Os joelhos contam a história de uma mulher
08/03/12 09:41Amo mulheres por inteiro, até a sola dos pés, talvez por isso mesmo sempre volto para casa com as calças puídas, qual um romeiro, de tanto me abaixar no solo pátrio para beijar a última sujeirinha dos vossos dedos –o que é a ideia de Pátria diante de uma fêmea?.
Nada.
Amo mulheres por inteiro, mas tenho uma crendice, uma superstição de linguagem: mulher é metonímia, parte pelo todo.
Lembra dessa coisa do colégio?
Mulher é metonímia assim como fumo um cubano.
Mulher é metonímia assim como protejo a minha careca com um Panamá, pronto, chega de exemplos e didatismos.
Por mais que a gente ame um lindo diabo desses, sempre vai se concentrar num cantinho dela.
Liçãozinha de anatomia. Parte pelo todo.
Uns gostam de bundas, outros de omoplatas. Eu também aprecio. Nádegas.
Já fiz até o elogio das dores cinzas dos cotovelos, lembra, Maria, aquela ode lupicínica?
Mas gosto mesmo é de joelhos.
Ali a pessoa amada nos conta a vida.
Joelho é a biografia duma moça.
As quedas, as subidas, as vertigens.
No joelho está toda a mulher e sua dobradiça misteriosa que não carece de óleos.
A bicicleta, o skate, a rua, a trepada na pedra no acampamento, a distração, uma quedinha de nada no casamento, o porre, a existência, um descuido no pé de caju ou siriguela, como minhas lindas primas.
Joelhos.
Quando lembro dos meus mundos, só lembro dos joelhos.
É sempre minha primeira curiosidade sobre elas. Que queda foi essa?
Projeto Camus: a queda. Nossa!
Amo demais da conta. Sem esse papo-cabeça de existencialismo. Joelho pelas pequenas cicatrizes mesmo.
Já reparou nos joelhos da sua amada hoje, amigo?
Pode mirar também, assim como não quer nada, os joelhos executivos da sua colega poderosa de firma.
Mulher é joelho, mesmo que nunca nos peça, ajoelhada, para não largá-la.
Joelho é a melhor forma de ouvir a sua mulher agora.
Bicicleta ou queda por um vagabundo vira-lata?
Não importa. Ouça.
Pense na rótula. Ah, sim, foi uma queda no carnaval de Olinda. Foi qualquer coisa, pelo menos se interesse, amigo, quando a mulher narrar a biografia dos seus joelhos.
Ela estará contando só o que importa.
Mulher é joelho, joelhos, os dois aos mesmo tempo.
Eu rezo por elas.
Não tenho religião fixa, mas elas são minhas devoções permanentes.
hey admin thanks for excellent and effortless understandable post i cherished your web site web page really very much bookmarked also
Xico bico doce, meu pai diria e perto de irmã minha não ficaria…
kkk Abraços
UAHUASHSHAUSA Meu marido sempre fala que a primeira coisa que reparou em mim foi nos meus joelhos… e eu achando que ele era o único maluco com essa tara. Valeu, Xico, ADORO o que vocês escreve!
maridão sabe das coisas.abraço
Xico, que xodó é você! Entrou até em crônica do meu livro, no imaginário, na lista de autores favoritos, enfim.
Beijos! (:
Xico, tu conseguistes desvendar-nos! A proposito amo o blog, e tu é um dos culpados pela minha decisão de querer fazer jornalismo.
Eu sou da época em que coxuda(no hoje distante sul,tchê)era uma palavra com uma tremenda conotação erótica,sinônimo de “gostosa”.Lembro de uma aula de anatomia em que a professora falou em coxas e eu tive uma incontrolável e extemporânea ereção.Até hoje as coxas me deliciam,me prendem,me seduzem.Já tem anos que uma detentora desses atributos me encanta e nunca canso de admirá-las,as coxas.
Hummmm adorei.. como adoro sempre tudo q vc escreve!!! fiquei pensando nos meus joelhos.. em um tombo de bicicleta em Maresias que me fez ficar em casa.. meu (ex) marido voltou p SP e eu lá de férias.. só me recuperando.. delicia!!! Pensei também nas partes pelo todo!! adoro o ombro machucado do meu (novo) namorado.. já sei como foi a queda da moto mas sempre pergunto… só pra ouvir ele contando e ficar alisando a curvinha entre o ombro e o começinho do pescoço… rsrsrsrsrr
Como disse dr Lecter as cicatrizes nos ajudam a lembrar que o passado foi real, meu joelho é a prova, é cheio de cicatrizes q me lembram de minha infância muito agitada. Compartilho de sua visão Chico, pernas bonitas chamam mais atenção q bundas enormes.
Também gosto de joelho, mas minha tara mesmo é o pescoço. Sou um vampiro, do tempo em que eles eram maus, chupadores de sangue, não musinhos das adolescentes insossas.
Xico, você sempre me arranca suspiros e risos, além de ajudar a levantar minha autoestima.
Mas essa história do joelho acabou comigo… acho o meu joelho (e as pernas) tão feias… apesar de adorar uma minisaia!
Xico, meus joelhos são totalmente estropiados!!! O que você me diz?
Ai, Xico, queria ter você pelo menos por uma noite. Deve ser bom demais ser amada por um homem tão devoto…
Reduzidas ao joelho? Hum…… saudosismo puro!
nao é bem reduzidas. é so um corte do olhar.beijo
XIco o saia justa trouxe vc ao meu mundo, e estou adorando. bjos.
Xico, por que vc não aproveita que aqui tem um monte de moças sugerindo que você procrie?
Que raro exemplar de homem!
gosto mesmo da cicatriz, seja onde for, de que tamanho for. gosto de saber tudo delas, pegar nelas e até imaginar a cena.
grande xico, estou cada vez mais encantada com seus textos.
xico… vc é sen-SÁ-cional!!!!
joelho é mesmo uma boa “parte pelo todo”.
veja bem…joelho de porco!!!adoro!!!
homens tambéms são cheio de metonímias deliciosas.
apareça de novo aqui em ribeirão preto. canto do nosso amado sócrates.
bj
Xico, obrigada, meu nego! Meus joelhos são horríveis com tudo que é marca de infância, de amores bons e doídos mas depois do que li tô indo agora passar a tesoura nesse meu jeans caro e vou fazer todo marmanjo que passar pela minha sala ajoelhar e me fazer uma reverência!
ha alguns dias atras o chicao estava triste com o fim de um romance e veio com um papo estranho de cartas e tal…a julgar por seus ultimos blogs, amigo, o par de chifres que levaste foi merecido e, caso voce continue nesta toada, se prepare que mais chifres virao…
Joelhos, é? Não é à toa a foto da musa da bossa nova. Nunca entendi essa coisa dos joelhos da Nara Leão. Depois, com o tempo, concluí que ele era tão sem-gracinha, tão sem sal, tão sem voz, que só sobraram…os joelhos. Minha cara, quando um homem começar a elogiar os teus joelhos, desconfie. E corra, lola, corra, citando o Xico.
Prezado Xico Sá. Não são os joelhos que contam a história de uma mulher e sim os cotovelos. Os joelhos apenas são cúmplices, bobalhão!!!
Xico, pô. Troque joelho por bunda em seu artigo. Tudo que faço é prestigiar a bunda com imenso sucesso. Joelho? Só serve pra ficar de quatro e arrebitar a bunda. Bunda é o maior diferencial a favor da mulher. Não trocarei bunda pelo joelho nunca. Quer que eu dê a bunda ou o joelho? Que fetiche mais fora do lugar, sêo.
Adorada Musa Fernanda
A Rose M Muraro tava certa sim: nós homens olhamos as mulheres em partes, como quem está de frente pro balcão do açougue. Mas….
Que nós gostamos de bunda já está no campo do óbvio faz séculos. Nós, homens com imaginação, temos outros recantos femininos admirar (e não só comer).
Eu também sei admirar um joelho bem torneado. Mas mãos são meu fraco:
Beijo-as sempre! Afinal tenho de começar por algum ponto, né?
Xico: eu espero que você tenha planos de ser pai de pelo menos dois ‘xiquinhos sás’ (se é que estejas ainda invicto nesse universo ) para que as gerações futuras possam continuar em contato com esse respeito e carinho que você demonstra nutrir abertamente pelas mulheres, independentemente da efeméride e sem recear qualquer tipo de crítica.
Que coisa bonita, caro jornalista! Uma raridade em solo brasileiro! Beijos.
http://cinderela-com.blogspot.com/
Fiquei sua fã assistindo Saia Justa,e agora acompanho seu blog todos os dias,gosto muito de tudo que vc escreve ,beijão.
Chico: você é daqueles caras que só come o mingau quente pelas beiradas.
Com essa forma especial,que vc tem de falar da mulher,vai me deixar viciada no blog. Aliás acho que já estou. rs bjs.
ola xico sá..vc é completamente sensivel ao trato feminino, vc respeita, admira, ama, vc é um amor d pessoa, obrigada por existir assim tão, tão, tão….
joia rara…
bjus
gracias,Naomi,eu tento.beijo
Xico, sou sua fã. Desde criancinha. (brincadeirinha…te descobri no saia justa e amei, amei, amei… e nao te largo nunca mais), você tem sensibilidade. É homem que gosta de verdade de uma mulher e de mulheres de verdade….nao essas aberrações que a gente ve por aí…que só ligam para os bumbuns, o que aliás não é pecado algum, mas convenhamos, o verdadeiro macho jurubeba, como você, aprecia até o que não é obvio, como por exemplo, os joelhos. Tenha filhos Xico…procrie, pois o mundo está carecendo de homens da tua laia……seu lindo!!!
olha a promessa,hein? num me larga,ta?beijo
Que o Xico é um exemplo de macho Jurubeba não temos duvidas, bem como o seu fino trato para com as mulheres. Mas dizer que ele é lindo? Não. Rsss Brincadeira Xico, de tão bem que tu trata as mulheres nasce um Dom Juan em sua face (fisionomia), que faz com que as mulheres fiquem de 4 e os homens com inveja com suas lindas palavras..Parabens Xico, vc é de mais…leio todos os dias suas matérias (que sempre variam de assunto) para aprender a cada dia como tratar as Filhas de Balsac (é assim que se escreve?) rsss
ademais abraços…mais um fã garantido..
valeu,meu velho. olha,tb discordo desse negocio de ser lindo. so minha mae acha,por razoes sentimentais.abs