O único bar que nunca fechou no mundo
20/03/12 02:25Agora o vício são as séries intermináveis.
Coisas da vida, coisas de blog, meu guru Kurt Vonnegut.Vamos começar agora mais uma. Não tem jeito. A série dos bares mais charmosos do planeta.
E um bar/restaurante pode ser bom mesmo sendo ruim e pode ser ruim mesmo sendo o Fasano.
Não depende de frescura, depende de espírito.
O Guanabara, um estabelecimento cinquentenário da cidade do Crato, no sul do Ceará, é bom e tem seus defeitos, mas possui o maior charme para um flanêur, um bôemio: é o único bar do mundo sem portas.
Quero ver alguém com a gracinha de tentar fechá-lo, como se achasse o grande bebedor do mundo. Não perde nem para o bar Esperança do Carvana.
Nunca fechou em 54 anos de vida.
E não ter portas não é uma imagem poética. Não tem portas mesmo. Inclusive para não cometer o vil descuido –tem sempre um desavisado- de fechá-lo nunca.
Seu Neném, 82, o dono desde os 29, fez uma promessa: vai manter o bar como o único que não fecha no mundo.
E aí, Nova York, o que dizer do vanguardismo?
Só no Crato!
É só chegar na rua Monsenhor Esmeraldo, 853, no centro da cidade e comprovar o que sempre recomprovei na vida.
Outra qualidade do estabelecimento. Lá convivem do maluco que entra pedindo uma grana pra derradeira fubuia às autoridades constituídas.
Do amigo Chamex ao cineasta pernambucano Claudio Assis em busca, segundo ele mesmo, de um filme.
Não curti a reforma, seu Neném, mas fazer o quê, né, isso é conservadorismo de boêmio que aprecia o mesmo cenário. O sr. tem que melhorar as condições da casa. Servir melhor para servir sempre.
E você, prezado(a) leitor(a), qual o bar mais charmoso do país?
Em João Pessoa, a gloriosa capital paraibana , tem o bar do seu Pita. Um encontro de bebedores, pra ser eufêmico, que usam as rodadas de dominó como desculpa. O bar do seu Pita não tem tira-gosto, mas garante cerveja gelada e as mais variadas e deliciosas cachaças paraibanas. E em questão de fechamento, O Bar do seu Pita não fica 24h aberto como do seu Neném, mas quem fecha é o último a sair. E nunca é o dono, porque ele vai embora mais cedo e deixa tudo na responsabilidade da distinta frequência. Que também é responsável por abrir o bar e esperar seu Pita para mais um dia de atividade. Isso é que sociedade desenvolvida.
chico, bar charmoso é o que não tem bebados e consequentemente não vende pinga, que dó, este bar não existe.
Sensacional. Esse tipo de literatura do Xico Sá é muito bacana. É um contador de “causos” moderno. O bom pode não ser espetacular, mas a notícia por si só é…
O bar mais charmoso é sempre o bar da esquina da sua casa!
Frangó, na Freguesia do Ó, sem dúvida…
Localizado em um lugar de São Paulo que nem parece São Paulo, sempre tem pessoas e cervejas de todo tipo e de todo lugar do mundo…
Aqui em BH nos idos dos anos 60 a 90 tinha um que nunca fechava e também não tinha portas, era o INSS ou INAMPS dependendo do ano, era em frente a faculdade de medicina na Alfredo Balena. Nos anos de chumbo tinha uma carburão do DOE (apropiado o nome) que dormia na porta do bar já que era reduto da estudantina, fechou no final dos anos 90 para a construção de um “predião” de 20 andares, mas acho que se existisse até hoje teria portas, pois o tal do crack deixou a região, cheia de árvores imensas, inviável…
Belmonte, no Leblon. Conto os minutos… água na boca. AMOOO. Rio é demais, ne?
Jobi – no Leblon\rj
Anos 60, na rua Buarque de Macedo, Flamengo – Rio, pois ainda está lá um quase micro bar chamado oficialmente de “Maio Bar”, mas de tão pequeno que é ganhou o charmoso apelido de “Bunda de Fora”, isso pq galerinha se amontoa na porta pra ver “as mina” descerem à praia. Batida boa e as mais bonitas mulheres do Flamengo e “advertências” — como diria Suede, o Ibrahim, de saudosa memória — fazem dueto ali naquele pequeno boteco, arrimo dos pinguços que se perderam pelaí no “cu-da-madrugada”. Vida longa ao Bunda de Fora!
o Bar do Armandono centro de manaus.
Qualquer bar onde haja mulheres boa vontade é top. Mas pra ser charmoso tem que oferecer um petisco daqueles que a gente não consegue fazer em casa. Então, o bar da Neia aqui em União dos Palmares-AL é o melhor.
Com Petiscos e ‘petiscas’, há de ser mesmo
Ah, ainda estou em busca do bar mais charmoso aqui em SP, na verdade, haviam muitos e , infelizmente, se perderam com a modernidade…Sou saudosista, fazer o quê? Gostava do Brahma, quando me sentava junto ao balcão , ah, aquele balcão…Gostava do Léo, que fechava às 20:00h mas antes avisava aos desavisados ( me desculpe por essa) que o bar ia fechar tocando um sino prá lá de charmoso. Dia desses estava com amigas lá no fundo do bar Léo, quando repentinamente sentimos nossos pés molhados , estavam nos expulsando jogando água com sabão e hipoclorito…Foi-se o tempo…Estou à procura de um bar espirituoso, quando encontrar, ou se alguem souber de algum, me fale. mas o caro Joffre lembrou bem, na Augusta ainda tem bons e despretensiosos botecos.
Ana Lúcia, se pra matar sudades, que tal a ¨quitanda” na Rua Dr. Vila Nova, QG da economia e da filosofia da USP nos anos sessenta ?
em Presidente Prudente SP tem o JOÃO PORQUINHO, perto da avenida Brasil. em Campo Grande MS tem o Pernambuco que faz a melhor buchada de bode do centro-oeste. em Bauru o Bar do Fernando no Bela vista, lá tu aprecias a dobradinha mais grudenta no beiço.
O Bar mas charmoso do mundo eu não sei, mas o pior bar do mundo é o Bar do Osvaldo, na Rua santana, s/n no bairro de Vila Nova, em Imbituba – SC. Lá não é 24 horas, não! 11 as 14 e das 19 até a hora que der sono no Osvaldo! Não tem restaurante, não. Só bar mesmo: cerveja, cachaça e afins. Diz a lenda que, num campeonato Sub 17 que teve no campo que fica próximo ao Bar, Ronaldinho Gaucho, moleque na época, foi até o Bar e pediu um guarana de 2 litros e 2 Biluzitos, mas até hoje não pagou! Lendas que só existe no Bar do Osvaldo, também chamado de Rodoviária, pois so tem mala lá!
O ”Bip bip” no Rio de Janeiro é um grande candidato, ”47 anos a serviço do porre e da amizade”. O bar não tem funcionários e sim amigos e sem contar que conta com uma programação musical semanal da pesada!
Xico, aqui em Vitória/ES, também temos um bar que funciona 24hs e não possui portas. É o Quintalzinho da Praia, na Praia do Canto.
http://www.quintalzinhodapraia.com.br
Xico, o que eu mais gosto no quintalzinho é o programação do sábado com a velha guarda da jucutuquara, o quintalzinho fica aberto mas sinto falta dos primeiros garçons que já não estão mais na equipe mas, no geral ele cumpre a promessa de servir aos boêmios de plantão.
eita o nenem do guanabara é otimo, depois da festa a turma vai direto para lá curar ressaca .
Qdo aposentar, vou morar lá, mas tem q passar jogo do curintia ,mano, Abç
Em São Paulo tem o “cu do padre” que tem esse nome porque fica atrás de uma igreja em Pinheiros.A melhor batida de Sampa!
o bar mais charmoso do país fica em Fortaleza, chama-se recanto do pedim. começou como um mercado de verduras a 50 anos atrás e hoje é o antro da boemia intelectual de fortaleza.
De fato, o que importa é o espirito e não as frescuras que o lugar possa lhe proporcionar – ou desproporcionar – na minha terra, em Porto Velho (RO) tem um bar que é frequentado por travestis e por playboys tudo por causa de uma cachaça que o dono criou e intitulou com o próprio nome “Magal”… Há Magal… grandes histórias e brigas musicais pela junkebox entre punks e bregueiros… 🙂
Ô xico, só pode ser a merça !!!
Em Caruaru tem o Confraria do Sucata que existe desde 1950 e lá o cliente é que pega a sua bebida e comida, além de dizer ao dono do bar a conta kkk
Sem contar que o Byron (o dono) é um cavalo kkk mas todo mundo adora ele kkkk.
Em tempos de Expocrato é a salvação dos ressacados. Sempre que acabam as festas corremos para o Guanabara. Tomar um belo caldo pra recuperar as energias e começar a bebedeira por lá mesmo. Vida longa ao Guanabara.
ô xico,na baixa Augusta tem varios bares sem porta,24 hs.
aqui e recife tem o bar do nel, um boteco pega-bêbado no ipsep. lá é servida uma posta de albacora q pra mim é o melhor tira gosto que existe. o caldinho de fava tbm não fica atrás. além disso o precinho é na base do fio do bigode. recomendo
O que dizer da BH da augusta xico?
Nunca vi fechada apesar de suas portas…
Fica perto do crato tênis clube? Nao lembro desse bar.
bonitinho!
quer dizer, o bar é pelo simbólico, a crônica é querida! boa noite!
vou te contar um bar que não existe mais , fui sufista , surfista uma vez sempre surfista, esse bar ficava na beira da estrada de um poit, adorava para lar para comer uma macaxeira com carne de sol, neste bar tinha uma placa ao lado do balcão que falava que era “proibido escarrar no balcão”isso sempre me intrigou como alguém cospe em um balcão, olha que nem fui criada na suíça, mais adoro essa frase.não é a melhor mais é a minha estoria de bar charmoso,xeru
Princesa Leila,
estou passando para lhe parabenizar por sua descoberta. Acredito que em meio as suas visitas, para a nossa rainha Yemanjá, vc tenha descoberto a origem de um dos nossos TOP 10 ditos populares. O “proibido escarrar no balcão” é a essência do “Não cuspa no prato que comeu”. Aloha!