O único bar que nunca fechou no mundo
20/03/12 02:25Agora o vício são as séries intermináveis.
Coisas da vida, coisas de blog, meu guru Kurt Vonnegut.Vamos começar agora mais uma. Não tem jeito. A série dos bares mais charmosos do planeta.
E um bar/restaurante pode ser bom mesmo sendo ruim e pode ser ruim mesmo sendo o Fasano.
Não depende de frescura, depende de espírito.
O Guanabara, um estabelecimento cinquentenário da cidade do Crato, no sul do Ceará, é bom e tem seus defeitos, mas possui o maior charme para um flanêur, um bôemio: é o único bar do mundo sem portas.
Quero ver alguém com a gracinha de tentar fechá-lo, como se achasse o grande bebedor do mundo. Não perde nem para o bar Esperança do Carvana.
Nunca fechou em 54 anos de vida.
E não ter portas não é uma imagem poética. Não tem portas mesmo. Inclusive para não cometer o vil descuido –tem sempre um desavisado- de fechá-lo nunca.
Seu Neném, 82, o dono desde os 29, fez uma promessa: vai manter o bar como o único que não fecha no mundo.
E aí, Nova York, o que dizer do vanguardismo?
Só no Crato!
É só chegar na rua Monsenhor Esmeraldo, 853, no centro da cidade e comprovar o que sempre recomprovei na vida.
Outra qualidade do estabelecimento. Lá convivem do maluco que entra pedindo uma grana pra derradeira fubuia às autoridades constituídas.
Do amigo Chamex ao cineasta pernambucano Claudio Assis em busca, segundo ele mesmo, de um filme.
Não curti a reforma, seu Neném, mas fazer o quê, né, isso é conservadorismo de boêmio que aprecia o mesmo cenário. O sr. tem que melhorar as condições da casa. Servir melhor para servir sempre.
E você, prezado(a) leitor(a), qual o bar mais charmoso do país?
Xico tem um bar em São Francisco Xavier que é muito bom também. No Festival da Mantiqueira enquanto os turistas frequentam bares badalados, existe um bar que não foi aculturado. Lá sim encontram-se os nativos. Além de tudo a cerveja é muito barata!
Xico esse bar você conhece! No Festival não me lembro se no ano passado ou no anterior estávamos bebendo lá e você passou e te chamamos. Você parou rapidinho.
Um misto de bar, mercearia, museu…. com o inimaginável ao alcance de um braço! Chama se Casa Fernandes, fixado na minúscula cidade de Vicentinópolis – SP, 600km da capital; visito-o uma vez ao ano, mas vale cada segundo.
Como frequentador e amigo. Faço das palavras do Douglas as minhas!
A Casa Fernandes resgata o tradicional “Secos e Molhados” do interior dessa terra de Machado e mais uma infinidade de coisas. Pergunte ao “seu” Fernandes se ele vende determinado artigo: a resposta será “Sim”… =D
Belo comentário meu amigo…. e que dezembro chegue logo!!
A mercearia acima mencionada é imbatível. Aliás fica até difícil classificá-la como mercearia, pois ela supera qualquer nomenclatura. É um misto de bar, armazém, bicicletaria, museu, enfim. O lugar é surreal! Além da heterogeneidade de produtos do local, o proprietário é uma lenda. Digamos que é uma entidade. É um núcleo de resistência cultural frente aos estabelecimentos comerciais padronizados que imperam não só na região, como em todo estado.
Isso mesmo Gustavão…. deu vontade de sair voando pra lá…. tornar-se-á nosso santuário!! hehe.
Oi Xico, não conheço muitos bares. Já estou fora desse contexto. Mas quando bem mais jovem, bar prá mim significava balcão. Como para os espanhóis. Naquela época adorava sentar no balcão de um bar. Nada mais gostoso.
Gabinete dos amigos um botequinho aqui de salvador q fica na ondina super escondido, só quem é da redondeza q sabe( e olhe lá), eis o melhor bar pra mim.
Verdade que nevou no Crato em 79?
eu nao testemunhei,pq ja estava no Recife,mas nao faltam testemunhas por la.abs
da neve eu não sei, não era nascida…mas já vi chover granizo….
Bar do Pimentinha em Salvador, só abre às segundas-feiras e, pra ficar maneiro, vc recebe ainda na entrada um banho de sete folhas que, é pra semana ir gostosa como uma cerveja gelada até a outra segunda.
Endereço rapaz, por favor!!! Preciso tanto da cana quanto das folhas!
Oprê!
Anote aí: Rua Dom Eugênio Sales, na Boca do Rio nº 11, Salvador – BA.
Chico, quero te convidar pro meu twitter: Macho.ComInvestidas – com fotos de deixar qualquer eleitor de BOCA ABERTA ahuahhuahuahua vai ser meter com filha de deputado por que quer, pelo menos num resgistra ne? ahuahuahuahua Agora sifudeu. Ainda damos os creditoskkkkkkkkkkkk Te espero la
Fotos de deixar qualquer um com arrepiado, sobretudo o pai dela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk SACANAGEM – SOU CONTRA (PONTO).
Pois sou IN na moral! Assim a otaria aprende a nao dar o rabo a qualquer um. É bom pro cara deixar de ser safa. Quem se ligar numa pornografia de primeira, aparece lá. DAORA AHUAHUAHUAHUAHUA
Bar na Av. Vicente Simões, Lanchonete Ponto Certo em Pouso Alegre/MG. juro, faz uns 16 anos que nunca fecha. bom pra visitar
O bar do Elídio da Mooca é o melhor, pois é o local que se vç chega sozinho sempre terá um conhecido para tomarum chopp Brahma,o local foi aberto nos anos 70 e está lá. muito característico com muitas fotos de jogadores de futebol, enfim É o buteco do pessoal que se sente a vontade….
é um grande bar mesmo.um amigo da area ja me recepcionou la.abs
Bar do cd em Leme/SP fecha todos os dias menos as segundas, com coração e entranhas de sujinho, tem secos e molhados do tempo do Zé Gaia e toca música anos 60, 70 e 80 com poster desbostados das grandes atrizes do passado, cerveja gelada e linguiça caipira frita.
Abraço Joaquim e pessoal.
Bar do Édson, na Rua Chico de Paula, travessa da frente do cemitério da FREGUESIA DO Ó!!!
pq o Frangó é pico de playboy, quem é da FREGA não vai lá
O famoso Bar do Ponto, em Lavras, Minas.
Que bondade!
esse eu preciso conhecer!abs
eu gostava muuito do long champ na rua augusta, mas desafortunadamente esse já não se encontra mais no rol dos vivos…
muito bom.Principalmente qdo tinha o garçom Luizinho.Um craque.beijo
O Chopp do Nicanor, na Amador Bueno, em Santos, suas paredes ostentam fotos dos times da várzea, dos boleiros, e o chopp é sensacional!! Vai lá Xico!
opa,grande dica.abs
Prezados,
Tenho uma correção a fazer, não com 54 anos como o Guanabara, mas com 42 anos temos um bar em Ibiraçu/E.S, que tambem não tem porta e nunca fechou.
q maravilha saber disso. Ibiraçu e Crato na dianteira.abs
O Bar do Zé na Maria Antônia nos idos 70, era o lugar que me lembro sempre aberto.
SP ja teve muita coisa boa assim.hoje infelizmente o kassab ta querendo acabar com a noite a a vocação boemia.bjo
O falecido Pinguim 1, em Ribeirão Preto. Falecido de sangue (cujo chopp outrora vinha “diretamente” da fábrica por meio da famosa “serpentina”), corpo (por conta dos inúmeros problemas levantados pelas otoridades) e alma (comprado e transformado em “marca registrada”).
ja visitei muito com o doutor sócrates.abs
Em Campinas existe vários botecos bons. Desde o mais chique, até o cuspe e grosso.
O meu favorito pra variar é o bar dos gauchos no mercadão, Catarinense. Salgado bom, peixe, torresmos e um pernil que é coisa de louco, pra não perder a famosa gelada para todos os gostos, é só chegar no Mercado municipal do outro lado do estacionamento.
e o city,amigo,continua madrugador? abs
Continua firme e forte Xico !!!!! Vc precisa conhecer tb o Presta Atenção, e comer a melhor sardinha frita que existe !!!!
abçs
Bar Xoxota Molhada. Veja no Google Maps
opa,esse é necessário
o Antigo Pina de copacabana! Recife Antigo. Onde hoje tem uma estatua de Chico Science.
era incrible,como a soparia do pina.do mesmo cabra do ramo,o roger.abs
O quintandinha na vila madalena, bar de santistas roxos, fotos do pelé, copos do glorioso santos, quer mais o que?
Bar Largura!!!! Por traz da Igreja da Praça de Casa Forte, em Recife. Olhando de frente parece uma janela de uma vendinha ou fiteiro, mas a porta dá acesso ao bar através de um corredor muito estreito entre a parede e os bancos que ficam no balcão (daí o nome). Nos fundos poucas mesas compartilhavam espaço com varais e um antigo galinheiro (faz um tempinho que não vou, não sei se ainda estão lá as galinhas e o varal com toalhas e roupas). Cerveja sempre gelada e um escondidinho decente. Boêmios da Zona Norte de Recife sempre bateram ponto lá, mas não é um bar pra amadores, eu mesmo, agora que estou véio, casado e com filhos, já me sinto careta demais pra ir no largura, seria uma afronta com os verdadeiros boêmios.
Todos os bares que posso frequentar são charmosos,caso contrário eu não os frequentaria.
Bjs p/ vc Xico.
No Recife existia um bar muito antigo chamado Savoy, que tinha até o canto do poeta em homenagens a antigos frequentadores e um clima que somente lugares antigos e com tradição conseguem ter. Como tudo que é bom naquela cidade, fechou.
opa,esse eu frequentei demais. um bar tao bom q ganhou até poema do CArlos Pena Filho.abs
xico, meu velho já fui em tanta chumbrega que vou penssar é logo te falo. aquele abraço.
Em Barbacena(MG)tem um bar que fica entre o Velório Municipal e o Cemitério,chamado “Último Gole”. Vale a visita.
Tim-tim!
Um bom bar – bem localizado na esquina da Rua Augusta x Fernando de Albuquerque = Ibotirama (nome de uma cidade da Bahia); este boteco fica entre o tradicional e o “moderno”.
Além de ser frequentado por anôminos como eu e ilustres como o Grande Xico Sá.
Abraços.
Ô, meu velho,morei quase em cima desse segundo lar.boa dica.abs
tipicamente, farroupilha (rj)… são simpáticos.
bar central, no Recife, um dos mais charmosos.
No largo de Piraporinha, em Diadema, tem um buteco pé-sujo, chamado “Fecha Nunca”, que ídem a esse, sequer tem portas, mas muitas putas rsrs
Infelizmente não existe mais, nem sei se era o mais charmoso, mas o melhor que eu já frequentei:
Bar da Hayde, em São Paulo, na Nove de Julho, o ultimo depois da GV.
Não da descrever o Bar, os frequentadores e sua dona, Hayde, sem cerveja na mão , pq como ela mesmo dizia:
Cú que é bom ninguém quer dar!!!!!!!!