O Top 10 do sofrimento feminino
09/04/12 20:41A minha dor não é a dor dela, como na música de DJ Dolores & Orchestra Santa Massa. É outra voz, outra parada.
Meu mundo caiu, simbora. Depois de listas e mais listas da cornitude macho-jurubeba, um top 10 do tal derramamento das fêmeas. Na voz delas próprias.
De Dolores Duran a Amy Winehouse, a dor que deveras sente na goela e no coração das divas.
Este blog encomendou a lista a Denyze Moreira, La Lady Dee, cuja vitrola é um primor no assunto. Jornalista, blogueira do “Garota Isso” e proprietária de uma das bocas mais bonitas da miscigenação dos trópicos, a moça mandou seu top 10 no capricho.
“Pra quem se acha muito sofrido por ter sido/ser corno, saiba que não é nem uma bolha num calcanhar descalço num dia de verão na Faria Lima se comparado ao sofrimento do “atropelamento e fuga” (causado pelos homens) que vitimam as mulheres”, confessa ela, machucando com jeitinho.
Às canções de amor dilacerado, aí com seus devidos links para a radiola do youtube.
1 – Maysa – Ouça – “Ouça, vá viver sua vida com outro bem / pois eu já cansei de pra você não ser ninguém…”
2 – Dalva de Oliveira – Pela Décima Vez – “Jurei não mais amar pela décima vez / jurei não perdoar o que ele me fez, mas o costume é a força que fala mais alto do que a natureza…”
3 – Gal Costa – Folhetim – “Mas na manhã seguinte, não conte até vinte, te afastas de mim / pois já não vales nada, és página virada, descartada do meu folhetim…” O vídeo do link é imperdível: aquele da novela “Dancyn Days”.
4 – Elis Regina – Noves Fora – “A tua falta somada / A minha vida tão diminuída
Com esta dor multiplicada / Pelo fator despedida…”
5 – Elza Soares – Lá vem você – “Quando você se foi / Deixou uma lacuna no meu peito / E hoje eu quero ter esse direito / De escolher o que é melhor pra mim…”
6 – Diana – Por que brigamos – “Ó meu amado porque brigamos / Não posso mais viver assim sempre chorando…”
7 – Dolores Duran – Canção da Tristeza – “Que eu nunca mais escute /O som da tua voz / Que eu não te veja mais, jamais…”
8 – Adele – Many shades of black – “Go ahead / and smash it on the floor
Take whatever’s left / and take it with you out the door…”
9 – Ella Fitzgerald – The man that got away – “The night is bitter,
the stars have lost their glitter / the winds grow colder, and suddenly you’re older / and all because of the man that got away…”
10 – Amy Winehouse – Love is a losing game – “Why do I wish I never played / Oh, what a mess we made / And now the final frame / Love is a losing game…”
Sentiste falta de alguma outra canção dolorosa, Lola? Que outras faixas mereciam estar nesta lista?
dias,mêses, se passaram.
E a te beijar outra mulher eu vi.
E vi no seu olhar envenenado.
O mesmo olhar do meu passado.
E soube então ,que te perdi.
Fafá de Belém canta em seu primeiro LP.
Agora com link correto:
Pega essa que a Clara Nunes canta:
http://www.youtube.com/watch?v=1unp_sUTxyA
“Mente pra dar um novo inicio, ninguem liga sacrificio,
quando ele é o único meio.
Pois na mentira, meu amor, crer, eu não creio.
Só pretendo que, de tanto mentir, repetir que me ama,
você mesmo acabe crendo.”
maravilhoso!
Pega essa que a Clara Nunes canta:
http://www.youtube.com/results?search_query=clara+nunes+mente&oq=clara+nunes+mente&aq=f&aqi=&aql=&gs_nf=1&gs_l=youtube.3…2954.5064.0.5179.17.10.0.0.0.0.286.486.2-2.2.0.
“Mente pra dar um novo inicio, ninguem liga sacrificio,
quando ele é o único meio.
Pois na mentira, meu amor, crer, eu não creio.
Só pretendo que, de tanto mentir, repetir que me ama,
você mesmo acabe crendo.”
all i could do was cry – etta james. ” i was losing the man that i love and all i could do was cry”
sobe o som
Beth Carvalho – Chega de saudade
http://www.youtube.com/watch?v=S206C4KnDZI&feature=related
Last Kiss – Taylor Swift
“Vou festejar o teu sofrer, o teu penar.
Você pagou com traição a quem sempre te deu a mão.”
Não existe mulher, por mais evoluída que seja, que não fique feliz com o sofrimento de um miserável traidor.
eu disse a ele 2 minutos depois de mandar a lista q faltava essa, na voz da então jovem beth carvalho e o pessoal do cacique de ramos. Cantei pra ele, inclusive! Essa é coisa de gênio!
Beth Carvalho – o mundo é um moinho
http://www.youtube.com/watch?v=G2FOoLncgFQ
a musica brasileira é linda
Corrigindo, dalva: “e descobri num repente que o amor é simplesmente o ridiculo da vida”, tá bom assim?
dalva de oliveira: “e descobri num repente que o aor é simplesmente o ridículo da vida”, quer mais?
Concordo com Val: “Sufoco”, de Alcione, é de matar. Aliás, quase todas da Marrom, que eu adooooooogo!
lhasa del sela – desdeñosa
Cara…é de cortar os pulsos.Eu te perguntaria…e vc? Pq eu te ouço e vejo na TV…e penso…esse cara já foi mulher em outra vida.bjs
Não sei se vou aturar, esses seus abusos/Não sei se vou suportar os seus absurdos/Você vai embora, por aí afora/Distribuindo sonhos, os carinhos que você me prometeu/Você me desama, depois reclama/Quando os seus desejos já bem cansados/Desagradam os meus
Não posso mais alimentar a esse amor tão louco, que sufoco/Eu sei que tenho mil razões até para deixar de lhe amar/Não, mas eu não quero agir assim meu louco amor/Eu tenho mil razões para lhe perdoar por amar…
“Espumas ao vento”, com Elza Soares. Dói a alma a interpretação dela…
lilac wine, na voz de nina simone… king rides by, cat power….
Chico, quando a cornucópia das dores passar, é bom lembrar que, também, fazemos muito bem a elas. Tanto que elas confessam, sem aperto, sem arrocho, num abraço: “(You make me feel like) a natural woman”. Duvida? Pergunte a Carole King, Aretha Franklin e, mais “hordiernamente”, para a Adele.
Li um livro muito legal, o título se não falha a memória é a” vida sexual da MPB”, e tem um capítulo inteiro sobre a fossa na MPB rsrs não só mulheres a curtem ou a interpream magnificamente… mas enfim! rsrs Bem legal seu top 10! Bjocas!
Folhetim não é de dor… “se acaso me quiseres, sou dessas mulheres que só dizem sim por uma coisa à toa uma noitada boa…” Mulher decidida, faz o que os homens costumam fazer: “na manhã seguinte não conte até vinte, te afastas de mim…”
talvez seja a maior dor,não? ou vc acha q essa personagem tem tanta certeza assim? beijo
Concordo com a Gisele Xico, dois contra um….rs
rapaz,eu acho a danada tão sofrida. levo em consideração uma historia frustrada anterior.mas ai é pura interpretação. gracias pela leitura
abs
concordo plenamente com o Xico, a gente canta essa depois de grandes traumas! essa sempre vem, triste triste, mandei pro meu namorado qdo estávamos começando e ele não curtiu muito, agora entendo, percebeu o resto de sofrimento. Grande Xico, saca muito a alma feminina e masculina!
Parece que sim… não que não seja uma vida vazia, mas ela não parece ter problemas com isso. Mas também quem disse que a mulher não pode se sentir bem com isso, às vezes, não é??!! rs
faltou etta james aí hein!!
“E vá se procurar.
Vá se desamar,
Que as esquinas da vida
Te fazem voltar.
E quanto à minha dor,
Não se importe, amor
Já se fez minha amiga
Ela dói devagar”
Alcione 😉
E Xico, outra que a Elza cantou em sua estréia no show do Ary Barroso e só voltou a cantar no filme Chega de Saudade (aliás esse filme é uma aula de maturidade) chamada Lama, de autoria de Aylce Chaves e Paulo Marques vale a pena também. Música duríssima, ela evitava cantar.
lama poderia muito bem constar da lista.abraço
Eu quero paz
Quero dançar com outro par
pra variar, amor
Não dá mais pra fingir
que ainda não vi
as cicatrizes que ela fez
Se desta vez ela é senhora deste amor
pois vá embora, por favor
que não demora pra essa dor
sangrar .
De repente ser livre até me assusta, me aceitar sem você, certas vezes me custa.Como posso esquecer dos costumes se nem mesmo me esqueci de você!
salve , salve Maria sempre…
Xico, já notou que os homens são pródigos em nomear suas musas (Marina, Lígia, Sandra, Vera Gata, Dora, Luísa etc), enquanto com as mulheres isto quase não ocorre (pelo menos aqui no Brasil)?
Xico, faltou Atrás da porta: “Quando olhaste bem nos olhos meus. E o teu olhar era de adeus, juro que não acreditei. Eu te estranhei, me debrucei. Sobre o teu corpo e duvidei …”
Essa é a musica que mais me dói!!!
Fim de caso – Maysa. Uma pedrada!
Eu desconfio que nosso caso está na hora de acabar. Há um adeus em cada gesto, em cada olhar. Mas nós não temos a coragem de falar…
“Quando você me deixou meu bem, me disse pra ser feliz, e passar bem, quis morrer de ciúme, quase enloqueci, mas depois, como era de costume, obedeci….”
claro que só podia ser do Chico
Suely Costa, “Coração ateu”, “O meu coração ateu quase acreditou/Na sua mão que não passou de um leve adeus/Breve pássaro pousado em minha mão/Bateu asas e voou”.
essa é quente!abs
Amado, Vanessa da Matta