Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Homem-Ossanha: o que diz ´vou´ e não vai

Por xicosa
03/07/12 02:50

 

Baden & Vinícius, os caras que me deixam na frente do crime. Gracias, amigos

É tempo de homens frouxos e perdidos, baby. Homens que não pegam no tranco. Homens que estão sempre confusos. Melhor: “cafusos”, como na blagle do gênio Didi Mocó -“eu tô cafuso, eu tô cafuso”.

E não me venham mais, caros colegas de perdição, com essa história de que estamos zuretas por causa do avanço da fêmea e outros chabadabadás etc etc. Isso é coisa para simpósio, café filosófico, Casa do Saber etc.

Caí nesse conto do varejo sociológico, mas agora me rebelo. Estamos perdidos por preguiça sentimental mesmo. Pura acomodação. Não tiramos a bunda do sofá. Seja para ver um Madureira x Brasiliense ou para ver o título do Corinthians na Libertadores.

Fingimos que estamos reagindo aos sinais dos tempos. Necas. Não confundam metrossexualismo com sensibilidade. Usar um creminho e depilar o peito, nos casos mais extremados, não é ser um hétero com alguma delicadeza. Muito pelo contrário.

Estamos onde sempre estivemos: acomodados à repetição da rotina. Homem ama quando o garçom pergunta: “o de sempre, doutor?”É deveras confortável. Daí levamos o conforto do botequim para todos os lugares.

Daí esquecemos o pedido mais óbvio e silencioso das mulheres: “Me surpreenda, miserável!”

E, amigo, se ela tiver que verbalizar esse pedido implícito nos seus olhos e gestos, adeus, estamos lascados. É que já estamos no atoleiro moral do namoro ou casamento.

Nossa boa forma de usufruir o melhor dos mundos é fácil. É só aplicar o lema dos escoteiros: “Sempre alerta”.

Sempre ligado para ler os sinais no rosto delas. Ler principalmente os olhos, as entrelinhas, os silêncios ao dobrar a esquina etc. Não deixar que ela se entregue a divagações com os farelos dos pães do café para nós dois.

Se você dá chance à metafísica dos farelos, já era. Logo mais a danada vai alegar um tal de retorno de Saturno, vai ficar toda mística, e adeus. Todo cuidado é pouco com todas as fêmeas, mas, por favor, atenção redobrada às mulheres que chegam ali por volta dos 28.

Idade fatalíssima. Mais esforço, hombres. Também estou tentando.

O que nos mata é esse eterno “Canto de Ossanha”, como no samba de Vinícius de Moraes e Baden Powell: “O homem que diz vou/ Não vai!”

Escute a música aqui e repare se não faz sentido.

Nunca estivemos tão vacilões. Canalhas primários. Só prometemos. Dizemos que vamos e… “puerra ninguna”, como diz meu papagaio paraguayo no seu portunhol selvagem.

Matamos até aquela clássica exclamação rosada das bochechas femininas: “Você só quer me comer!!!”

“Quem dera”, elas riem da nossa cara. Nem isso. Muitas vezes nem isso, como me contam aqui, na apuração da tese de boteco, as minhas lindas Gi,Dri,Mi,Bi,Fá,Só, Lá,Si…Dó! SP ama encurtar os batismos, eu acho ótimo e afetivo.

Passo a régua com um haikai que fiz um madruga dessas, no mercado do Peixe, Salvador, Rio Vermelho: Você vem, mexe, assanha /depois fica no vai não vai/ parece “Canto de Ossanha”.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Hathália comentou em 03/07/12 at 15:14

    P mim mulher mudou o comportamento mas não mudou o sentimento. Faz e acontece, se diz segura e confiante, namora quem quer mas gosta do homem como sua avó gostava. Provedor, c pegada e q dê segurança!

  2. PH O CARA comentou em 03/07/12 at 15:07

    Tenho que dizer que os homens não estão vacilões… as mulheres é que estão cada vez mais fáceis… isso é o que faz perder o tesão… temos a hora que quisermos, quando bem entendermos, dezenas, centenas a disposição… perderam os valores, estão desmoralizadas… vivem reclamando e falando mal dos homens, mas também não fazem porcaria nenhuma… enfim… fêmea é uma raça que só sabe esperar pra ser comida e reclamar da vida…
    Perecebe-se pela quantidade de encalhadas que aqui comentam, se fossemos fazer uma pesquisa, a maioria aqui é meio gordinha, além de feinha, não cuida muito da aparência e já passou dos 33 anos de idade… aí vai falar que o cara é viado, frouxo, vacilão… NÃO, ele apenas não quer.. ele quer uma jovem, bonita, encantadora… alguns querem só gostosas, outros querem conteúdo… se vcs não tiverem nada disso, um abraço! Aposto que conseguiria algo fácil com qualquer uma aqui… brincando, sem esforço, só falando meia dúzia de besteirinhas e pronto, assim como o Xico pelo visto, conseguiria também rsrsrs.
    Além de tudo isso, mulher é um bixo interesseiro…
    E os homens frouxos são os que aqui estão comentando, dando razão a esse texto… rsrsrs isso é apenas a prova de que VOCÊS e só VOCÊS, são os frouxos da história.. quem precisa babar ovo pra mulher tá ferrado na vida hein!?? Ou é feio, ou é pobre, talvez seja apenas burro mesmo.
    Espero que isso faça vocês pensarem um pouco mais mulherada… abram os olhos… os caras conseguem outras de forma fácil, o que vocês tem de bom, melhor que a outra tem a oferecer?
    Reclamar é fácil… Saiam dessa ilusão, acordem pra vida!!!

    • xicosa comentou em 03/07/12 at 16:01

      PH,velho,buena provocación para o debate aqui.Valeu,cara.abs

      • musidora comentou em 03/07/12 at 16:19

        legal, PH. passou o rigor da testosterona? rs . então procure com outros olhares – ou lugares. não faz o macho ofendido q essa é velha – lupicínio já deixou o recado bem dado . no fim das contas não é tão difícil assim sair com alguém, trepar e tals, mesmo as feias fazem isso. o q me incomoda as vezes é a falta de cuidado com o outro, não importa se será uma ou algumas noites, clareza nos fatos é o mínimo, as vezes um se envolve mais e o outro menos e ok, só não precisa florear o que não é concreto na relação com medo de largar o osso.

    • Mari comentou em 03/07/12 at 17:25

      Olha, justamente o contrário, a maioria das minhas amigas que reclamam são as jovens, gostosas, bonitas, com conteúdo… É mais fácil os frouxos se conformarem com uma feia do que batalhar uma gostosa.

  3. Rafaela comentou em 03/07/12 at 15:03

    Simplesmente perfeito!

  4. Sandra Pazzini comentou em 03/07/12 at 14:44

    Oi Xico! Delícia de texto. Só que mulher também vacila… Nossa vantagem, acredito, esteja no fato de que somos menos obtusas e temos mais facilidade em partir quando percebemos que, uma manhã após outra, nos entregamos a divagações em meio aos farelos do café da manhã compartilhado… Homem, mesmo sabendo que chegou a hora, tem muita dificuldade em dizer adeus.

    • xicosa comentou em 03/07/12 at 16:01

      ah,todo mundo vacila,mas é so pra dar uma acordada nesses cabras,entendeu? beijo

  5. pedro concho comentou em 03/07/12 at 14:40

    que isso, me peguei pensando “será que to deixando de ser macho? será que já (nunca) fui?” xico, você nos paga. mas antes pagarei uma cana pra você por nos ajudar a tirar os óculos Macuna-emo.

  6. karina comentou em 03/07/12 at 14:35

    Xico Sá vc é simplesmente fantástico, tio Nelson Rodrigues ficaria orgulhoso…o mundo está muito estranho, homem com preguiça de “só comer” é triste, muito triste…

    • xicosa comentou em 03/07/12 at 16:02

      gracias,baby. tio nelson é inspiração 24h.beijo

  7. ANA LIVIA NUNES DE SA PEREIRA comentou em 03/07/12 at 14:27

    Testando se os comentários vão, após “denúncia” by mail (“vai, vai, vai…”) Por sinal, essa música na versão gravada pela Paula Morelembaum é tudo.
    No mais, nada como ler a dobradinha sua coluna + comentários. Eu diria que é Freud…na prática. Abs. Ana.

  8. ricardo puhga comentou em 03/07/12 at 12:03

    brilhante como sempre

  9. ivaninha comentou em 03/07/12 at 11:31

    xico sá, vc é um macho jurubeba e cada dia escreve melhor!!!!!!

  10. joyce domingos comentou em 03/07/12 at 11:06

    Xico,só tenho a dizer que adoro sua escrita consciente.Você sintetiza com palavras as grandes verdades desse confuso universo masculino.És um homem lindo.

    • xicosa comentou em 03/07/12 at 16:02

      so tento,amor. mas é um desafio ser um cronistas dos costumes.beijo

  11. renato comentou em 03/07/12 at 10:47

    Bom dia Xicosa! Muito bom, como sempre o texto, mas não podemos generalizar; enquanto lia essas linhas, a doce Má, uma deliciosa balzaquiana me enviou o seguinte msn: “Oie, passe por aqui na hora do almoço, vim trabalhar de saia, tô com saudades”. – Eu disse que vou e vou mesmo. Isso é o maximo, na hora do almoço então…

    • xicosa comentou em 03/07/12 at 16:03

      Não,caro Renato,jamais generalizar,só queria dar uma cutucada na moçada, esses moços, pobres moços! abraço e beijo nessa moça q parece maravilhosa

  12. matheus comentou em 03/07/12 at 10:41

    Macho jurubeba nesse mundo, só o Roni, da novela das 9, que vai pedir a Suelen, que já deu pra todos do bairro menos ele, em casamento. Esse é macho!!!

  13. Lucas comentou em 03/07/12 at 10:40

    kkkk bastou dar a letra, e já amanheceram as encalhadas.

  14. Lucas comentou em 03/07/12 at 10:35

    huahau, foi só dar a letra, e as encalhadas amanheceram na praia.

    ei xico, balzaca mais um sobre “a mulher de 28”.

  15. Zé Buscapé comentou em 03/07/12 at 10:30

    Mas que inveja de você Xico.
    Escreve tudo o que mulher solitária gostaria de verbalizar, ganha uma bela grana e ainda come várias tristinhas que nem ligam pra essa sua cara feia.
    Nem Nelson Rodrigues seria capaz de imaginar um cafajeste tão criativo. Parabéns!

    • Priscilla comentou em 03/07/12 at 15:31

      Falta esperteza aos machos…

      • xicosa comentou em 03/07/12 at 15:59

        nem falo d tantas certezas, só uma ação mínima.beijo

  16. Maria do Carmo comentou em 03/07/12 at 10:14

    Conheci um paulistano que me fez pensar que ele fazia parte do seleto time dos machos jurubebas. Qual? Descobri que ele é apenas mais um da espécie atual “frouxo e perdido”.

  17. maria cecilia cencini comentou em 03/07/12 at 10:11

    Lindoooooooooooooooooo! Já te disse que te adoro? Como é possível expressar tão perfeitamente a alma e os anseios femininos? Vc tem parte com o capeta, Xico Sá!
    Bjões

  18. Chico Scarpini comentou em 03/07/12 at 9:52

    Concordo, estamos muito mais ‘frouxos’, saímos da fábrica assim e, com o uso (ou não), a coisa foi alargando, desde sempre, eu acho. Mulher é diferente, muito mais competente que qualquer descendente de Adão, em tudo, inclusive na canalhice e no gol de tabela, onde nós, somos a parede. Temos muito que aprender, ou não… Cada mulher, tem o seu próprio código secreto no olhar.

  19. doce_ camille comentou em 03/07/12 at 9:38

    Xico, amore mio, sincronizou com meus pensamentos e últimos acontecimentos. Um beijo enorme pela delícia de decifrar nossas neuras femininas.
    Love you…

    Camille

  20. Paulo comentou em 03/07/12 at 9:31

    heteros não entendem quase nada da alma feminina. Essa é, na minha opinião, uma das principais razões que levam tantas mulheres a se apaixonar por amigos gays? Não sei se as mulheres concordam, mas acredito que muitas já se sentiram atraídas por amigos gays…

  21. Anuska Laberg comentou em 03/07/12 at 9:30

    Eita Xico arretado, há tempos tô na tua! Essa crônica tá pé quente nas palavras. Cabas frouxos soltos por aí, leiam e releiam.

  22. Angélica comentou em 03/07/12 at 9:04

    Xico meu rei, mais uma vez estou perplexa ao ler seu texto, só você nos entende. Acho incrível a forma inteligente e bem humorada que você usa para escrever. Casa comigo !!!!! kkk Bjo

  23. Jaz comentou em 03/07/12 at 8:57

    Por outro lado, as femeas também entram na zona do conforto e esquecem da reciprocidade, motivo de meu último fim e razão de busca do meu próximo começo.

  24. Philipe Sidartha comentou em 03/07/12 at 8:39

    Mô véi ! hoje é só propaganda (como esculachou o André Dahmer numa de suas tiras)…só propaganda, até pra só comer a gurizada tem preguiça.

  25. Mari Guerra comentou em 03/07/12 at 8:26

    Olha, leio você por causa do ex-noivo, sim foi uma das únicas coisas boas que ele me deixou gostando!! E adorei o “Quem dera”, elas riem da nossa cara. Vou te falar esse final de semana só foi Quem dera mesmo!!!!

  26. Patricia comentou em 03/07/12 at 8:21

    Matou a pau caro Xico.
    É tanto frouxo no mercado que estou com preguiça de me socializar. E olha que depois dos trinta encaro um “só quero te comer” numa boa. Mas até nisso os homens estão frouxos. A frase “Nunca estivemos tão vacilões. Canalhas primários.” Descreve um fato que vivi recentemente.
    Numa dessas ficadas o Vacilão abre a boca para me contar a tática usada para “pegar” a mulherada. Comigo ele não usou, me encantei pela conversa inteligente do rapaz. Mas o Canalha primário, me conta o subterfúgio baixo. Perdi o tesão.
    Quer ser Don Juan, seja na conversa, conquiste com as palavras, com a sabedoria, um charme e simpatia. Mas não use o golpe baixo, e ainda contar para a fêmea, a tática que usa.
    Beijos

    • Maurício comentou em 03/07/12 at 14:34

      “Só quero te comer”, vale. Conversa “inteligente”, seja lá o que isso queira dizer, também vale. Contar tática de predação, não vale, perde o tesão. Vocês deviam vir com bula.

  27. Carol comentou em 03/07/12 at 7:59

    “Me surpreenda, miserável!” Xico, não sei não, você está cada dia melhor em nos entender!!!! Te amo!

  28. xico sa comentou em 03/07/12 at 5:48

    AMIGOS, ta rolando uma mierda técnica q, muitas vezes,nos ultimos dias, define como spam os comentarios. eu, na carência da porra q é la vida, achava q era desprezo mesmo, mas descubro q se trata de bronca internética… Vc vai comentar e nao deixam. chato pra ti,imagina pra esse blogleiro q imaginou q havia sido abandonado. Cuida ai,UOL/Folha, gracias,beijos

    • Maria do Carmo comentou em 03/07/12 at 10:08

      Meu comentário também não vai… Muita raiva! Logo hoje?

  29. Marcella comentou em 03/07/12 at 4:42

    Delicioso, como sempre!
    Mas pq nós na casa dos 28 somos tão perigosas????

    • xico sa comentou em 03/07/12 at 4:44

      vixe,amor,sao as mais lindas e periculosas.amo

      • Mariana comentou em 03/07/12 at 7:56

        Em setembro terei 28… oba!!! rs

    • Djalma Toledo comentou em 03/07/12 at 10:41

      Porque… , bem o Artista diz melhor que eu

      Você, mulher
      Que já viveu, que só sofreu
      Não minta
      Um triste adeus nos olhos seus
      A gente vê, Mulher de Trinta
      No meu olhar, na minha voz
      Um novo mundo, sinta
      É bom sonhar, sonhemos nós
      Eu e você, Mulher de Trinta
      Amanhã sempre vem
      Eo amanhã pode trazer alguém

      (Miltinho — Mulher de 30)

    • Priscilla comentou em 03/07/12 at 15:26

      Existe um tal ciclo dos 28 anos, termini ano passado um relacionamento de 7 anos com essa idade, agora com 29 anos me deparo com esses machos que de machos não tem nada, estou cançada de fazer o papel da “fêmea alpha”…rs

  30. Carmen comentou em 03/07/12 at 3:07

    Eta inspiração danada de boa! Machos-jurubebas, não jurubebas, por favor, nós femeas estamos aqui na espera desse levante, dessa rebelião!!
    Xico, depois dessa, vc q já amado e adorado pelas femeas, vai ser idolatrado. Beijo

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).