O homem perdido e a mulher que se acha
22/05/12 02:26Macho não ganha flor, como ele diz em um dos seus melhores livros de contos, mas o Vampiro de Curitiba ganhou o mais importante prêmio literário da língua portuguesa: o Camões.
O misterioso Dalton Trevisan, 86, é o cara. Foi baseado nesse título aí acima que escrevi estas maltraçadas linhas, em uma singela homenagem, quase um pio da corruíra:
“Se o macho está perdido, amigo, como se apregoa por ai, não sou eu que vou procurá-lo”, diz o escriba Marçal Aquino, em animada mesa da nossa taberna lítero-boêmia em SP, a Mercearia São Pedro.
Claro que o mote do autor de “Faroestes” rendeu e desabou, graças ao abençoado combustível de Salinas, para uma buena onda digna das páginas mais quentes do escriba cubano Pedro Juan Gutiérrez.
É, amigo, nunca foi tão difícil ser homem, melhor, nunca foi tão difícil ser macho, para usar a acepção mais testosteronizada do gênero. Os dilemas são muitos e o meio termo corre sempre o risco de ser mal-compreendido.
Continuar sendo o velho e irredutível macho-jurubeba, o macho à válvulas, ou ceder às saudáveis tentações dos metrossexuais e outras vãs modernidades?
O ideal, para os novos tempos, diriam os moderados, seria dosar um pouco de macheza à moda antiga com mais cuidado com a aparência, uma guaribada no guarda-roupa, uma cosmética sem exageros…
Nada de ter uma bancada de creminhos maior do que a patroa. Assim não dá, companheiro, elas odeiam esse tipo de concorrência.
Mas ai não correríamos o risco de perder a personalidade, a pegada?, indagariam os mais tradicionais, aqueles que nunca se permitiram a nada mais do que um punhado de Minâncora ou banha de peixe-boi sobre uma espinha.
Perfume ou cheiro natural de homem? E tome dilemas noite adentro. Há quem não admita nada mais além de um Avanço ou Leite de Rosas. Basta.
Estão vendo como não está sendo fácil ser macho?
Recebemos ou não aquelas flores?, como no livro do Vampiro de Curitiba.
Ficou difícil. Você pede em casamento, ela toma uma coca zero.
A incompreensão nunca foi tão grande. Os justos avanços femininos, no entanto, nos embaralham e o nosso machismo latino ferve no óleo quente do atraso.
Puxar ou não a cadeira no restaurante? Abrir ou não a porta do carro? Tomar iniciativa e pagar logo a conta ou esperar que ela divida? Até que ponto seguir o velho código do cavalheirismo vai incomodá-la na sua ndependência?
Na alcova, então, mais um balaio de dúvidas. Ser um hétero sensível ou um lenhador selvagem?
Enfim, não tem bula, não tem receita, não há um padrão a seguir, embora revistas masculinas insistam em um certo “novo homem”, criatura que já foi representada por David Beckham (da costela dele Deus criou o metrossexual) e mais recentemente pelo ator George Clooney, denominado übersexual, seja o lá o que diabo isso signifique.
E eu vou ficando por aqui… A continuar com essas dúvidas, o velho Francisco Nildemar, lá no Sítio das Cobras, em Santana do Cariri, nunca mais me deixa pedir a “bença, pai”. Diante de tais queixumes, o velho continua com uma simples e única receita, aquela mesma que aplicava nos corretivos aos seus filhos machos: “Seji home, cabra!”
ô Xico Sá, muda o disco, coisa mais chata se repetir em textos…
veja o fotolog da Vagineta para distrair
http://www.fotolog.com.br/vagineta/23308675/
Homens que não abrem a porta do elevador, não sentam a minha mesa, modo de dizer, claro! Adoro homens com mãos de homem, adoro cheiro de homem, adoro homens, aliás, onde é que eles estão, heim??
…no bar vendo jogo de futebol, comendo coxinha e tomando cerva.
lenhador selvagem por favor.
Essa me pegou “Até que ponto seguir o velho código do cavalheirismo vai incomodá-la na sua independência?”
Nós, mulheres, prezamos tanto a independência que vejo alguns homens patinarem nessa questão, uma pena…
Macho é macho e ponto final. Existe muito fresco por ai tentando ter jeito de homem. Mas, homem com jeito de fresco, não existe, o cara é fresco mesmo. A mulher pode ate achar engraçadinho o cara meio afrescalhado, mas pra amigo, na hora aga, ela quer é um macho jurubeba para fazer-lhe uma “bucolarinasovaginal” que vai fazer-lhe saber de cor as cores dos aneis de Saturno. Portanto não existe nhem, nhem, nhem, macho é macho e ponto final
A mulher se acha: Inchada pelo silicone, retalhada pelo ciurgião plástico, quimeoterizada nos cabelos (todas louras e progressivas), e cada dia mais patéticas e desumanizadas.
de acordo!
Eu era contra o silicone até eu dar uma beiçada no seio da Raquel.
Ficou delicioso.
Acho que nao só sao os homens que estao sucumbindo a certas futilidades. A própria mulher, que sempre foi dada a incrementos para a beleza, está cada vez mais carente dessas coisas, com o armário do banheiro cada vez mais cheio de cremes e afins, porque cada dia surge um novo, e a cada dia as propagandas dao um jeito de te convencer que aquilo vai te fazer ser uma pessoa melhor. Os homens embarcaram na publicidade, no consumo pra suprir certas frustracoes, pra preencher o tempo vazio dos bichos da cidade. Acho que é só mais um sintoma da sociedade uber consumista, metro e kilometricamente consumista. As posturas, as tradicoes, isso eu sempre achei demais, achei desnecessário, nunca cobrei de homem nenhum que me abrisse a porta, por mais que seja um gesto pequeno, denota uma diferenca, uma intencao de agradar, e homem que é homem nao tenta agradar, agrada pelo que é. Meu marido ainda é dos poucos sobreviventes nao só dos machos de verdade, como das pessoas de verdade. Nao liga pra roupa que usa, nao liga pro tamanho da barba, nem em me trazer flores. Mas me tem como modelo quando pinta, me enche de amor e tem seu próprio cheiro, que é só do que eu preciso.
Abrazos!
Seu marido não liga para o tamanho da barba.
Então você está casada com o Hermeto Pascoal.
Muita polêmica….Leio ae um comentário de que “as mulheres estão cada vez mais poderosas”…e que….”Não duvido de acontecer uma inversão a médio prazo de dominância”….Só rindo mesmo….As mulheres continuam o que sempre foram….fraquinhas, chatinhas, e pouco criativas….Não criam nada…sempre estão ae, querendo deitar na cama feita pelos homens (com o perdão do trocadilho)…..Mas adoram fazer barulho, são marketeiras de primeira….Já repararam que tudo que elas fazem é sempre melhor que os homens? Reparem…basta uma delas entrar em qualquer função tradicionalmente masculina para aparecer alguém e dizer: Nossa…ela faz bem melhor que um homem…são mais sensíveis, são mais competentes, são mais inteligentes, são ais estudiosas, são mais bonitas, são mais delicadas, são mais fortes, são mais tudo….Sei…sei…Então tá…Elas gostam mesmo de sentar na salinha com ar condicionado e comer filet…Porque, pegar no pesado e sujar a mão de graxa, nem mortas…criar um novo soft de computador, nem sonhar…Inventar algo como a penicilina então…só em sonhos bem distantes…Aliás, até o salto agulha e o bikini que elas usam foram criados por homens…e ponto final!
é mesmo, tudo criado pelo homem!
mas quem criou o homem? quem o gestou e pariu? não fala asneiras, cara!
Lia, sua tolinha….Quem tá falando asneira é vc…Por que…quem disse que sou homem? Tá vendo como as mulheres são lentas e bobinhas? Me poupe….
Até na música elas não compõem nada!
Você já ouviu algum concerto ou sinfonia histórica de alguma mulher? Eu nunca!
E não venham dizer que na época só os homens tinham acessos aos instrumentos, blá, blá , blá…porque hoje em dia em qualquer universidade de música há mulheres que estudam e manuseiam bem um instrumento…
…mas não possuem a mínima capacidade de compor algo plausível.
Mandou bem Fábio…É isso ae….Isso se aplica tb à indústria de informática…Que é atual e elas tem tanto acesso quanto aos homens…Mas…nada criam….Aliás…vc sabia que o salto agulha e o bikini que elas tanto gostam, tb foram inventados por homens? E isso só para ficar no campo das futilidades….
Até na culinaria elas perdem para os homens.
na Virada Cultural estavam armadas várias barracas de chefes. Nao vi nenhuma barraca de chefa de cozinha.
Visite o blog: http://livrocibercelulas.wordp/…
ou busque no google: LIVRO CIBERCÉLULAS
A princípio pode parecer um livro sem relevância; porém, trata-se de uma
análise aprofundada do universo subconsciente – sabedoria que existe
dentro de nós mesmos. Permita-se conhecer a existência humana por um
novo prisma.
ESTE LIVRO IRÁ TE SURPREENDER
Ainda bem que Seu Francisco Nildemar tá espiando esse moço aí, mesmo de longe ele põe moral. Já dizia outro poeta do araripe homem é homem e baitola é baitola. No máximo um sabão de coco e um cortador de unhas, o resto é boiolice. Salve Seo Nildemar, a bença.
Xico, você é meu rei.
Tanta poesia para mostrar as dúvidas cruéis da vida dos machos. Esses seres toscos tão adorados.
Seji home é muito bom!
Difícil ser homem? Basta ter caráter e coragem e parar de dar desculpa amarela na ausência do básico.
Vou ver se te ajudo (pelo menos a maioria de minhas amigas mulheres sempre pensam assim):
Todo mundo gosta de cavalheirismo. Portanto:
– Puxe a cadeira. Não precisa ser todas as vezes. Não precisa, por exemplo, em um boteco. Em um jantar especial é bonitinho.
– Não precisa abrir a porta do carro. Nos dias violentos de hoje, não dá para ficar enrolando para sair.
– Tome a iniciativa de pagar a conta e deixe que ela se ofereça para dividir. Se quiser, insista para pagar tudo; mas apenas uma vez (para não virar palhaçada). Também deixe ela pagar de vez em quando sem se sentir ofendido.
– Por fim, seja um lenhador. Ninguém curte um homem delicado demais.
Visite o blog: http://livrocibercelulas.wordp/…
ou busque no google: LIVRO CIBERCÉLULAS
A princípio pode parecer um livro sem relevância; porém, trata-se de uma
análise aprofundada do universo subconsciente – sabedoria que existe
dentro de nós mesmos. Permita-se conhecer a existência humana por um
novo prisma.
ESTE LIVRO IRÁ TE SURPREENDER!!
Sábio Francisco Nildenor!
Acho que o macho mesmo não tem medo de expressar seus sentimentos – verdadeiros ou oportunos. Me desculpem as que se doeram mas, é muito bom ouvir um “Eu te amo” (mesmo que oportuno) massageia o ego. E todos machos ou femeas precisamos, vez por outra, sermos massageados. 1 milhão de bjs Xico (inflação sentimental)
PS. Comentário postado erroneamente, mas vale. homens sigam o bom senso, sem medo de errar. Todos temos esse sexto sentido, basta pararmos 1min. para saber o que o outro quer. bjs
Muito massa!
Deve valer o equilíbrio… E ser o lenhador sempre também é foda, né… banhar-se com sabão de côco todo dia, meu…
Mas ainda vale o:
“Toooome jeitchu de homi, cabra!”
Os homens ainda estão se adaptando ao período da história humana em que as mulheres estão cada vez mais poderosas. Não duvido de acontecer uma inversão de dominância a médio prazo, a ponto do homem ficar por conta das tarefas do lar e a mulher com a tarefa de enfrentar a vida lá fora. As mudanças estão vindo a galope, enquanto muitos homens caminham lentamente.
Esse seu livro Cibercelula nao deve ser bom não ,véio.
Que raio de ideia de girico é essa de que as mulheres estão poderosas? Você bebe diariamente ou usa algum entorpecente forte?
Na Dinamarca metade do parlamento é formado por mulheres e você acha que elas são as dominadoras daquele país?
Exponha mais suas opiniões THESS. Bem utopico seus conceitos.
abraço de macho
Elas não estão mais poderosas, elas sempre foram! apenas não tinham consciencia do proprio poder! e não há nada de utópico nisso, só enxerga quem não quer! ou seja, homem.
Fabio, esse tal de Thess é rídiculo, digno de pena. É tão anti-ético que usa esse espaço para se autopromover. Ontem, deixei um recadinho para esse “ser”, mas ignorar é a melhor coisa.
O THESS deve ser de algum fã clube da presidANTA Dilma.
Visite o blog: http://livrocibercelulas.wordp/…
ou busque no google: LIVRO CIBERCÉLULAS
A princípio pode parecer um livro sem relevância; porém, trata-se de uma
análise aprofundada do universo subconsciente – sabedoria que existe
dentro de nós mesmos. Permita-se conhecer a existência humana por um
novo prisma.
ESTE LIVRO IRÁ TE SURPREENDER!
Que texto mais sem pé nem cabeça….sem objetivo, sem conclusão, sem conteúdo….parece sim !!…papo de bêbado..ridículo…típica encheção de linguiça…
Adoro o “estilo literário” (se posso assim dizer) do Xico. Se você achou sem pé nem cabeça é porque não entendeu a essência. Nem todo final de texto tem que haver uma conclusão padrão, isso é muito sem graça, coisa de gente sem criatividade e leitores, como você, que precisam ver tudo estampado na cara pra conseguir entender. abs
Ô kardec, é bom você pedir pros espíritos te ensinarem a pontuar corretamente.
Pelo jeito você não entendeu o texto mesmo, uma pena, prá você!
Seo Francisco Nildemar é o cara. Seji homi e fim de papo. Homem florzinha ela acha no cabeleireiro.
Muito banaca o texto! diz verdades!
http://comerblogaramar.wordpress.com
Como sempre, que crônica boooooa, Xicosa!!! Parabéns!!! Você aguça a curiosidade do leitor!! Adoro!!
Gostei banstante do Xico ter lembrado do Dalton Trevisan.
Nunca vi a imprensa falar sobre esse grande escritor.
Cemitério de Elefantes é um texto lindo sobre os pinguços.
Cemitério de Elefantes, conto maravilhoso que traz ao leitor um mundo de seres situados à margem do chamado “mundo oficial”. Simbolizando a categoria marginal dos personagens, os bêbados vivem à beira do rio e são alimentados pelos pescadores. Um duplo sentido é estabelecido: bêbados e elefantes são a imagem viva do peso, da lentidão, da falta de jeito e, ao mesmo tempo, aceitam resignadamente um destino irrefutável …
muito emocionante!!
Xico, parabéns pela escrita. Como cearense, morro de orgulho! Tuas cronicas tem tudo a ver com que a gente vive ultimamente. Abraço, cabra!
Ainda acho que o “seji home” que tá valendo, pois esses fru frus todos que alguns homens agora estão lançando mão, são verdadeiros “derruba tesão” !!!
Maravilhoso texto XICO, como sempre!!
Nem a la homem nem a la mulher. No seu cantinho de sempre elas irão procura-lo na horinha certa. Sensibilidade! Semsibilidade! Um genero em cada ocasião!
Muito bom. E no fim das contas a melhor etiqueta nessas horas é ser o que verdadeiramente se é. Isso sim é que é ser cabra hómi!
Que saia justa! Será que os homens estão tão perdidos assim? Vc é um”expert” em mulheres Xico,um real sedutor.Dê uma aulinha p/ os machos neuroticos. Vc é tão brilhante q ofusca tudo e todos por onde passa. Parabéns pela milionesima vez!Sempre genial.
Interessante saber que o mundo masculino é lotado de dúvidas tb… Sensacional texto! Nada de pensar, agir de acordo com a cognição do momento… “Seji home, cabra!” fechou de forma definitiva! Bárbaro!