A Semana Santa e os pecados da carne
02/04/12 12:36Ah, permita, amigo, como ex-coroinha, mascar a hóstia da nostalgia e decretar: a Semana Santa foi praticamente extinta e desmoralizada pelos católicos.
Já era. Agora não passa de um vulgar feriadão de sexta-feira.
Senta que lá vem meu fragmento de “Amacord”, meus recuerdos de Ypacarai:
A melhor coisa da Semana Santa, além de não ter aula de segunda até sexta, era a proibição de tomar banho de quarta-feira por diante.
Outra coisa boa e perversa era fazer o papel, no drama da “Paixão de Cristo”, de um daqueles soldados que descem o chicote em Jesus.
Sem essa de distanciamento teatral. Era no lombo mesmo, o que dava mais veracidade ao espetáculo ali nas proximidades do Romeirão, em Juazeiro do Norte.
A Semana Santa era mesmo uma bênção dos céus. Não essa meia-boca de hoje, apenas com a sexta-feira dedicada ao ócio criativo.
E ai de quem teimasse contra as leis divinas. Ficava aleijado, óbvio, como nos milhares de relatos ouvidos a cada ano.
Quarta-feira de Trevas. A folhinha do calendário já deixava o veto ao banho mais do que explícito. Não podia mesmo. Nem de açude.
Só os desnaturados pecadores ou comunistas, e eles estão em toda parte, desdenhavam dos costumes, mesmo sob o risco de ficarem tronchos e empenados.
A pequena gente, a meninada, sempre correndo do banho qual um bode, vibrava com a proibição católica.
Parecíamos aquele garoto judeu que faz o Woody Allen criança no filme “A Era do Rádio”.
O gurizinho, fina ironia, chega à conclusão de que há uma grande vantagem em ter nascido em uma família pobre naqueles anos 1940, arredores de Nova York: não ser obrigado a escovar os dentes com o mesmo rigor que os filhos dos mais endinheirados.
Hoje em dia na mesma Juazeiro, conhecida como a Meca do Cariri, uma minoria de católicos mais ortodoxos ainda guarda alguns preceitos antigos da Semana Santa.
A maioria liberou geral. Até banho toma nas trevas da quarta-feira.
Nem mesmo a distância da carne vermelha é questão de vida ou morte. A própria igreja relaxou o expediente. Digamos que a carestia na venda do bacalhau e do peixe tenha contribuído, ano a ano, para esta reforma do cânone.
O que os mais fervorosos não arriscam de jeito algum é a bíbilica conjunção carnal. O sexo continua um tabu nos grotões e vilas. Até os pequenos cabarés, os velhos bregas e lupanares, fecham suas portas.
É mesmo uma tristeza a vida de puta na Semana Santa, mas elas sempre fizeram questão, justiça histórica seja feita, de suspender as atividades. É hora de jejum e penitência.
Ao macho que comete o tresloucado gesto sobra um impiedoso e cruel destino: a impotência para todo o sempre, como prega a crendice.
Um amigo do Cariri, o Clóvis, ex-coroinha, católico à vera, papa-hóstia juramentado, vivia a paranóia de que as moças só lhe davam bola durante a Semana Santa. Era um daqueles donzelos que estampavam nas feições os vincos da estiagem e da carência. Um queijudo mesmo, coitado.
Tempos depois ficamos sabendo que se tratava de pura perversidade feminina. Só para testar a resistência católica e apostólica do garoto que ajudava o padre nos rituais da missa.
Boa Semana Santa a todos. Com jejum ou com muito sexo, se possível!
you are genuinely number a person admin your running a blog is wonderful i usually check out your weblog i am confident you might be the most effective
oh my god amazing post admin will examine your website at all times
Xico você é um gênio, não liga pra esses comentários jocosos que escreveram os imbecis.
Uma pascoa pornografica é o melhor remédio…
Te Amo Xico !!! Boa Páscoa !!!
Maravilha de texto! Sobre alguns comentários, me restrinjo a dizer “Santa Ignorância”
É interessante notar em alguns comentários a intorelância disfarçada de religiosidade. E como os “donos da verdade” se esquecem que o Jesus encarnado andou com pobres, pecadores e todos os tipos de transgressores de seu tempo e não com os religiosos e guardiões das tradições…
voce está certissima.eu prezo isso.beijo
Quanto ódio mascarado ao Católicismo há nesse texto, será que esse Chico é viado?
desculpa,achei q tava fazendo uma homenagem ao cristianismo.às velhas tradições.ou nao escrevi direito ou vc leu errado.prefiro achar q erre na mão.abraço
Adorei!!!
Trazer o respeito para dentro de suas casas,são poucos.Baseado em texto como esse que se pode dizer:se Jesus vivesse na terra as pessoas quebrariam suas janelas.
vc tem razão.Por isso q prezo pelo cristianismo e presto homenagens como esta. abraço
Sempre fui catolica e nunca vi falar que na semana santa não podia tomar banho, quanta bobagem!!!
na igreja nunca foi falado sobre isso
JESUS MORREU NA CRUZ PARA NOS SALVAR
É BOM RESPEITAR ESSES DIAS QUE LEMBRAM SUA PAIXÃO…
falar em PAPA HOSTIAS” É UMA TOTAL FALTA DE RESPEITO SIM
JESUS ESTÁ PRESENTE NA EUCARISTIA
FELIZ DE QUEM CRÊ!!!!!
Voce certamente deve morar em alguma grande cidade,nao? nao estou desfazendo de Cristo,muito pelo contrário,estou lembrando de passagens reais da minha infancia adolescencia. respeite para ser respeitada.abraço
O que está tomando o lugar da religião? Em muitos lares, a recreação desbancou a adoração a Deus. Aos domingos, as famílias vão à praia ou às montanhas, mas não à igreja. “A missa é enfadonha”, disse Juan, um adolescente espanhol típico. Os ofícios religiosos não podem competir com partidas de futebol ou com shows de música pop, eventos que lotam estádios
Mas nas grandes cidades,
O homem foi perdendo a sua piedade,
Quer ser dono de tudo,
Quer ser o Prefeito,
O Homem sem Defeitos,
Quer ser além de advogado,
Médico ou
Rogado,
Donos de cursos de danças,
Presidente das Entidades,
Diretor das Faculdades,
Jornalista,
Artista,
Se sobrar mais um tempinho,
Lança uma moda para
Não importa que seja a mesma da
Roda,
E por aí afora,
Numa verdadeira diáspora,
Pois o importante é estar em
Destaque,
Tirar o fraque,
Usar o boné de
Craque,
E ir criando,
Sem nenhum espanto,
Tanto espanto,
Como se a vida fosse só
-quero ganhar tanto!
Xico, total identificação. Estudei em ‘escola de freiras’ – embora, hoje total liberta, ex marxista, ex socialista, hj nada, apenas vivendo e acreditando no ser humano – e ADORAVA esse ritual da semana santa. Até ter que ir, compulsoriamente, rezar o terço na igreja, afinal não tínhamos aula e paquerávamos o padre, que era um gato. Com todo o respeito, claro.
Adorava ??? tem de ADORAR (somente) a Deus, Nao a pessoas e/ou objetos. Nunca leu ou nao sabe entender a biblia ?
Vai se catar, meu.
coitade de vc cara….
assim eu choro.beijo
vai tu,mal-educada.
Mal criada Xico Sá? Mas gosto de ti. E reitero, Araújo, vai te catar.
Brasil o país dos feriados,inventam feriado pra tudo……affff falta do que fazer desses políticos e desses religiosos.
Gente, quem é q ta falando de religião aqui?
Estamos falando de costumes, de cultura regional…tem coisa que é característica às vezes de cada família e n tem nada a ver com a crença de ninguém. Desrespeito é outra coisa! Desculpa ae!
Eu adoro esse Xico!
Concordo com Adriana, por favor, respeitem a Deus, já que hoje não se respeita nada nem ninguém pelo menos respeitem e ensinem suas crianças a respeitar Deus. Não essas bobagens de não tomar banho, ou não cantar ou ainda não fazer nenhum serviço de casa. Mas aprender que o ser humano não pode tudo que ele é limitado e que existe alguém que é mais forte e mais poderoso e do qual todos somos dependentes, acreditemos nisso ou não. Aproveitem esta semana para refletir sobre tudo o que está acontecendo por aí, será que eu e você também não temos nossa parcela de responsabilidade? Será que não podemos tentar mudar o nosso mundinho e isto vai acabar repercutindo no mundo como um todo? Pensem nisso, e uma santa Semana Santa.
Pra beber. Santa semana santa pra beber vinho, whisky e gin. Muito gin tonica – muito jazz a meia luz e banhos interminaveis.
as pesaos nao respeitam mais as outras…agora ja falam em desrespeito a Deus, q coisamais pecaminosa…a gnt tem guardar a 6f Santa, ficar em reflexão, penumbra, assim como foi o dia da crucificação, q o dia se tornou noite…é algo de profundo nos corações arrependidos, corações pecadores…atualmente o mundo ja está mais q dificil, se nós não mudarmos o nosso jeito…o fim ja estará cada vez mais proximo…PENSE NISSO, E UMA SANTA SEMANA
Eita Xico bom de se ler…..Adooro.
E no Saia Justa, entao….
Chico Sa voce é demais! So se esqueceu de falar nos santos cobertos de roxo dentro das igrejas. E o que nao dizer do canto de Veronica, em sua parada teatral em plena procissao de Jesus Morto? Eu achava lindo e ao mesmo tempo aterrador… O som da catraca marcando os passos pelas ruas silenciosas e nos, crianças, numa euforia sem par. Como era bom ser ou parecer catolico!
Rapazes, nos tempo das coisa certa nem barba se fazia na quaresma!
Não se ouvia música, não se cantava e nem se ria!
Fudê intão…
Coisa certa ? coisa certa se deu antes de Adao e eva pecarem, depois nao, tendeu ? ou quer q eu desenhe ?
A semana santa para nós católicos, continua sendo santa, então por favor, quem acha isso tudo uma bobagem…guarde pra vcs mesmos…não mexam com a religião dos outros….quem quer comer carne…coma, quem quer ter sexo o tempo tempo …tenha, nós católicos não nos metemos na vida de outras doutrinas…por favos não venham interferir na nossa…Obrigada
“…nós católicos não nos metemos na vida de outras doutrinas…”
Haha até parece. Você (Adriana), pode ser, mas falar q o catolicismo não interfere na fé alheia… Tá por fora de história hein tia.
Vai tomar no c, Adriana. Catolicismo nao existe desde que as biatas teem casos romanticos com os padres – e ja faz tempo. Vem com essa pra cima da gente. Por favor, menos.
Aproveitando a sua grande sabedoria, Sr. Xico, gostaria que o Sr. mostrasse nos documentos da Igreja onde é proibido todos esses atos, eu pensava que isso fosse um sinal de respeito das pessoas ao acontecimento ocorrido durante a Semana Santa, mas como hoje em dia o respeito não existe, fazer o que. Cada um arque com as consequências que tomou. Um abraço
Poxa, só faltou o a malhação do Judas no sábado aleluia! ô coisa boa de curtir, desde a montagem do boneco até o relato no dia seguinte!
Não sei de qual Igreja Católica voce está falando!!! Eu sou católica, apostólica, romana, e a Semana Santos prá mim não acabou, ainda tem o mesmo sentido e é muito mais do que um simples feriadão. Se o mundo acha ‘tudo isso muito chato’ e dispensa Deus… problema do mundo…
Acho que pelo menos quem ainda acredita em DEUS, não deveria se esconder por medo de passar vergonha e dizer, “ei, respeito é bom e nós gostamos”. Se você acha tudo bobagem, vá sexta feira a churrascaria, ao motel,,,,,,tenho certeza que não vai ser punido por isso, pois DEUS perdoa os ignorantes e suas gracinhas de quem não tem o que escrever e pega qualquer tema, desrespeitando quem acredita e para quem a semana santa ainda é importante. Divirta-se com toda essa mediocridade.
Lembrar de Deus apenas em uma semana é tão fácil, né santinha !!!!
Na sexta – feira santa não podia nem brincar, se não o moleque adoecia, como sinal de castigo pela desobediência. Não pode varrer o chão da casa. Quem de desobedecesse neste período de quarta até na sexta, tinha o acerto de contas no sábado de aleluia. A chinelada cantava no couro do desobediente. Música, nada. O comercio fechava meio dia e só reabria depois da três da tarde.
Quando a getne conta essas história pros filhos, eles respiram aliviados…
Lindo Texo caro Xico, na minha casa era a mesma coisa (ali no norte do Paraná, mais exatamente Arapongas-terra de Val marchiori e maior polo moveleiro a Am.Latina), a falta de banho na quarta era o melhor, e carne (quando tinha) tbm era proibido, se a pessoa morresse, vixiii era uma semana sem televisão (o que nao seguiamos a risca-apenas o dia subsequente)..
Mas cá entre nós…temos que pecar, pois o que seria de Deus se nao pecassemos??Estamos aki para pecar e ele para perdoar…
ademais bom feriado a todos e a vc caro chico,
PS:espero nao te encontrar por aqueles lados do centro de SP mais exatamente em uma travessa da Av Paulista kkkk pois o jejum começou…Sem Casarão sem Blue Night
Cada vez escrevendo melhor, esse caboclo cratense!
Ei, cabra, saiba que ainda descem a chicotada no espinhaço do Cristo, lá por perto do Romeirão.
Juazeiro ainda tem muito papa-hóstia, sim. [rs.] E, no Crato tem menos, mas os de cá são mais sonsos.
Tinha combinado com o Cel. Humberto, um amigo, vizinho de frente, derrubar um carneiro na sexta e jiboiar tomando suco de cevada, mas a patroa do homem, a “coronela”, muito religiosa, tratou de esticar o indicador e pôr as regras bem claras, ditando a proibição do consumo de carne.
A pobre, no entanto, se calou logo quando foi instada a explicar o descumprimento dos banhos.
E o diabo do animal ‘tá mais caro do que ovo em tempo de quaresma. Mas o pecado compensa…
Não se come carne na sexta-feira da paixão. Mas qual é o sacríficio em comer bacalhau de 70 pratas o quilo?
O pecado tá no preço homem de Deus!!!
Bota o Dem com seu Lider Demostenes pra governar. Da uma olhada na casinha que eles moram com o auxílio palitó e observa a FALTA que eles sentem de comer carne na semana santa… PIADA. Brasil, Nordeste do Brasil, PIADA. Eu, fosse pobre, atacava casa de deputado. E ai de quem me prendesse. Bando de demagogo safado que so pensa em prestigio, poder e dim-dim no bolso.
Xico, só um aviso de um leitor:
o fundo não branco de ‘O Carapuceiro’ e o texto justificado facilitavam, e muito, a leitura.
Vê se a bodega aqui comporta esses emperiquetamentos.
Abçs!
O melhor destino é pecar!!!!!