! Olha o verdadeiro drama familar: sou Palmeiras e odeio o Corinthians desde 77, pq ganharam roubado, a Ponte merecia vencer… meu marido é Corinthians desde 77, ocasião que o deixou encantado!
Infelizmente para o meu marido, sou anti-corintiana muito antes de conhecê-lo.
Então, a maior razão para torcer contra é pq quando os corintianos ganham, ficam insuportáveis!!!
Até porque, eles sempre torcem contra nós, imagine se não torcerão amanhã.
Então, é Boooooocaaaaaaa!!!!!
belo drama no lar-doce-lar! torço pela paz!beijo
Quero ver nosso querido Dotô sorrindo lah entre as nuvens na companhia do meu São Jorge Guerreiro!…rs
VAI CURINTHIAA!!
será um inferno para dormir, porque estou quase que na esquina do FUAD e da Lilian aqui em Santa Cecilia, sou são paulina, mas quer saber: hoje estou torcendo para que eles sejam campeões, bora lá…na torcida!
parabens pela cronica. Tão boa que produz tantos comentarios divertidos. em tempo, torço porque ganhando ou perdendo, o TIMÃO é alegria!!!
Tinha a tendencia a torcer para o Corinthians, mas a razão Para secar nº 4) é melhor que qualquer outra e vale por 5.
Parabéns Xico, acabe de me fazer mudar de ideia radicalmente e sem volta!
Torço hoje pelo Corinthias, apesar de ser Flamengo (lá no Crato-Ceará só tem duas torcidas fortes: Flamengo e a porra do Vasco), porque o time tem demonstrado um jogo raçudo e decidido. Mas se amarelar em casa diante dos argentinos, foda-se. O que gosto mesmo é de um bom futebol.
se o boca é os argentinos
o timão é o brasil ora !
é isso aí brasilthianos x bocarrrrentinos
Torço pelo Corínthias hoje, apesar de ser Flamengo (lá no Crato tem duas torcidas fortes Flamengo e Vasco), porque tem demonstrado um futebol raçudo e decidido. Mas se começar a tremer dentro de casa para os argentinos, foda-se. O que gosto mesmo é de um bom futebol.
Me sinto solitário. Sou um ser que não gosta de futebol, não tem time. Assistir um jogo sempre foi um tédio, impossível.
Há algumas semanas, meu sintoma vem aflorando: sou uma pessoa sem identidade, sem nome, sem bandeira, sem alma.
Pois não se fala em outra coisa: é futebol, futebol, futebol. Libertadores, Libertadores, Libertadores. Vejo as multidões acompanharem, aos risos e choros o esporte mais popular do planeta e assim me percebi órfão. O que fazer? Vou assistir ao jogo hoje, mas não sei quem quero que ganhe.
Apesar de meu ateísmo ludopédico, sempre nutri certa simpatia pelo Corinthians, especialmente desde que o time foi rebaixado pra segundona (sou meio corvo Edgar e gosto de torcer para o azarão). Também admiro esse folclore de time dos ploretários, do povo, de quem consegue as coisas apenas com muita persistência e sofrimento.
No entanto, desde que voltaram para onde nunca deviam ter saído, os corintianos passaram a ficar primeiro confiantes em demasia, depois presunçosos, até chegar ao ponto em que estão hoje: insuportáveis. Até eu, assumidamente desinteressado no assunto, passei a ser importunado. Acho que os alvinegros já ficaram piores do que os são-paulinos, naquela época em que ganhavam tudo (anos 2000 e pouco).
E agora começaram com esse papo de “anti” e “contra tudo e contra todos”. Consequências dessa cultura do “politicamente correto” que temos desenvolvido e da maciça “apologia” corintiana feita pelos canais de televisão. Esse tamanho puxa-saquismo com o Corinthians está deixando todos com o saco na lua. Quem não é Corinthians, nasceu errado. E o corintiano se vê no direito de reclamar dos que torcem pro jacaré e colocar a etiqueta de “anti”. Ora, desde sempre, todos sempre torceram contra os rivais. Secar o rival é uma arte da qual os corintianos também dominam com primazia, chegando ao cúmulo de montar camisas meia-boca meia-corinthians. Meio que sem saber sabendo, Globo, Band e demais emissoras enaltecem o fanatismo pelo futebol.
E agora me vejo dividido, nesse bem-me-quer, mal-me-quer de pétalas pretas e brancas. A partir do arquétipo do operário da ZL, penso em todos os solitários e sofredores deste país, que talvez tenham o Corinthians como única provável alegria. Penso na torcida que passou pela maior provação de todas, que foram os 23 anos na seca. Depois de tanto apanhar, não chegou a hora de Jorge derrubar o dragão?
Tento pensar que, se te os corintianos insuportáveis, talvez seja fase, talvez eles sejam 1 a cada 10. Penso no Pacaembu como um imenso baile de debutantes, em que os vestidinhos são todos preto e branco. Mas meu lado abutre sorri ao imaginar um Pacaembuzaço, com milhares de almas em calvário, aos prantos. Penso no dia de amanhã, livre dos sorrisinhos maliciosos e das piadinhas dos que acham que vão perder o cabaço hoje.
Isso tudo sem entrar no mérito político, Lula, Andrés, Itaquerão, 1 bilhão! Que isso também é papo pra outra hora.
E agora? Não conseguirei ver o jogo na imparcialidade. Vou ter que torcer para alguém.
calmaaaaa ! respiraa fundo ! vc esta muuuuuito ansioso
Poxa vida! Parece que estou mais ansioso que os corintianos daqui, que estão já há umas duas horas buzinando, soltando fogos e gritando “Vai Corinthians!” Eles parecem felizes.
Mas te digo uma coisa: a pessoa que comentou da lua aqui embaixo está certa. Fui checar e constatei: só uma tragédia tira o caneco do Corinthians.
Grande reflexao,mestre Jonas.tenho outro amigo assim, que me fez queixa igual ontem. vou me inspirou a escrever sobre o tema.abrazoo
Xico, obrigado por me responder. Sim, foi uma grande reflexão. Grande demais, enorme. Me desculpe por abusar do seu espaço. É que aqui me senti adequado para escrever sobre isso que me importuna. Você sabe que eu sou teu fã, né? Escreva sobre isso, te peço! Abraços.
Torço a favor porque meu coração é corinthiano. Não gosto da globo, ela explora muito nossa imagem , ela foi a criadora dos malucos por um time, porque apaixonados sempre fomos. Torço para gritar um desabafo imenso. Torço para ver o povo feliz. Torço porque hoje a lua tá linda e São Jorge está mais perto. Comoção verdadeira vai existir de qualquer jeito, então que seja de alegria. Torço porque amo!
Caro Xico Sá,
É muito interessante quando mesmo que forçadamente vc reconhece a grandeza desse TIME GRANDE, o respeito pela instituição está implicito nas suas palavras.
Grande Abraço
Keep calm and Vaaaai Corinthiaaans
O motivo pra secar é simples: quando você tá fora da final, vc seca o adversário. Ponto. Todas as vezes que os adversários foram pra final continental, os corintianos secaram, não querem que façam o mesmo? Esse é o motivo de jogos de clubes serem mais apaixonantes do que de seleções. Quando o Brasil ganha, você conhece algum sueco pra tirar sarro?
Acho um saco quando vc escreve sobre futebol. Futebol é um saco!
fico com as razões pra torcer e acrescento uma SOU CORINTHIANS DESDE DE SEMPRE
Abraços
Hoje somos um só povo, uma só voz, uma só Boca, Boca, Boca……
eis uma razão originalíssima,contra a razão pessoal nao tem argumento.abs
Somente um colunista imbecil poderia provocar a ira numa cronica estupida e de mal carater
somento um leitor q não sabe ler faria esse comentario.bom jogo,amigo,mas voce precisar aprender a ler de novo.abraço
tomô, babaca iletrado?
Deve ser Corinthiano. Hoje voces estao como crianca na fila a vacina…..
Jorge,vc disse tudo.nao importa mais resultado.nunca vi essa metropole assim. é muito mais q copa do mundo. na zona leste faz uma semana q ta assim.abraço
Se o Boca vencer, tira o título de maior ganhador de títulos do jundo do Milan. Meu marido é italiano e interista e gostaria de vê-lo feliz, mas …
Não dá pra torcer pra argentino e o Corinthians me é muito simpático.
Vai, Timão!
nossa,q drama caseiro sensacional. beijo
Eu seco,seco até o fim!Sou Palmeirense de avós, pais! E hoje a partir das 21:00 hrs,me torno naturalizada “Argentina”. rsrsrsr.
Não somos anti Cúrintias, somos anti arrogância, anti o seu jeito de se impor como se fosse o campeão dos campeões, o que não são! Somos anti sua soberba! Somos anti sua torcida descarada para a Argentina contra o Brasil só porque seus joga…dores não são convocados, e quando algum é, só ele presta.Somos anti ganhar no grito, no apito, na mala preta, menos no futebol. Somos anti uma torcida que se acha mais importante que seu time, anti os espancamentos de torcedores comuns ao redor dos estádios por covardes em grande número. Anti a avacalhação do carnaval paulistano que abriu as pernas para torcidas que destruiram o espírito de festa do povo, de união e alegria. Somos anti os que desdenhavam a Libertadores por não ser um campeonato lucrativo e agora fazem dela sua vida. Somos anti a falta de reconhecimento com os times que fizeram o nome do Brasil no exterior como Flamengo, Santos, Gremio, Inter e tantos outros que tão bem representaram o Brasil em competições internacionais. Bom, não somos antis, só não somos Cúrintias.
Valeu,Alexandre, boa reflexao.volte sempre ao blog.abraço
“Boa reflexão”, Xico?!! O comentário tem uma argumentação totalmente falsa. Que decepção…
Oi Aline, minha argumentação foi honesta, tradução de um sentimento que só enxerga quem não é Cúrintias. Infelizmente você tem catarata pra isso. Mas você tem o direito de achar falso, tudo bem.
é… a reflexão não foi boa. FOI ÓTIMA, dona Aline. ÓTIMA!!!!!
Decepção por que? Porque ele é “anti”, né?
Foi de coração,rsrrsrssr
Excelente seu texto, Alexandre, parabéns!
Cara seu ódio pelo Corinthians impressiona. Mas só pra constar, nossa torcida é sim muito importante para o time!
Caro Jean, não é ódio, é reconhecimento. O time que você escolheu para torcer incomoda, vezes no futebol de modo sadio, vezes pela torcida, que apoixonada como todas, acaba por desprezar seus adversários. Reconheço que o Corinthians é um grande time, menor do pensa, mas grande.
Todos os torcedores desprezam os rivais, mas pela quantidade acaba parecendo pra você que é só da nossa parte, acho que a sua infância foi marcada com zombadores corinthianos.
acho bacana a gozação,é o grande espirito do jogo,´q o q mantem viva a passionalidade. ruim é so qdo descamba,jean.abraço
A argumentação do Alexandre foi válida, de acordo com o ponto de vista dele. Cabe a nós concordarmos ou discordarmos.
Alexandre, meu caro, discordo por dois motivos: 1) sou corintiano e 2) você generalizou demais. Sou um corintiano descontente com o futebol media, futebol espetáculo, enfim, com a midiatização d um esporte popular. O povo (pobre e corintiano – não que os torcedores de outros times sejam burgueses) não está no estádio acompanhando o Corinthians. O torcedor mesmo é o mano que compra camisa pirata, torce mesmo estando na segunda ou na terceira, com campeonato no apito ou não. Cara, não vejo um time sem torcida. Time sem torcida é a miséria financeira que vem se tornando o futebol com os clube empresas da vida. Quem torce para o Red Bul? Olé Brasil? Pão de açúcar? Grêmio Barueri? Guará-Americana? etc. etc. etc. O Corinthians é sua torcida sim, assim como os outros grande de São Paulo, do RJ, RS, PR etc etc etc. A torcida do Corinthians, talvez, seja a que represente melhor o brasileiro, o pobre e proletário que tem no futebol seus poucos e raros momentos de lazer. Não é uma libertadores que fez com que seus torcedores fossem tantos, e sim a identidade e o sofrimento que se iguala ao sofrimento cotidiano de trabalhador que pega ônibus lotado, rala pra caramba, ganha pouco, enfim, é escorraçado e sofre. Nisso é que está a riqueza do torcedor do Corinthians, tendem a se reconhecer como classe.
Não estou falando dos ricos “ilustres” torcedores. Claro que esses tem direito, mas não são característicos ou aqueles que marcam a identidade do clube.
Alexandre, penso que o Carnaval passou pelo mesmo processo de espetacularização com a construção dos sambódromos, dos trios e dos cordões, enfim, do “povo” pagando pra ver e não participando – diferente das rodas de samba de partido alto, onde todos cantam e dançam, todos iguais ou até mesmo dos carnavais de rua.
Mas uma vez meu caro, não generalize, pois, existem vários corintianos que reconhecem a grandeza dos clubes brasileiros (Flamengo, Grêmio, Santos, Inter e tantos outros) e pelos jogadores históricos que neles passaram. Contudo, poucos reconhecem que, para além de qualquer 10 ou 20 libertadores, ou talvez esta uma que virá, o Corinthians tem uma história que nenhum clube brasileiro tem. O Corinthians teve uma Democracia em meio a uma ditadura, teve resistência de uma classe de jogadores e teve aquele que, pra mim, foi o maior de todos – Dr. Sócrates. Feliz foi o Xico que teve a felicidade de conviver ao lado desse ser fantástico. Queria ter o conhecido, pois tenho nele uma referência de pessoa.
Sou um corintiano Alexandre e confesso que não sou feliz por inteiro porque o futebol vem deixando de ser popular para ser um esporte de resultados, de obsessão por títulos; um futebol totalmente racional e racionalizado, assim como a lógica do capital que, cada vez mais, passa a se reproduzir em cima desse esporte popular. Futebol das estatísticas e não da estética; futebol onde jogo e jogador são distintos; objetividade, rumo ao gol (pra mim Méssi, o padrão de jogador perfeito, não tem a ginga e a beleza do futebol – lembro da estética do futebol de Zidane, para não ficar somente nos brasileiros [Neymar, Dener, Djalminha etc.]); Ginga e Swing deixados de lado – fim do futebol moleque, negação do futebol de rua, da brincadeira e afirmação do futebol das escolhinhas.
Penso meu caro, que a miséria do Corinthians veio com as parcerias de meados da década de 90 (pós primeiro brasileiro) tendo seu pico com MSI na década de 2000, carregados de crise e rebaixamento. Ascensão midiática, espetacularizada (galácticos brasileiros) – o Corinthians não é isso! Estádio, desapropriações, dinheiro a rodo – isso não é Corinthians. Tomara que a Copa de 2014 não faça com que o futebol seja, no Brasil, frequentado por uma minoria que tem grana pra pagar, assim como o é na Europa.
Minha felicidade é que o Corinthians chega a final da Libertadores com um time mais Corinthians, sem “galácticos”, com jogo simples e que faz sofrer. Sabe Alexandre, deve ser por isso que sou corintiano, porque o Corinthians é um time que existe na simplicidade, foi criado na simplicidade por trabalhadores e sempre deverá de existir na simplicidade. O Corinthians pelo que ele é, pelos seus torcedores e pela sua rica e linda história que nenhum clube nesse Brasil tem, é maior que qualquer e quantas Libertadores for possível. O Corinthians é o povo, é a resistência que apareceu no futebol e é a torcida (massa! Povo! Trabalhador!) tomando consciência de si. Vai Corinthians.
Abraço a todos!
Sou brasileira, sou povão, mas de modo algum me sinto representada pelo Corintians. Corintianos, parem de pensar que o Brasil é corintiano, só o Lula é que é, e ele nem é mais o presidente do País.
É isso ai Gilmar, infeliz aquele que generaliza. Infelizmente tem em todas as torcidas.
Seco, e muiiiiiito, para não perder o prazer de cutucar a grande ferida dos “loucos por ti Corinthians”. Outro motivo seria que os Maias não podem estar certos. Não há sinal mais evidente do final dos tempos do que o Corinthians ganhando a Libertadores.
Me divirto com os caras chorando nos 5 minutos finais, apesar que hoje vai ter choradeira independente do resultado. Mas a cara de desespero do choro da derrota é inquestionavelmente melhor, pra mim que sou sãopaulino…
Já que não é possível que os dois percam, vou brincar de qualquer paixão me diverte no maior estilo “vai curintia”, vai Cassio, coisinha fofa da titia! (mas que é duríssimo aguentar a gritaria da gambazada no barzinho aqui ao lado, isso é…).bj
Torço porque o Dr. torceria também, ai já viu né Xico, desiludir o amigo não é de bom grado…
Seco porque sou palmeirense, de pai e avô!
Acho balela isso de ” é o Brasil”, não torci pro Santos, nem Pro São Paulo, enfim…
Abaixo a tirania Global de achar que sP só tem um time!
Mas se for invitável, que ao menos sirva pra alegrar o Dotô em sua nuvenzinha lá no céu!
sim,nao é agora q inventaram secar. contra o palmeiras e o spfc foi a mesma coisa.ou algum corintiano discorda? bejo
A favor: pode ser o último grande resultado do fut brasileiro, ja que nao levo fe nas olimp, nem na copa conf nem na copa 2014.
bom juego,meu velho.abs
Xico, torça a favor! Pela memória do amigo que já se foi…
é,nessas horas so penso nele e no meu tio Alberto,aqui da ZL, q morreu no dia da volta pra primeira divisão.beijos
Torço para que mudem as piadas, ninguém nem eles aguentam ou conseguem manter um argumento sobre falta do “torneio de banco” que é essa tal copa.
finalmente alguem pensa como yo: nao gosto dessa hipervalorização dessa copa. o brasil nao ligava pra isso ate o spfc começar a ganhar. vi muitas vezes o santos e mesmo o flamengo disputando com reservas epriorizando os estaduais,q eram mais calientes.beijos
Parto do seguinte princípio:não dou essa moral pros hermanos nem a pau Juvenal,vou torcer pro Coringão,independente do time que torço,que é o meu BAHIA!!!!!!!!!!!!Boa sorte Coringão!!!!!!!!!!!!
É hoje que o Boca acaba com o Meia-Boca! Bora Riquelme!
seco pq acho chata essa nova cultura corinthiana de achar que só eles são malucos pelo time. seco pq vai ser muito dificil tolerar os dias na cidade após jogo. seco mesmo. mas acho que agora é a vez deles. sejam felizes, mas não encham meu santo saco.