Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Duas ou três coisas que sei sobre as mulheres

Por xicosa
07/03/12 11:37

 

Leila Diniz no filme "Todas as mulheres do mundo"

Alguns leitores mais ácidos –é bom tê-los como fiscais do meu lirismo bregamente derramado- cutucam, provocam:

-Esse cara feio de doer é um populista com as fêmeas, quer arrebatá-las com essa conversinha mole, mimos, delicadezas, agás, nhenhenhéns…

Bem, falar mal à toa de mulher é que não vou. Besta é tu, besta é tu, como diriam os “Novos Baianos”, que as demonizam como envenenadas Evas expulsas do Paraíso.

Mulher é minha causa. Mulher é o meu dogma. Mulher sempre foi meu comunismo.

Maltratá-las é que não vou. Muito menos cair no conto de que elas não existem, como queria titio Lacan. Isso é papo-aranha de intelectual solteirão.

Tampouco é verdade essa historinha de que não sabemos o que querem as mulheres.

Pera lá. Não sabemos tudo, óbvio, não deciframos todos os mistérios, mas conhecemos muitos modos de agradá-las e cumprir parte da demanda.

Elas merecem e este, afinal, é o grande desafio na terra de um homem de boa vontade.

O que querem as mulheres? Entendemos a complexidade da clássica pergunta de Freud, mas a interrogação não veio ao mundo para nos acomodar.

Veio para instigar o cidadão.

As mulheres querem que os homens adivinhem, sintam, farejem os seus desejos como labradores do amor e antecipem essas realizações.

Bem-aventurados os que descobrem que elas estão a fim de uma viagem à montanha e levam-nas à montanha; bem-aventurados os que sabem que elas não agüentam mais aquele velho boteco sujo e levam-nas a um restaurante decente, dentro das posses, claro.

Bem-aventurados os que sabem que elas gostam de novidades e detestam quando os garçons nos dizem “o de sempre, amigo?” Essa confortável rotina é coisa de macho!

As nossas mulheres querem que tenhamos olhos só para elas. No que, aliás, foram contempladas biblicamente pelo décimo mandamento das tábuas da lei entregues por Deus a Moisés: não cobiçarás a mulher do próximo.

As mulheres querem que alternemos momentos de homens sensíveis e momentos de selvagens lenhadores.

Pena é que costumamos inverter as coisas. Na gana da obediência e do agrado, somos lenhadores quando nos queriam sensíveis e vice-versa. Comédia de erros. Onde queres Leblon sou Pernambuco… Onde queres romance, rock’n’roll…

As mulheres querem que reparemos no novo corte de cabelo, mesmo que a alteração tenha sido mínima, tipo só uma aparada nas pontas.

O radar capilar tem que acender a luzinha, sem falha, na hora, se liga! Se for luzes, entonces, cruzes!!!

As mulheres querem… massagem. Muita massagem. Primeiro nas costas, depois nos pés e sempre no ego.

As mulheres querem… molhinhos agridoces. Como elas se lambuzam lindamente!

As mulheres querem… flores e presentes. Não caia, jovem mancebo, nesse conto de que mulher gosta é de dinheiro. Se assim o fosse, amigo, os lascados de tudo não teriam nenhuma, nunca, jamé.

Repare que até debaixo do viaduto está lá a brava fêmea na companhia do desalmado. Ela e o cachorrinho magro, só o couro, o osso e a fidelidade. O que vale é a devoção, amigo.

Mesmo que você seja mais liso que os mussuns do brejo,pobre de marre-marré, pode muito bem presentear uma bijuteria com a dramaturgia de uma jóia da Tiffany´s.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Leila Mestre comentou em 08/03/12 at 0:17

    ainda bem que não sabem todos os nosso segredos,assim os encontros ficam mais deliciosos…Xico,cada dia melhor…bjs

  2. Claudia comentou em 08/03/12 at 0:16

    Em tempo: adoraria estar sendo despida, ou melhor, vestida com o seu olhar..rsrs

  3. Marlene comentou em 08/03/12 at 0:11

    LER XICO SÁ É SEMPRE MUITO DIVERTIDO !!!!

    OK … E ARREBATADOR TAMBÉM ….
    AHAHAHAHA

  4. Claudia comentou em 08/03/12 at 0:07

    Xico, vc sabe do que uma mulher gosta e deseja. Vc pode não ter a beleza do Mel Gibson, nem eu sou a Helen Hunt.. rsrs, mas tenha certeza de que vc mexe com o imaginário feminino( com o meu, por exemplo.. rs), com esses textos deliciosos, descontraídos e divertidíssimos.

  5. Simone Gueiros comentou em 07/03/12 at 21:55

    Xico Sá, vc é o cara!!!!!

  6. Denise Cordeiro comentou em 07/03/12 at 21:47

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk! É claro que a primeira vista, o que encanta é o que os olhos “compram” para sí. Um cara be vestido, saindo de um carro bacana, chama mesmo a atenção e uma mulher na mesma condição, também. Agora só vamos saber se a coisa vai engrenar, depois da convivencia. Portanto, vale vale mais uma semi jóia, ganhada de um “sapo”, do que uma Tiffany´s de um “principe”. Muitas vezes os olhos se enganam na hora da “compra”.

  7. naomi comentou em 07/03/12 at 21:38

    o mais gostoso de tudo isso, é que compartilhem conosco essa procura, pq mts vezes, nem msm nós sabemos o q queremos….êta dúvida cruel, q nem msm eu me aguento, xico…srsrrsrs
    se tivermos um cara paciente, calmo, na paz…certamente, nós vamos ao longo dos anos…agora se bater d frente, ficar nervoso com nossas duvidas, nao nos entendermos…certamente…sem chance…

    bjus xico

  8. Rita Vianna comentou em 07/03/12 at 20:53

    amei! solteiro?? moras no bairro?? rsrsrsr bj e obrigada…

    • xicosa comentou em 07/03/12 at 21:15

      solteiro,brasileiro,dimaior!bjo e volte muito

      • Denise Cordeiro comentou em 07/03/12 at 21:49

        Fico curiosa pra saber como são os comentários da galera do Saia Justa, sobre esses comentários aqui.kkkkkkkkkkkkkkkkk!Principalmente os comentários do Léo Jaime!

  9. Joyce comentou em 07/03/12 at 20:03

    Eu adoro molho agridoce!

  10. Ana Maria comentou em 07/03/12 at 20:00

    Xico, confesso que achei o homem que você descreveu um tanto sem graça, pegajoso… Não é por aí… Nós, mulheres, queremos um parceiro que tenha vida própria, auto-estima, que seja um ser humano interessante, que compartilhe conosco os bons e os maus momentos nessa vida tão atribulada. De nada adianta nos encher de presentes, massagens, devoção, fidelidade, se não existir o encontro verdadeiro, de corpo e alma, conosco. O resto é perfumaria (o que já representa alguma coisa). Continue tentando…

  11. cleide comentou em 07/03/12 at 19:56

    aff!!!que massagem no ego!!! vc deve ser um homão bom prá mais de metro, sô!!!

    • xicosa comentou em 07/03/12 at 21:17

      sou nada,amor.mas tento ser.bjo

  12. Mary comentou em 07/03/12 at 19:44

    Xico,
    vc é uma gracinha!

  13. Olga comentou em 07/03/12 at 19:43

    Caro Xico

    Divirto-me, e muito, com seus textos. Preciso dizer que, mais importante do que saber duas ou três, quiça quatro coisinhas sobre as mulhers, é que elas são , para você assunto que dá a pensar….
    Nada de nos querer reduzir a pequenas e malfadads receitinhas, coisa de macho que vai da mediocridade até a esquina do senso comum, que cá entre nós, é quase a mesma coisa.
    Apenas uma ressalva: Lacan falou que não existe A mulher, pois queria dizer que não há um padrão, somos muitas, diversas e múltiplas em um só…Que dirá no gênero!!!
    Daí advém meu apreço pela sua insistente e corajosa forma de se expor, pois o que mais chama a minha atenção é que, ao falar de duas ou três coisas que sabe, você enuncia todas as que não sabe…
    Encantador…

  14. Elisa comentou em 07/03/12 at 19:36

    Xico, na minha pressa ansiosa juro que li ” Mulher sempre foi meu consumismo. Maltratá-las é que não vou” te odiei por uns segundos, ufa que pegadinha!

    • Thammy Dantas comentou em 08/03/12 at 10:46

      Eu juro q tbm pensei o mesmo, kkkkk

      • xicosa comentou em 08/03/12 at 11:12

        jura? q bueno.beijo

  15. Marcio Martins comentou em 07/03/12 at 19:31

    Xico… é que mais uma vez generalizamos esse nobre assunto. Quando conseguir entender uma, a próxima vai ser diferente. O que é segredo em uma, é livro aberto em outra e assim sempre temos novos segredos para desvendar. Deliciosas e complicadas missões que nós homens temos para cumprir sobre este chão.

  16. Rafael Rodrigues comentou em 07/03/12 at 19:25

    Xico, onde está o clitóris? Ele tá no Brasil?

    • Elis comentou em 08/03/12 at 0:04

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!

  17. Carla Chuler comentou em 07/03/12 at 19:21

    …Tá chegando perto de desvendar as mulheres(ainda tem mais uns segredinhos), mas como segredo se eu contar deixa de ser segredo e no dia que um homem entender 100% do que passa em nossas cabeças, o mistério perderia lá sua graça…

  18. Rafael comentou em 07/03/12 at 19:07

    A regra é que não há regra. Umas confortam isso ou com menos, outras acham tudo isso pouco demais… A verdade é que as mulheres são como os homens, variam das interesseiras até as inocentes de tudo. O problema é que nós gostamos das difíceis, das que não dão valor, mas misteriosas, das impossíveis.

  19. Phermann comentou em 07/03/12 at 18:57

    Todo dia ela faz tudo sempre igual… ou… um dia “ela” chegou tão diferente…o imponderável é que torna as mulheres interessantes. é provável que se elas viessem antes estariam cobrando a custela de volta e o Senhor ainda não teria descansado e, aí, a gente se virar nos trinta.Quem acha que é difícil se relacionar com elas deve se relacionar com outro homem.

  20. Conceição comentou em 07/03/12 at 18:48

    acreditas mesmo que somos simples como isso? pobre homem…

    queremos mais, meu bem! não só o tal ponto g, mas o f, o y, e, ai,ai, se vcs soubessem o que e esconde por tras do H…

    nem sempre os detalhes nos alcançam, mas vamos lá: aceitaremos esse pequeno esforço.

    • xicosa comentou em 07/03/12 at 19:00

      simples nada.é tanto q so sei,quase aos 50 anos, de duas ou tres coisas.mas ja acho lucro.beijos

  21. rogerio alves comentou em 07/03/12 at 18:42

    Elas sabem seu valor monetario ,sim!As que podem querem tudo isso e mais: as paia ,o bom carro, etc .Só os poetas tem essa fantasia do amor ao campo ,debaixo duma arvore frondosa.

  22. Márcia comentou em 07/03/12 at 18:22

    Decimos, resolvemo, cuidamos, mas…Por um breve momento, gostamos de ser “cuidadas”.

  23. theo peres comentou em 07/03/12 at 18:20

    Grande Chico!

  24. andré comentou em 07/03/12 at 17:51

    HAHAHAH!
    lirismo brega derramado cremoso!!!!

    • andré comentou em 07/03/12 at 17:51

      bregamente derramado*

  25. Adriana comentou em 07/03/12 at 17:50

    Perfeito!!! É esse mesmo o segredo.

  26. Taciana comentou em 07/03/12 at 17:36

    Será que são esses os quereres ? Eu tenho cá para mim que não…com certeza eu não quero é ser alguém que quer que alguém adivinhe o que eu quero, se eu quero eu digo, é mais simples… mas de todo modo a tua lírica é bonita

  27. Paulo comentou em 07/03/12 at 17:35

    Xico, tinha um cara andando lá numa praia de Recife e tropeçou nuna lâmpada mágica, esfregou e saiu um gênio, meio mal educado e disse que ele tinha um só pedido. O cara disse que gostava muito de Fernando de Noronha e queria que o gênio construísse uma ponte até lá. O gênio reclamou que ele era louco, uma coisa dessa era impossível de fazer, etc. e tal. Aí o cara falou que já havia se separado duas vezes e gostaria de entender a cabeça das mulheres. Aí o gênio pegou um papel e começou a rabiscar alguma coisa e perguntou ao cara:
    -Você vai querer a ponte com pista dupla ou pode ser só pista simples?

  28. Layla comentou em 07/03/12 at 17:24

    Xico… a pergunta não é: o que querem as mulheres? Mas sim, o que querem as mulheres agora? Sim, pois a cada instante, a cada nova demanda, queremos algo diferente. O selvagem, o carinhoso, o amigo, o amante. A beleza do mundo é que ele é democrático. Para mulheres plurais, há homens plurais, capazes de perceberem que não há nada mais prazeroso do que agradar um ao outro. E para homens monotemáticos, há uma tampa de panela também! O importante é ser feliz!!!!!

  29. Paulo de Tarso comentou em 07/03/12 at 17:24

    Jamais saberemos mais do que duas ou três coisas….

    • xicosa comentou em 07/03/12 at 17:30

      não mais q isso,amigo.abrazo

  30. Francisco comentou em 07/03/12 at 17:20

    Importante não é saber,mas sempre adivinhar……nem sempre da certo!

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).