O capital erótico e o 1º milhão de um babaca
16/04/12 13:49Para Humberto Werneck
Toda vez que vejo essas matérias do tipo “como chegar a um milhão aos 55 anos”, era o caso desta de hoje na Folha, lembro de uma carta do escritor e psicanalista Hélio Pellegrino ao seu amigo Fernando Sabino:
“Investi na amizade, no capital erótico, e não me arrependo. A salvação está em você se dar, se aplicar aos outros. A única coisa não perdoável é não fazer. É preciso vencer esse encaramujamento narcísico, essa tendência à uteração, ao suicídio. Ser curioso. Você só se conhece conhecendo o mundo. Somos um fio nesse imenso tapete cósmico. Mas haja saco!”
Pellegrino acabara de fazer 60 anos. E tirava a buena onda mineira com a vida. Foi Antonia, sua neta, que primeiro me relatou essa história. Como já era amante platônico da sabedoria do avô, caí de amores pela igualmente sábia netinha carioca aos 22. Daí vivemos o nosso belo amor possível.
Voltemos ao essencial, que está aqui, ó: investi no capital erótico. Investi no amor, no ensaio de amor, no amor da vida ou no amor da quinzena, no amor do vez-em-quando, no amor ponte-aérea, no amor bêbado inconsequente que se revela com o o sol por testemunha(quem é você mesmo, baby?, sinto que te amo!)
O capital erótico não entra na conta do PIB. Pena. Nem mesmo em um país cuja produção é conduzida por um derretido e italianíssimo ministro Mantega.
Falo da matéria de hoje, do milhão aos 55, para evitar maiores humilhações a todos nós. O correto, na falta de noção norte-americana, é o primeiro milhão aos 30 anos. Um milhão na conta e zero de saldo erótico-amoroso.
E você, amigo(a), a quantas andas o seu extrato para simples conferência?
Aqui sob o ceuzão que nos protege na Candangolândia, Brasília, direto da 1ª Bienal Brasil do Livro, um beijo a todos –com ou sem erotismo.
Caro Xico,
Vou ao show do Dylan aqui em BH.Escutar Simple Twist Of Fate ou Like a Roling Stone me faz lembrar meus amores e as doces ilusões da vida.Quanto vale uma ilusão de amor?Noites Brancas…
Jaime Junior, ilusões de amor não valem nada. Não se trata de amor. Mas a reflexão, a tolerância, o exercício dos discursos e práticas pacíficas, a tentativa de melhora e de mudança de prisma, valem muito!, por mais violentos que sejamos. Bom show do Dylan!!! “How many roads must a man walk down before we can call him a man?… how many years can some people exist before they are allowed to be free?… how many times must a man look up before he can see the sky?… The answer, my friend…
…is blowin’ in the wind…Cara Daniela,claro que as ilusões valem a pena,principalmente as de amor…Noites Brancas é um romance “menor”de Dostoievsk.Leia e perceba.
kkkkkkkkkkk Essa Daniela é mt pirada, cara! PQP.
O céu de Brasília, que coisa linda! Há tantas coisas boas em Brasília!!! Há mazelas também, “como tudo na vida”. Aproveite a feira literária! Estou para comprar algum de seus livros.
Unir as duas coisas. Qual o problema ? Não se trata de ser assim ou assado, mas sim E.
Gênio Xico, Gênio!!!!
Porra eu acho muita sacanagem. Vcs sabem que minha mae nao aceita minha condicao de homossexual. Tenho que fazer tudo escondido, venho de uma familia de militar… Sou filho unico, ai vcs abrem minha intimidade nesse blog? Isso eh o cumulo da falta de respeito.
Blog de um babaca escrevendo pra outros. Pq? “Um milhão na conta” (tirado do artigo) e “zero no saldo erótico amoroso” (estupidez tirada da própria cabeça pois o artigo não diz nada acerca do saldo amoroso, que pode por ex. ser muito maior que o seu). A partir daí o babaca segue criticando exatamente a contraposição maniqueísta que ele mesmo inventou do nada. Vc é um mestre nisso: diz que disseram o que não disseram e passa a criticar o que não disseram.
Se o maior problema dele fosse este, Margarida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ah se essa força toda fosse usada para fazer algo útil além da crítica!!!! Estaríamos diante de uma Madre!
denuncio o uso ilegítimo desse nome: Margarida Andrade
Esses que se mostram anonimamente ferozes, sugerindo covarde e erroneamente informações desqualificadoras sobre os outros, usando nomes de outros -o que é muito diferente de fazer crítica, ainda que leiga, a produtos culturais – deveriam exercitar melhor os próprios juízos. Intimidações dessa natureza não estão de acordo com a democracia.
E para o Plinio, o Xico e cia, criancas que por um tempo tanto nos divertiram, deixamos nosso ADEUS.
http://www.youtube.com/watch?v=oqnmm698qlU&feature=related
Ps – Partimos tristes e ja saudosos. Mas tudo o que eh doce acaba kkkkkkkk
”Deixa o medo de lado, faça da felicidade, seu aliado.” http://twitter.com/#!/_Filosofei
Gente, pelamordedeus… Eu tenho mais o que fazer. Vcs quiserem da corda a esses otarios desocupados, problema de vcs. To fora. Babaquice demais pra meia hora de minha segunda-feira. Bom seria, mesmo, repassar, com os IPs, os nomes que pegamos. Mas… ces fazem como quiserem, eh so minha opiniao.
To contigo, G. Perdeu a graca. Encheu o saco.
Encheu o saco, agora? ha muito tempo, ne? Agora, ca entre nos, sera que vovo Pellegrino, direto da academia da sabedoria, se envolve na brincadeira??? Por que isso merecia um furo de reportagem! rsrs
A info que tenho, da clinica dermatologica da mae, eh que vovo Pellegrino perdeu uma neta de maneira tragica. So lhe resta essa outra e, por isso, faz tudo o que ela quer – logo se ve que NAO EH DE GRACA O QUAO A GURIA EH BOBA E ABUSADA… Tava na hora de uns tapinhas, ne?
Manda o PLinio da! kkkkkkkkkk “Vai que uns tapinhas nao doi, uns tapinhas nao doi uns tapinhas nao doi” kkkkkkkkkkkkk “Puxe meus cabelos, deixe que eu galope em cima de vc Plinio! Vc eh meu maior amigo!!!” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
passa os IP´s
O plinio ja me comeu. Ele eh gostoso, sim.
E o melhor do Plinio Fraga, eh que ele tem amigos que se acham espertos. Mas nao cansam de ser otarios kkkkkkkk “Mesmo desanimado, eu vou tentar de novo.” http://twitter.com/#!/_Filosofei
PELLEGRINO, 70 ANOS KKKKKKKKKKKKKKKKK Para comprar, entre em contato com a unidade Pellegrino mais próxima. Contato: http://pellegrino.com.br/nova/produtos/produtos.asp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu preciso do Plinio Fraga me rasgando inteira como ele fez comigo quando xifrou sua mulher. Plinio, your love-making is incomparavel! Eu xifro qualquer homem por vc!!! Meu amor, vc eh o super homem braasileiro, Vc eh o maior fudedor que nos ja conhecemos! E viva o Plinio Fraga!!! Ieeeeeee!!!! Minha xoxotinha eh tua gostosao!
Basta entrar aqui, por que sao frases MUITO profundas que vai mudar a vida de qualquer pessoa. Entrem no nosso twitter!!!Imploramos! http://twitter.com/#!/_Filosofei E quem nao quiser entrar va tomar no cu tbm que eu tenho que cuidar do meu filho!
Vao tomar no cu, bando de boiola! “A liberdade está nos sentimentos. Permita-se ser feliz, dê valor a cada segundo vivido nesta vida louca.” Esse eh o meu twitter de mais uns amigos (as) meus. Quem quiser se libertar e abrir a cabeca basta entrar aqui: http://twitter.com/#!/_Filosofei
Pois eu amo o Plinio Fraga! AMO MESMO. Sei que o cara eh concreto em putas, viciadao em sexo, que ele sofre o velho bloqueio emocional do video-game e das travecas. Sei que ele precisa de um viagra… Mas, porra, o que seriam de nos, homens, se as mulheres nao tivessem jamais ouvido falar de otarios como o Plinio Fraga? ahuahuahuahua
Quem ama o Plinio Fraga sou eu! Uma vez um amigo dele me disse, o Plinio tem o maior pau que eu ja vi kkkkkkkkkk Porra, Plinio, ingenuidade tem limites! Será que tu nao enxergas que NINGUEM aqui (do meu lado) quer nada contigo??? kkkkkkkkkkkk Ta foda, hein cumpadre! Aquele twitter ali, mais as fotos que pegamos, mais os e-mails rastreados kkkkkkk SE liga, mane!!!!
Nao, doida! dorme com ela, a Ilana (nao ele) e sonha comigo kkkkkkkkkkkk Tu trocaste!
Eu amo o Plinio Fraga Eu amo o Plinio Fraga Eu amo o Plinio Fraga Eu amo o Plinio Fraga Eu amo o Plinio Fraga Eu amo o Plinio Fraga Eu amo o Plinio Fraga – PENA, QUE EU NAO AMO O PLINIO FRAGA. Mas ele nem desconfia… Deixa ele acreditar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk AMOR, PORRA DE ILANA! EU TE AMO! Agora dorme com ele, mas sonha comigo, vai, vai, vai ??? kkkkkkkkkkkkkkk
Xico, também li e achei um babaca, principalmente qdo disse que preferia ganhar dinheiro a brinquedos, um verdadeiro pobre de espírito!
Caro Xico, trata-se simplesmente de uma questão de valores, não monetários mas humanos. Alguns valorizam o ter, outros o ser. Simples assim. Cada vez mais muitos se afastam do convívio social para ficarem em casa, guardados por Deus, contando o vil metal… Grande abraço. Afonso
Boa, Xico!
O único milhão que tenho é meu querido e amigo pau. Cuido bem dele, é um dos meus bens mais importantes. Salve o amor e a amizade!
Pena que nem todas que amei me amaram de volta. Pena que não retribuí na medida certa a todas que me amaram. Encontros e desencontros.
Mas vou continuar amando para todo o sempre.
Guardar alguma grana é bom só para não cair nas armadilhas do capitalismo e ficar a salvo de bancos, agiotas e que tais.
Sou um cara barato. Mesmo amando muito, não me enforco no fim do mês. Mas juntar um milhão só valaria a pena se fosse pra ter um harém.
Mas por falar em capital erótico, Xico, está na hora de tu publicar texto sobre as travestis. Bora!
Xico, tu é o cara !
Só isso tenho a dizer … em qualquer área que tu se enrosca sai coisa inteligente, parabéns !!!
Como diz o Sábio:”Fora as mulheres, os amores, as festas, as celebrações, amizades, bebidas e zonas, desperdicei todo meu tempo e dinheiro, em bobagens!!!
Xico, seria Edgar o corvo de dessa matéria?
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/04/corvo-audacioso-e-flagrado-pegando-carona-nas-costas-de-aguia.html
Não costumo usar essa expressão, mas acho que tem tudo a ver pra elogiar a bela e inspiradora crônica do grande Xico Sá: do caralho! Valeu Xico!
xico, complicada a relacao amor x $$$!!! Tiene que tener equilibrio e muita cumplicidade, admiracao pelo seu amor, nao necessariamente pela conta bancaria!!! E vice-versa!!! Beijao
Há quem diga que o amor morreu, e a falta de capital erótico no mercado comprova a tese.
Mas há quem diga que o amor sobrevive, resistente, dentro de uma lata de lixo qualquer do Baixo Augusta, entre latas vazias de sentimentos e preservativos cheios de esperanças.
De que serve o dinheiro se tu não tens amor e erotismo para gasta-lo ?
Tenho 33, quase 34, e investi tudo no capital erótico e no amor sem rédeas ou fronteiras. Meu último grande investimento nessa área pode ser conferido nesse breve conto http://blogs.obaoba.com.br/memetendo/naquela-noite/
O resultado é nenhum merréu na conta bancária, nenhuma amada no momento para eu investir meus doces galanteios e meu profundo desejo, mas um milhão de grandes histórias e sentimentos para contar.
Grande abraço Xico, sou seu fã desde quando tinha grana no bolso.
Na área profissional, investi no amor pela palavra e pelo magistério. mas o mercado estatal me prega peças diariamente, seja no extrato emotivo, seja na conta bancária