Ainda se pede em namoro em SP
15/03/12 15:07Havia séculos que este cronista caminhador e bisbilhoteiro não testemunhava tal cena.
Foi agorinha. Na alameda Santos quase esquina com a Brigadeiro. Num kilo da vida.
Sim, pelo menos hoje, em plena hora do almoço, existiu amor em SP, amigo Criolo.
A mocinha pálida, que comia uma salada sem graça, tomou um susto quando o moço, que comia uma maminha sangrenta com coca-cola, propôs, na lata:
-Vim aqui hoje para te pedir em namoro.
Ela quase engasga com a folhinha de rúcula.
Suspense. Amor é Hitchcock.
Eu pedi mais um café só para ouvir o desfecho.
Não há passionalidade em quem só come salada, refleti bobamente.
Diz sim, magricela miserável. Eu torcia pelo corajoso rapaz. Quase meto a minha colher no meio daquele silêncio.
O máximo que ela fez foi alisar o braço do moço e dizer que depois conversavam sobre isso.
De qualquer forma já valeu a atitude do camarada com cara de escriturário. Ela, mais fina, tinha jeito de secretária bilíngue, exímia.
Como não se pede mais em namoro hoje em dia, achei duca a coragem do mancebo.
Não se pede mais em namoro, como sempre repito nesta tribuna testosterônica.
É namoro ou amizade? Rolo, cacho, ensaio de amor, romance ou pura clandestinidade?
“Qualé a sua, meu rapaz?!”, indaga a nobre gazela.
Não se pede mais em namoro.
E o homem do tempo nem chove nem molha. Só no mormaço, só na leseira das nuvens esparsas.
Não foi o caso do destemido moço que encontrei agora no kilo da alameda Santos.
No tempo do amor líquido, para lembrar o título do livro do Zygmunt Bauman sobre a fragilidade dos encontros amorosos, é difícil saber quando é namoro ou apenas um lero-lero, vida noves fora zero…
Cada vez mais raro o pedido formal de enlace, aquele velho clássico, o cara nervoso, se tremendo como vara verde: “Você me aceita em namoro”?
São raros, raríssimos hoje esses nobres pedidos. Em alguns setores mais modernos e urbanos, digamos assim, talvez nem exista mais.
O amor e as suas mudanças.
A maioria dos homens não pega mais no tranco.
No tempo do “ficar”, quase nada fica, nem o amor daquela rima antiga.
Alguns sinais, porém, continuam valendo e dizem muito. O ato das mãozinhas dadas no cinema, por exemplo, ainda é o maior dos indícios.
Tanto quanto um bouquet de flores, mais do que uma carta ou um email de intenções, mais do que uma cantada nervosa, mais do que o restaurante japonês, mais do que um amasso no carro, mais do que um beijo com jeito, daqueles que tiram o gloss e a força dos membros inferiores.
“Vamos pegar uma tela, amor?”, como se dizia não muito antigamente.
Eis a senha.
Mais até do que um jantar à luz de velas, que pode guardar apenas um desejo de sexo dos dons Juans que jogam o jogo jogado e marketeiro dos bistrozinhos óbvios.
O cinema, além da maior diversão, como diziam os cartazes de Severiano Ribeiro, é a maior bandeira.
Nada mais simbólico e romântico. Os dedos dos dois se encontrando no fundo do saco das últimas pipocas.
Não se pede mais em namoro como esse rapaz agora em plena hora do almoço.
E nas mesas ao lado, naquele mesmo restaurante, os homens engordavam, vida de gado, falando das firmas, dos projetos, dos chefes, dos lucros que não irão para os seus bolsos.
Fico imprecionado como se referimos hoje ão sentimento maior do ser humano ” O AMOR “.
Onde estão nossos valores ?
Oq esperamos de melhora se simplimente ñ fazemos nada pra mudar , qantas vezes vcs já sentarão e tiverão uma conversa a respeito com seus filhos ,sobrinhos ,irmãos,amigos ou vcs mesmo já tiverão a atitude de ser cavalheiro , romântico .
Podemos dizer q quase munca fazemos isso talvez pelo fato de nos espor de demais , temos´medo de nos ferir , mas uma coisa eu falo !!!! , sejamos sempre sincero ,cavalheiros e românticos .
Se ñ corrermos o risco talvez nunca saberemos se valerá a pena ou ñ , e outra coisa sempre . existem pessoas de bom carácter a procura de um Bom romance , de um gostoso namoro .
VIvemos esperando por dias melhores .
Melhores no AMOR , melhores em tudo !!!!! .
Pior disso é algo desse tamanho acontecendo e os babacas perdendo tempo com papos sobre pessoas, finanças, “discussões” que fazem parte da rotina diária/mensa/anual…
Dá pra perceber pelos comentários que estamos vivendo uma época de desencontros. Ou será q sempre foi assim?
Maravilhoso o texto, está completamente certo! E viva o AMOR!!!
eu ainda sou do tipo q pede em namoro e mando flores… dificil esta em encontrar a mulher q de valor a essas coisas…
EXATO
meu rapaz… dou muito valor nisso… e acredite, nem tudo está perdido e vc vai encontrar uma que dê valor! Boa sorte!!! =)
Basta pedir pra mulher certa viu? Eu tenho a opinião de q, mtas vezes, os homens românticos escolhem as mulheres erradas pra exercer seu romantismo! Tem mta mulher boa por aí, se vc observar mais atentamente, vai encontrar a sua loguinho!! 😉
Só pra constar, me aconteceu a pouco tempo (pouquíssimo tempo, mesmo). Nos dávamos super bem, presentinhos, comidinhas, apelidos fofinhos… todos os dias!
Até que eu, nutrindo sentimentos verdadeiros por ela e incomodado por aquela situação “como apresentar aos amigos e familiares, e aí, tenho compromisso com ela ou não? Estamos namorando, ficando ou enrolando?”, a pedi em namoro.
E todo direitinho, estávamos conversando sobre nosso relacionamento, eu agachei e a pedi em namoro. Em espanhol (pois estou na Colômbia).
Tenho que terminar a história ou vcs já sabem como ela termina?
Bom, dps de um tempo ela disse que não quer nada sério agora, só quer ser minha amiga e… tcha tcha tcha tcham voltou a falar com o ex que a traía e a fazia sofrer.
Agora, acham que eu vou pedir em namoro outra pessoa? Bom, eu vou, quando gostar de novo, pois ainda, AINDA, AINDA! acredito em amor.
Mas sei que o final, como sempre, não será feliz…
Douglas… não deixe uma experiência ruim estragar tudo… amor existe, é bom e faz bem… ame… se entregue… se a outra não valorizou… valorize por você… pela experiência… por estar vivo… simplesmente… por se permitir sentir coisas assim… Com carinho!
Eu sei, Marina, é nisso que eu tento pensar. Em se sentir assim não importa o resultado.
Mas é que cansa, é uma decepção atrás da outra…
O único que deu realmente certo foi com minha ex-namorada, e aí já se vão quase 3 anos. E foi minha vez de estragar tudo por estupidez.
Valeu, td de bom pra vc 🙂
Xico, você é insuportavelmente verdadeiro. 🙂
Lindo Xico, que texto perfeito. Que esse rapaz tenha sorte.
E eu como menina, é válido pedir um cabra em namoro? To que não me aguento querendo fazer isso mas como medo de isso ser feio, né sabe como é, tá fora de moda.
Minha ex-namorada me pediu em namoro. Preparou um almoço (detalhe: ela não sabia cozinhar) e fez o pedido. Eu amei.
Mas eu sou homem romântico e tal, apesar de jovem…
Porém, vá e peça. Se tá com vontade. Se arrependa do que não fez. Se ele não gostar ou não querer, vas encontrar outro melhor 🙂
Ah Douglas, que bonito isso. E li seus outros comentários, e fico feliz também em ver que não ficará amargo e continuará acreditando. Há 5 anos só tenho tido frustração na minha vida sentimental, com pessoas que se aproximavam e eu achando que era a hora e nunca foi. Acho que esse louco que eu achei deve ser o louco certo, pois nunca tive tanta vontade de me arriscar como tou tendo agora. Vamos ver como desenrola tudo. Obrigada pelas palavras, você merece o melhor
Xico eu te amo!!!!!
Xicório, gostei muito!
O pessoal não sabe, mas pedir em namoro é coisa de macho e é por isso que não se usa muito isso nesses nossos dias de afrescalhamentos e modernismos juramentados!!!
Nossa, adorei! Difícil uma mulher que não goste, mas o orgulho e a vida louca de lances sem romances geralmente não nos deixam acreditar que ainda existem cavalheiros!
Concordo em gênero, número e grau!
Já pedi uma pessoa em namoro,nós nos davamos muito bem,ela negou o pedido e após isso começou a fazer de tudo pra não me ver mais,até que parou de falar comigo.
Acho que as mulheres de hoje não estão preparadas para ouvir isso de um homen.
Pois é. Ainda bem (ou mal…) que não é só eu…
Eu cada vez mais acho que as mulheres querem sofrer, só dão valor a quem não as querem. Se eu conseguisse ser frio e fingir que não me importasse, creio que tudo daria certo.
Mas fazer joguinho não é comigo…
Amigo, vou te falar o mesmo q falei pro outro cara: Basta pedir pra mulher certa viu? Eu tenho a opinião de q, mtas vezes, os homens românticos escolhem as mulheres erradas pra exercer seu romantismo! Tem mta mulher boa por aí, se vc observar mais atentamente, vai encontrar a sua loguinho!!
Adorei, pois o pedir em nomoro nos dias atuais, já não acontecem mais, tb acho muito bonito o ato de pedir em namoro….é a humanidade caminhando para um lado cada vez mais sem humanidade.
Gostei! nota 9,0..acredito em namoros e pedidos…almas gemeas…etc…..
bjo, bom final de semana!
Uma passagem por século 19, por favor?
perfeita definição..
“No tempo do “ficar”, quase nada fica, nem o amor daquela rima antiga.”
Se fosse para mim, eu aceitaria o pedido! … dependendo da química… da compatibilidade no real…
QUE FOFO!!!
É,o cara provavelmente é do signo de peixes,tbém sou e me solidarizo e torço por ele.
Concordo! Tem cara de pisciano que são românticos de natureza!
Ainda se pede em namoro… ainda se fala de amor… Enquanto houver nos cinemas, casais com as mãos enlaçadas… e enquanto houver coragem para propor.. que haja esperança, pois por ai, ahh! amor…
Boa Xico… Até me ajeitei na cadeira pra ler seu post! Parabéns pelo “jeito” com as palavras!
Concordo! Muito bem escrito, leve, divertido, Parabéns Chico!
Adorei e o final foi fantástico!
Mas que cena !Que coragem do rapaz!
Eu sempre tive a impressão que o “pedir em namoro” caiu em desuso por medo. Parece que mostrar os sentimentos ficou demodê, que triste.
p.s: Se astrologia tem algum nexo, o cara é de PEIXES como disseram. Certeza.
adoro as resistências. amorosas então.
Que delícia. Adoro suas escritas. rsrs
Abraço!
NAMORO… Palavra proibida nos tempos de hoje…
é vero,amor.mas bora insistir no tema.beijo
O bom de hoje é que vc pode ter cada um desses momentos românticos com pessoas de perfis diferentes.
Fui casado, tenho namorada (lá em MG) e aqui em SP não me vejo num relacionamento sério.
Só acho que não adianta dizer que a sociedade tá perdida, aquele blablabla careta pq essa cena que vc viu aí, o cara tb viu na novela ou no cinema…
Estamos no nosso momento, não sabemos qual é, mas é distante daquele do passado. Não quer dizer que é bom ou ruim, é realmente, relativo e não há problema nisso. É o nosso tempo…
Eu te peço em namoro, mas você paga a pipoca. Ok?
Amor Estranho Amor Xico… hehehe
Quem torce por um resquício de tradicionalidade no mundo, torce pelo rapaz. Quem não torce, é pós-moderno! rs.
bela reflexion.eu torço pq vi a cara do cabra. vou voltar lá pra testemunhar o desfecho.aguardem.abraço
Muito bom. Aguardo desfecho… bobamente.
Ela vai terminar com ele.. vai começar a agir estranha, evitá-lo, não atender telefonemas e recusar saídas. Vai ir se afastando. Eu conheço essa história, já me aconteceu “algumas vezes”.
Se ela quisesse iria aceitar na hora: CLARO, AMOR, ACEITO, TE QUERO COMO MEU NAMORADO. QUE DELÍCIA TER UM HOMEM COMO VOCÊ QUE ME PEDE EM NAMORO EM PÚBLICO, SEM MEDO, ROMÂNTICO.
É isso que eu espero de uma mulher.. mas ultimamente…
Concordo!! Se ela quisesse mesmo, de verdade, aceitava na hora!!
rs. Xico, dá uns conselhos pro cara. Diz pra ele agir naturalmente, trocar umas idéias cabeça com ela… acho que ela vai curtir! Abraços!