O luxo de morar sozinho e a solidão domingueira
15/04/12 00:02“A única vantagem da solidão é poder entrar no banheiro e deixar a porta aberta.”
Não tinha a menor graça, como atesta a frase do cronista e compositor Antônio Maria (1921-1964),essa moda de morar sozinho.
O que era sinal de abandono e decadência sem elegância, hoje é sinal de status e prêmio à individualidade, como diz reportagem de Nathalia Ziemkieicz, na “Época”.
Somente na cidade de SP, onde a tendência é mais forte, são pelo menos 503,9 mil moradores neste estilo, incluindo este caballero solitário que vos batuca.
Confesso que aprecio –e repare que não se trata de um ermitão convicto. Coisa de quem encarou diversas repúblicas estudantis, apinhados sótãos de pensões da rua das Ninfas (Recife) e uma quina de acasalamentos.
Morar sozinho, para quem já não é mais criança e adquiriu um rosário de manias, é valioso. Tem um momento, porém, que o banzo pega, afinal de contas o planeta melancolia nasceu para todos.
Trato dos domingos, como ensaiamos falar aqui outro dia. Aquele momento que você não tem alguém para o simples ato de coçar o meio das costas, naquele ponto da anatomia em que a mão não alcança.
Você há de fazer a Greta Garbo com sua famosa ordem para o mundo deixá-la no seu refúgio: “I wan to be alone”.
Você há de dizer, bem-resolvido(a), aproveita que é domingo, vai até à feira japonesa da Liberdade e compra uma daquelas mãozinhas coça-costas.
O almoço solitário do domingo, principalmente depois que você se separa, também pega. Ô! Mas aí tem aquele amigo papo-bom que tira de letra.
Ou, como aconselho, você manda a lasanha (semi-pronta) do desprezo no forno e mata inclusive a ansiedade qual um Garfield.
Há quem diga que a pior solidão é quando você adoece e não tem alguém ali para fazer um chá, uma sopinha, ninguém ali para fazer a Ana Neri -a heroína matriarca da enfermagem brasileira.
É pensando nisso que a minha mãe sempre me adverte nos intervalos de solteirice: “Case, meu filho, imagina ter uma dor de madrugada e ninguém por perto?!”
Seriously necessary put up admin wonderful a single i bookmarked your website web page see you in following web site submit.
I was searching for this weblog very last three or more days and nights great blog manager good posts anything is terrific
Superb put up admin thank you. I discovered what i used to be trying to find right here. I’ll review whole of posts in this day
Hello admin very good submit very much thanks cherished this blog seriously a lot
Adorei o texto e os comentários de vocês. Nossa!, é muito complicado opinar sobre esse assunto. Sempre vivi cercada por pessoas e por diversas vezes me sentindo só. Noutros momentos só, porém bem preenchida. Morar sozinha é um sonho, ainda. As vezes penso até onde vai nossa liberdade (ou melhor o nosso desejo de ser livre)… Se está só ou querer ser individual tem razão em desejar ser livre?
Penso que morar só pode ser uma escolha de vida, mas ao mesmo tempo uma forma de se proteger do outro. Afinal, na história da humanidade é sempre o homem a maior vítima do bicho homem. No entanto, conviver parece ser uma ser uma coisa da qual nossa natureza sociável (por vontade ou não) acaba não se dissociando. Incongruência do SER humano.
Morar só pode ser uma opção saudavel……..Xico lembre se da Ana Neri no dia 12 de maio ta? Bjos
Realmente, morar sozinho é um estilo de vida, com benefícios tamanhos que não tenho como elencar, porém, alguns dissabores… como fechar um vestido de fecheclair, passar bloqueador solar nas costas, trocar lâmpada com plafont (ninguém para segurar aquela porcaria de vidro, que nem sempre cabe na porcaria do topo da escada, e vc tem que descer a bendita de 3 metros, colocar o plafont n’alguma mesa, e subir com a lâmpada, depois descer de novo, pegar o peste do vidro e recolocar).
Ah, e os domingos? Bom domingo é um dia de descansar do sábado que, certamente, foi bem barulhento, intenso, com muita gente…
Amo morar sozinha!!!
Caro Xico,
Faça um “cigarro´´,abra uma garrafa de Merlot ,ponha na vitrola Blood On the Tracks do Dylan,e perceba que a solidão nos revela as boas companhias…
Eu morava sozinho, mas fiquei revoltado e fugi de casa.
Acho que é normal uma certa melancolia aos domingos. É o inconsciente coletivo.
Tem gente que tem depressão quando escuta a música do Fantástico.
Agora Xico, se esse sentimento aparecer sexta à noite, acho que a sua mãe pode ter razão.
Xico Sá, amigo, me desculpe, sem querer desrespeitá-lo, mas tens o DNA do provincianismo (afinal,nunca se sabe exatamente se ser provinciano é bom ou ruim). Quem acha imprescindível ter gente em volta nas tardes de domingo ñ deve viver sozinho nem nos dias de semana. A solitude pode ser um tempo de ventura para quem acha riquezas dentro de si mesmo. Isso não quer dizer que não se goste de gente. Gente em volta é bom quando é uma escolha, não qdo é compulsório.
concordo plenamente!
Xico,
Vivo só e muito bem acompanhada, por mim mesma e pelas pessoas amigas. Domingo é sempre o melhor dia da semana pra mim e uma legião de amigos e amigas. Todos os domingos, mesmo sem marcarmos, nos encontramos nos bares e restaurantes do bairro, almoçamos, passamos a tarde conversando, bebericando, vendo futebol… Acho que ficar doente quando se mora sozinho, amedronta sim, mas aos homens, sempre incapazes que cuidarem se próprios. Quanto a nós, mulheres, nesse quesito não nos fazem falta, sempre cuidamos de nós mesmas, até porquê se fôssemos esperar por eles, morreríamos a míngua. Beijocas.
Xico escreve sobre sexo na semana do xico rebolado (menstration)
Menstruação
As vezes e muito bom estar sozinho, viver com suas neuroses e manias sem incomodar ninguém, além de se sentir livre, você se livra dos atritos da convivência… Mas quando se tem uma boa companhia, você se senta mais vivo.
“Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia”
( FRIEDRICH NIETZSCHE )
vamos dar a volta ao mundo vamos viajar no tapete magico voar
Eu não sei como um cara desses consegue espaço na mídia, tem que ser mídia brasileira mesmo porque em qualquer lugar sério no mundo um “filófosofo de bobagens” como esse tal de Xico sei lá o que não teria espaço nem pra dizer “oi”.
Já que a filosofia dele não te agrada e você considera que ele não merece espaço, porque você “perde” tempo visitando o blog, lendo as crônicas e ainda comentando? Não estaria você mesmo ampliando o espaço por ele conquistado?
Esse tipo de comentário sempre me parece inveja. Sem comentar a tal mania de alguns de dizer “tem que ser no Brasil…” Está descontente? Há mundo para ser descoberto aí fora, arrisque-se!
Parabens, Bia!
Parabéns, Bia. Malas como o “Marcao”sao desocupados chatos de blogs alheios – antes um tanque de roupa pra lavar.
kkkkkkk né não?
Parabéns pela resposta, Bia.
Já diziav minha avó “quem não sabe falar, melhor calar”.
Bia arrasou!
Marcão seu mala sem alça, vai morder fronha no Arouche!
Não necessitar sincronizar horários e não ter os pensamentos interrompidos por mesmices, é muito bom. O Domingo ou o dia mais vago que surgir, merece a “cereja” da vez, escancarada ou comportada entre uma cerveja gelada e um DVD para respirar as emoções.
Solidão…que nada! O texto pelo menos abre brecha para nos defendermos dos eternos ataques dos mal casados e dos casados maus, sempre a nos olhar com pobres coitados que ficaram para cuidar das roupas dos santos nas procissões. Eu casei Comigo mesmo e tenho um filho, cujo apelido é Mim. Mim faz, me faz e faz-me, nós não sofremos mais.
todo relacionamento dá problema, mais cedo ou mais tarde… seja um relacionamento com outrem ou consigo mesmo.
o problema é que ninguém nos ensina a conviver com o outro. mesmo que esse outro seja nós mesmos.
se bem ou mal escrito o texto do chico (a idade me permite tal intimidade), o bom é parar pra pensar, as vezes me sinto tristimente só, mesmo acompanhada, as vezes é estonteante dividir a vida com alguém (já ha 25 anos), mas com certeza a melhor hora é quando vem o “medo” seja ele de qual natureza for…..aí sim é imprescindível o abraço do companheiro.
bjs CHICO, que vc tenha o abraço qdo precisar!
todos que estamos comentado,estamos solitários. é díficil mais a vida vai ensinando , Chico grande texto pra quem tá passando uma barra pesada. valeu. grande abraço a vc e a todos. fiquem com DEUS.
JADIR BRAGA MACEIÓ AL
VALEU XICO E ISSO MESMO.PIOR MESMO E SOFRER DE SOLIDAO A DOIS.
DONIZETTI .
OSASCO SP
O texto nao esta mal escrito e sim esta dando um toque bem por cima sobre a questao de morar sozinho….,cabe a todos os leitores interpretar como quiserem e debaterem pelomenos coerentemente e nao dizer que o texto esta mal escrito….esse raul é um idiota….ao inves de reclamar contribua com algo….e que seja bem redigido…ja que o texto aqui em questao nao esta adequado na sua opiniao…
é bom morar sozinha, horas boas sem ter que dar satisfação, não precisar abrir a boca quando não é preciso ficar muda, é otimo.
Não gostei do texto.Mal escrito….sorry
Onxe!
Moro com outras pessoas e me sinto só…essa é a pior solidão…inclusive aos domingos, não vejo a hora de chegar a segunda e qdo dah sexta me bate uma deprê!Não vejo a hora de morar só…e ter liberdade no meu próprio lar.
Exatamente o que eu escrevi, Fernanda. Espero que sua liberdade chegue logo. Boa sorte!
Também estava me sentindo assim, minha querida Fernanda. Era casada há 25 anos e me sentia muito só, sem liberdade nem pra assistir a Tv. Já há um ano moro sozinha e nunca mais senti solidão. Hoje me sinto em paz e livre. Corra atrás de sua liberdade. Boa sorte!
ser humano nunca esta feliz essa é a real…,quando esta com alguem quer estar sozinho….e vice versa….,mas, dizeres a parte podem anotar…..estar sozinho é a melhor coisa….,uniöes só trazem problema/s cedo ou tarde….,vem filhos…..ai eles crescem dao trabalho….a mulher ou marido comecam trair….,afffff,quem estiver sozinho escapa de tudo isso…quanto ao comentario da Sônia a respeito de Avc etc….,paciencia minha cara….,quem cuidar da saude se alimentando bem ,fazendo exercicios etc etc…coisas que alias geralmente quando se tem alguem nao da pra se fazer….vc pode evitar tudo isso…,caso nao de paciencia né….,se vc tem um marido…e ele te leva no hospital e vc morre nao vaipassar muito tempo ele ja vai estar com outra….,se é que ja nao vai te levar estando com outra…,entao qual é a diferença???
kkkkkkkkkkkkkkkkkk Crise de risos, Eu acho que sei quem escreveu esse comentario kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Xico, morar só é bom. Mas tem dias que a condição de viver sozinho é de procurar alguma coisa no perambular pela casa e nunca achar. Nesse momento estou vendo um dvd do Led Zeppelin para movimentar um tanto o silêncio da vizinhança. E o mais interessante são os debates com a tv. Ainda bem que os amigos e amigas sempre aparecem para aquelas boas festas. A casa aqui está se tornando sede para esses amigos e amigas que gostariam de morar sozinho. Imagina ai. Ainda assim gosto muito da condição!!! Parabéns pelo texto.
Vivi por tantos anos uma “solidão a dois” tão doída, que estou achando o máximo o fato de estar sozinha. Boas leituras, bons filmes, bons amigos e muita atividade física me deixam em paz agora ( coisa que eu não tinha quando tinha um companheiro entre aspas. Só entre aspas…
A solidão não é um monstro,dá pra viver só sem drama ,dizem os ermitões.Mas e no caso de cair no banho,engasgar com frango ou ter um AVC?!!!!!!.Esse monstro vem no pacote junto com a solidão,e ai meu amigo?Antes mal acompanhado…..
Infelizmente nascemos sozinhos e vamos morrer sozinhos….,pobre ser humano que nao sabe lidar com a solidäo……;é so repararmos com mais atençao que veremos o quanto estamos sozinhos no dia a dia…,seja com ditos amigos…que na hora h nao sao amigos coisa nenhuma….,com crenças em religiao na tentativa de arranjar alento ás angustias……,a solidao é algo inerente ao ser humano que na busca contraria a isso se mete nas maiores enrrascadas…pode perceber….,e tudo isso por medo de enfrentar a durissima vida sozinho…..