O homem perdido e a mulher que se acha
22/05/12 02:26Macho não ganha flor, como ele diz em um dos seus melhores livros de contos, mas o Vampiro de Curitiba ganhou o mais importante prêmio literário da língua portuguesa: o Camões.
O misterioso Dalton Trevisan, 86, é o cara. Foi baseado nesse título aí acima que escrevi estas maltraçadas linhas, em uma singela homenagem, quase um pio da corruíra:
“Se o macho está perdido, amigo, como se apregoa por ai, não sou eu que vou procurá-lo”, diz o escriba Marçal Aquino, em animada mesa da nossa taberna lítero-boêmia em SP, a Mercearia São Pedro.
Claro que o mote do autor de “Faroestes” rendeu e desabou, graças ao abençoado combustível de Salinas, para uma buena onda digna das páginas mais quentes do escriba cubano Pedro Juan Gutiérrez.
É, amigo, nunca foi tão difícil ser homem, melhor, nunca foi tão difícil ser macho, para usar a acepção mais testosteronizada do gênero. Os dilemas são muitos e o meio termo corre sempre o risco de ser mal-compreendido.
Continuar sendo o velho e irredutível macho-jurubeba, o macho à válvulas, ou ceder às saudáveis tentações dos metrossexuais e outras vãs modernidades?
O ideal, para os novos tempos, diriam os moderados, seria dosar um pouco de macheza à moda antiga com mais cuidado com a aparência, uma guaribada no guarda-roupa, uma cosmética sem exageros…
Nada de ter uma bancada de creminhos maior do que a patroa. Assim não dá, companheiro, elas odeiam esse tipo de concorrência.
Mas ai não correríamos o risco de perder a personalidade, a pegada?, indagariam os mais tradicionais, aqueles que nunca se permitiram a nada mais do que um punhado de Minâncora ou banha de peixe-boi sobre uma espinha.
Perfume ou cheiro natural de homem? E tome dilemas noite adentro. Há quem não admita nada mais além de um Avanço ou Leite de Rosas. Basta.
Estão vendo como não está sendo fácil ser macho?
Recebemos ou não aquelas flores?, como no livro do Vampiro de Curitiba.
Ficou difícil. Você pede em casamento, ela toma uma coca zero.
A incompreensão nunca foi tão grande. Os justos avanços femininos, no entanto, nos embaralham e o nosso machismo latino ferve no óleo quente do atraso.
Puxar ou não a cadeira no restaurante? Abrir ou não a porta do carro? Tomar iniciativa e pagar logo a conta ou esperar que ela divida? Até que ponto seguir o velho código do cavalheirismo vai incomodá-la na sua ndependência?
Na alcova, então, mais um balaio de dúvidas. Ser um hétero sensível ou um lenhador selvagem?
Enfim, não tem bula, não tem receita, não há um padrão a seguir, embora revistas masculinas insistam em um certo “novo homem”, criatura que já foi representada por David Beckham (da costela dele Deus criou o metrossexual) e mais recentemente pelo ator George Clooney, denominado übersexual, seja o lá o que diabo isso signifique.
E eu vou ficando por aqui… A continuar com essas dúvidas, o velho Francisco Nildemar, lá no Sítio das Cobras, em Santana do Cariri, nunca mais me deixa pedir a “bença, pai”. Diante de tais queixumes, o velho continua com uma simples e única receita, aquela mesma que aplicava nos corretivos aos seus filhos machos: “Seji home, cabra!”
you’re actually variety 1 admin your running a blog is wonderful i usually verify your web site i’m positive you might be the perfect
Elizabeth Saxe Coburg-Gotha is an evil woman, why do we slave away at work our whole lives for money with her face on
This is some great info and was well worth the read. I hope to read more stuff from you in the future that is as well written as this post
Hey very nice site!! Guy .. Excellent .. Wonderful .. I’ll bookmark your website and take the feeds additionally?I’m happy to seek out so many useful information right here in the submit, we’d like develop extra strategies on this regard, thanks for sharing. . . . . .
Que bom que vc seguiu mui bien o conselho do seu pai. Aposto que sim. Bjs.
DALTON TREVISAN E O VAMPIRISMO NA REDE GLOBO
Foi numa sexta-feira, dia 25 de maio de 2012. Um Claufe ofegante caminha em direção à casa do vampiro. Os claufes são assim, destemidos na desmedida da infâmia. Alguns passos atrás dele um Torgano de porte médio. A maioria dos torganos tem esse porte. E ao que me consta são em grande número e possuem até uma comunidade no Orkut. Porte médio, eu disse. Pois esses dois cavalheiros, funcionários da Rede Globo de Televisão, lotados no canal Globo News e com serviços prestados ao programa Globo News Literatura, pararam na frente da casa do vampiro e começaram a gritar seu nome, como meninos com uma bacia de chuchu mascateando pela cidade. Nelsinhos de calça curta, com o perdão do mestre Dalton… http://luizfafau.blog.uol.com.br/
Ser um hétero sensível ou um lenhador selvagem? Eis um dos grandes dilemas da alcova!! Mas cada um tem o seu valor, pra saber se está agradando é bom ter um pouquinho de sutileza, pois cada noite é uma noite, e aí…
“Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás.” Se tirarmos essa frase do cotexto original e colocarmos dentro desse aqui ela fica bem apropriada, rs.
Também concordo com o amigo aí que disse que depende da época.
No mais, eu sou apenas mais um “perdido” do título e achei genial o texto.
Legal Xico, você falar um pouco de literatura, ainda que dentro do seu estilo
pouco convencional. A galera tá precisando pensar um pouco e vc. é um grande canal….
Visite o blog: http://livrocibercelulas.wordp…
ou busque no google: LIVRO CIBERCÉLULAS
A princípio pode parecer um livro sem relevância; porém, trata-se de uma
análise aprofundada do universo subconsciente – sabedoria que existe
dentro de nós mesmos. Permita-se conhecer a existência humana por um
novo prisma.
ESTE LIVRO IRÁ TE SURPREENDER!
Uma coisa esse livro certamente não ensina: como não ser inconveniente.
Esse livro não ensina nada! Esse bobo vem aqui e posta 5 vezes a mesma coisa, todo dia.
O PT deve estar rolando de rir com esa greve do metrô e com a ingerencia do PSDB.
o Alkimin não podia deixar isso acontecer. Ferra com a vida de milhoes de trabalhadores e depois vai colher o resultado nas urnas.
Saudade do Mario Covas, foi o melhor governante do PSDB, depois só veio ruindade.
O Serra dá de 10 a 0 no Alkimin, e deve estar louco da vida por nao ter havido providencias para evitar a greve.
Muito engraçado esse título do seu post, pois semana passada uma amiga minha fez exatamente isso para o seu namorado. A data era comemorativa do casal e a moça deu flores, champanhe e uma pagou uma noite no motel.
Até tentei avisá-la que não era para ela prestar esse papel, mas ela retrucou que o seu amado gostava, e muito, de ser tratado com delicadeza. Não entendi e perguntei se ela gostava de homem assim, para ver se eu é que era antiquado, mas ela falou que falta homem de qualidade no mercado e ele teve que escolher entre um galinha ou um cara sensível por demais. Preferiu a segunda opção.
Será que estamos em extinção, bem na hora em que o mercado está com essa demanda toda?
Bom é isso Xico, até comentei sobre essa nova geração de homens, a geração “Tá com nojinho” em meu blog. Se quiserem ver, está aqui http://manualdohomemmoderno.com.br/comportamento/o-senhor-esta-com-nojinho-seu-06
Aquele abraço!
Muito bom o blog!, gostei particularmente dos “Sinais de que ela é uma mulher maluca”; pena que não li antes, teria me livrado de uma. Abs
Xico, parafraseando seu Francisco Nildemar, “seji apenas Xico Sá” que nós mulheres estamos sempre indo ás nuvens com ele.Bjs.
Ah… Xico Sá.
Pois é, ô moço feio! tu és o encantamento do dia……… a perfeição dos conselhos ( todos!) e pra gente tirar um sarros daqueles bem gostosos, viu?
Aproveito, como li acima, para dicar um blog novinho e delicioso, mais para as músicas, mas textos também: Ubatubarecords – entro via Google.
Abraços a todo o mundo que lê aqui!!!!!
Caro Xico,
Não li o livro,mas já ganhei flores.Em nenhum momento me senti menos homem e foi de uma gentileza o gesto,que sempre lembro dessas moças com carinho especial…
Seji home e continue sendo do jeito que vc é (ou parece ser), que vc é ótimo e sedutor! Vou te flar que estou tão cansada de homem que chora, credo!
Visite o blog: http://livrocibercelulas.wordp/…
ou busque no google: LIVRO CIBERCÉLULAS
A princípio pode parecer um livro sem relevância; porém, trata-se de uma
análise aprofundada do universo subconsciente – sabedoria que existe
dentro de nós mesmos. Permita-se conhecer a existência humana por um
novo prisma.
ESTE LIVRO IRÁ TE SURPREENDER!!!
“Continuar sendo o velho e irredutível macho-jurubeba, o macho à válvulas, ou ceder às saudáveis tentações dos metrossexuais e outras vãs modernidades?”
Essa foi demais! Eu sou um macho a disjuntor, tento ser civilizado, mas quando cai, apaga a luz da casa toda….
Abraços.
PS: Estou indo direto do Canadá para o seu Recife. Um paulista do interior que morou em 4 países, está pirando na ideia de viver Recife (porque conhecer, já conheço bem, mas morar é que são elas..)
Bom mesmo é ser o homem tupperware hahaha
Diante de tantas mudanças no universo feminino, uma coisa que mulher aprecia, é que os homens não deixem de dar atenção e carinho alem de, no minimo , compartilhar com as despezas. SIMPLES! parabéns pelos comentários
É como diz minha grande amiga, Amanda: nunca namore um cara com o cabelo melhor que o seu!
Pra além disso, o negócio é simples: depois de abrir a porta, me pega pelo cabelo.
Caro Xico, é simples, um hétero sensível no dia a dia e um lenhador na cama! Por que ser um se vc pode ser tantos!!
Angela, é isso msm o que percebo
um toque de gentileza no dia-a-dia, mas dentro das 4 paredes tem que ser lenhador selvagem, como disse o xico num post anterior, se lambuzar na manga
Queixa masculina: neste período em que se ouve sussurros dizendo que a mulher deve ser mais homem, e o homem mais mulher, só quem sofrem são os homens. Pois mulher meio-homem é só moderna. Homem meio-mulher pode ser moderno ou viado (com “i” mesmo), dependendo da boa vontade de quem julga.
Muito bom o seu texto. Adoro o Saia Justa quando você está presente. Parabéns. Cabra Macho…hahahahaha
Eliene
O único cosmético que passo no corpo além do sabão PHEBO é o bom e velho LEITE DE ROSAS embaixo do sovaco. Além disso, é cruzar a linha perigosa do metrossexualismo.
O importante meu caro e o resultado, voce mira o alvo faz a abordagem e adota a estrategia de acordo com o momento o intuito e sempre o mesmo finalizar a preza, mas as vezes e isso acontece muito o jogo vira e voce cisma de gostar ai meu velho não tem jurubeba ou playboy frufru, voce ta na mão da moça e seja o que |Deus q……
É isso aí cumpade. Neguinha fica aí resmungando mas a mulher é o ser mais poderoso que existe. Que homem (macho) resiste a uma mulher vestida com apenas duas gotas de chanel atrás da orelha?
XICO SOU SEU FÃ. QUE TEXTO SENSACIONAL.
Caro Xico.
vc sempre é muito preciso na análise, acho que nem as mulheres têm muito claro qual o tipo de macho elas querem ao seu lado, depende do período do mês, das fases lunares, das “amigas”……
Parabéns pelo texto!
Nada como a técnica do joelhaço, Xico.