O poder de pagar a conta do jantar romântico
01/03/12 01:13Era um jantar romântico, daqueles de sedução e conquista, ali no “La Tartine”, bistrô do bairro da Consolação, SP.
Tudo lindo. Tiozinho do acordeon mandando uma chanson. A moça fina, moderna e elegante como uma legítima paulistana, discorria sobre cinema.
O rapaz, uns 35 anos, gênero executivo, mais mudo do que o francês do filme “O Artista”.
Só notei que tinha voz quando veio a conta. O cara queria pagar tudo e ficou bravo porque a moça já havia ordenado a um dos garçons gêmeos que faturasse no seu cartão de crédito.
Phyna! E fez tudo na buena, sem exibicionismo.
No que lembrei, na mesa ao lado, de um velho conselho do guru P.J.O’Rourke, no livro “Etiqueta Moderna –finas maneiras para gente grossa”, tradução do jornalista Aran, editora. Conrad:
“Quando você vai ao encontro de um homem é perfeitamente aceitável que você deixe claro que trabalha mais duro, é mais bem sucedida e ganha muito mais do que ele.
Mas você deve levar em consideração que ele precisa manter algum respeito próprio. Devido a isso, não importa o quanto você ganhe, permita que ele pague todas as contas.”
Por favor, amiga, é o que nos resta de autoestima. Pelo menos nos primeiros encontros.
Depois, tudo bem, verás que a minha insolvência civil está decretada, que fiques à vontade para torrar esse farto cartão de crédito.
No começo, não, dai-nos, santas, esse último prazer do orgulho macho. Imploramos.
Na prática, este cronista envelhecido em barris de bálsamo, já testemunhou de tudo nessa matéria.
Machão que se sente ofendido quando a dama propõe a dividir, por exemplo.
Feminista dando escândalo porque o cara quis fazer bonito e pagou a conta sem que ele sequer fosse consultada.
Assim como vi também amigas queixosas de homens mãos-de-vaca, muquiranas, que propuseram o racha.
Caro guru P.J.O’Rourke, a sua proposta é bem decente e reflete a nossa inutilidade como machos contemporâneos. Não há, porém, um código de etiqueta fechado para o assunto.
Na dúvida, podem pedir também o veredito do ladrão, essa criatura tão invasiva hoje em dia nos românticos arrastões dos restaurantes paulistanos.
Junto com nossos generosos leitores, porém, devemos chegar ao bom senso para tal prática. Quem, e em que circunstância, paga a conta?
I used to be browsing for this good sharing admin very much thanks and have nice running a blog bye
Superb put up admin thank you. I discovered what i used to be trying to find right here. I will review entire of posts within this day
o amor ainda vive, mas a naturalidade morreu faz tempo. então, comigo é assim: dividir a conta do primeiro encontro até o último.
por que? simples.
vc tem que se dispor a pagar porque abriu mão dos ganhos e do custo de ser o lado dominado da relação. eu tenho que dividir porque não requisito antigas prerrogativas, nem admito que sua liberdade se transforme em opressão contra mim.
Por favor, me arrume um emprego de blablablareiro no estadão, com o salário eu juro que pago as contas também.
Moços pagam a conta. Moças ficam educadamente moças.
Onde tem mais desses homens que pagam tudo? Estão em extinção!
SÓ NO CRATO,donde eu vim.beijo
É o certo !
Cratense, cabra macho sim sinhÔ !
querido xico, os tempos mudaram!!! infelizmente… a geração Y quer mais é dividir a conta msm.!!! mas eu concordo plenamente com vc.. se num primeiro encontro o cara vier com papo de dividir a conta… ahhhh, troco ate meu nº do cel!!!!! 😉
Estou é assustado com a quantidade de gente defendendo os velhos costumes. Nada contra, mas quando a maioria absoluta defende uma opinião fico desconfiado.
Hoje em dia tem muita mulher que ganha mais que homem, esse conceito deve ser revisto. Como falaram, quem convida paga.
Se seguirmos essa lógica machista, a mulherada vai ter que parar de trabalhar, porque além da falta de homem no mercado, o salário Ó…
Eu pago contas não apenas pra minhas pretendentes, mas pra amigos e amigas também.. porém faço isso quando to afim. Essas regras de etiqueta são armadilhas antigas..
Eu,já tem tempos,à medida que os anos avançaram célere demais ,os rendimentos cairam na mesma velocidade.O que fiz,o que fiz??? tcharam,só saio com piriguetes,pago tudo,de jantar à artefatos de beleza,não tenho mais moral para sair com gente fina e nem bancar expectativas além dos meus parcos rendimentos.Tô com sds duma coisinha refinada mas o ramo em que transito tem lá suas compensações..aiai
POR MIM, PODE FICAR À VONTADE PRA PAGAR SEMPRE. SE TIVER GRANA, PAGA..SE NÃO TIVER E EU ACHANDO QUE VALE À PENA O INVESTIMENTO, AJUDO, NA BOA!
Xico
Sempre ofereço dividir a conta no primeiro encontro com esperança que ele se ofenda. Não me importo de dividir, mas ultimamente tem alguns que querem que eu pague. As feministas que me desculpem mas homem que quer que eu pague a conta do primeiro encontro sempre me passa a impressão de não querer gastar um Real comigo. Que dirá coisas mais sutis, como tempo e atenção.
Um auditor da CGU, lindo, insinuou que queria que eu pagasse sozinha a conta do primeiro encontro, e ainda se sentiu sinceramente ofendido de eu não ter ficado encantada por ele me dar uma chance. Dividi a conta com ele, mas não houve segundo encontro…
Acho que o homem deveria pagar a conta ..demonstra cavalheirismo e educação..Por mais que a mulher ganhe bem, ela deseja ser paparicada, mimada pelo parceiro …e são pequenos gestos como abrir a porta pra ela, pagar a conta de um jantar ou deixa-la em casa é que certamente ele ganha pontos com a mulher !
Caro Xico,
sou como vossmecê, sempre paguei a conta e sempre pagarei, pois NUNCA a mulher deve ter essa preocupação, nem do 2º ou 3º tempo da coisa.
A preocupação da mulher, nesse relacionamento comensal é o de se fazer mais bonita que já é.
Pois como macho que somos, somos visuais e nada mais belo do que uma fêmea, que se veste e se arruma em homenagem ao homem que AO MENOS PAGARÁ A CONTA.
ABS.
MARCOS R
Sempre quando há questões novas em situações antigas…mas mulheres querem mesmo é ser paparicadas…eu ao menos quero, seja para pagar a conta ou para deixar q seja paga…ate dividir tem seu “Q” de romantismo,,,,rs
Eu pago e não tem choro.
Eu pago a conta, mas confesso que gosto quando a moça faz menção de dividir – a maioria das vezes que não teve isso, o romance não vingou. Para evitar as feminiistas mais raivosas (com quem também o romance nunca vingou) que reclamavam qdo pagava a conta saia com essa: ” na próxima vamos em um lugar mais caro e vc paga tudo”. Ganhava um sorriso, engatilhava o segundo encontro e, teve casos, um lugar mais caro com conta paga por ela.
Xico, eu deixo você pagar tudo pra mim! E incentivo os amigos a fazerem o mesmo. O problema é que — assim como o todo o resto do conceito de macheza — a prática do cavalheiro que paga a conta está quase extinta. Negada economiza até no motel! beijos
pago e em dinheiro vivo.beijo
Também não precisa exagerar Xicosa
o meu Visa ficou pequenininho
rsrs
Caro Xico,
Creio que você esteja desinformado. Alguém precisa te avisar que os homens NÃO QUEREM PAGAR A CONTA. Nem mesmo dividir, a coisa tá feia.
Abs
é,ne, eu q fico nesse romantismo besta.mas resistirei.beijosss
No primeiro eu deixarei vc pagar,depois dividiremos,(brincadeirinha:sonho de uma tarde de verão) Bjo.
pago com gosto.beijo
Muito bom o artigo. Se o jantar fosse comigo ele não estaria ofendido pq, com certeza ele pagaria a conta…não sou nenhum pouco feminista. Apesar de achar q em certas ocasiões a conta pode ser dividida ou paga pela mulher. Mais q fique claro: na minha opinião esta é obrigação masculina. Adoro homem a antiga.
Pô Xico, concordo contigo !! Gosto também de pagar a conta, não no sentido do Macho Alfa, mas sim pela elegância e cortesia da coisa. Agora confesso uma coisa, fico meio ressabiado com aquelas moças não demonstram o menor interesse pela conta, não digo nem quando pedem para dividir mesmo sabendo que a gente vai insistir em pagar, mas tem aquelas que nem se procupam se a conta está certa, se o preço realmente condiz com a qualidade, se os 10% do garçom estão lá… Deve ser paranóia da minha cabeça, mas me dá uma idéia de falta de cumplicidade, como se estivesse lá só cumprindo uma função.. vai entender
PS: Cronista envelhecido em barris de bálsamo foi ótima !! Fantástico !!
Mulher não tem que fazer isso, se antecipar dessa maneira é deixar o homem constrangido. Tem mais é que esperar a conta chegar e talvez, se dispor a dividir, mas nunca tirar o prazer do macho em atuar, como manda a cultura da nossa sociedade machista.
Sem falar que mesmo sabendo que os homens nos quer sem as vestes, cabamos gastando muito para impressionar e eles sabem disso.Adoram ostentar a nossa beleza e pousar de macho alfa.
Ai, adoro esses papeis e invertê-los, tira toda poesia!
Bj Xico!
Eu ofereço pra pagar tudo simplesmente por medo de ficar com fama de pão-duro.
Mas gosto mesmo é de uma mulher que pede pra dividir.
Mas se fosse só restaurante achava bom. Pior é ter que pagar conta do motel!
Por mais que eu ganhe mais, quero um cara que faça a gentileza de pagar a conta, pelo menos nos dois ou três primeiros encontros e eventualmente, em noites especiais.
e fala aqui uma moça que já empunhou uma guitarra em uma banda feminista…
sempre tem aquela: e o cabeleireiro, o vestido, a maquiagem, a depilação, o perfume, e o tempo que eu gastei me arrumando? Acha que é fácil (e barato) manter-se linda e cheirosa?
E por que não aquela máxima do quem convida paga e ficamos todos acertados (ou existe alguma regra de que só os machos alfa podem convidar, porque ai fica difícil)!! como normalmente nos primeiros encontros para a comilança o homem convida paguemos nos.
gosto dessa etiqueta. chama e paga.ta combinado.abrazo
Xico, no meu caso a mulher está pagango tudo!
E se essa pergunta ou o fato de quem paga a conta não tivesse importância alguma não seria muito mais interessante ? Já gastamos tanto tempo medido o tempo e a vida em dinheiro que os encontros lúdicos afetivos bem que poderiam ser livres em tudo, começando por quem paga a conta.
sim,seria lindo se nao houvesse a pergunta. ate minha noite teria sido melhor. nao teria q ficar observando casal pra fazer cronica.beijo
é aquela coisa né, uma mão lava a outra, um dia eu, um dia tu, um dia eu e tu …
mas tb não acho legal a mulher tomar uma atitude sozinha (ela pode parecer muito “se achona”)- sim pode ser machista, mas é assim mesmo, se o homem pagar tudo sozinho sem falar nada pode a feminista ficar de bode, então na hora da conta sempre é bom uma descontração e uma boa piadinha. bjo
Ouvi um dia de um cara que sou “independente financeiramente” antes de propor de racharmos a conta que paguei no meu cartão, pq ele não tinha no dia que saímos.
Fiquei indignada! Primeiro pq nunca falei qto ganho e segundo que sei que ele tem um bom emprego e deve ter um bom salário.
Era mais fácil perguntar se podíamos rachar e não sair com essa.
No final das contas ele pagou a dita conta (redundância necessária) sozinho, mas perdeu uma oportunidade e tanto de ficar calado…
Moral da estória? Perdeu e muito do charme prá mim!
é aquilo, neh Eli..qm fala mt, dá bom dia a macaco, ja dizia meu pai (in memorian)
Quem convida paga. Se o convidado(a) se propuser a pagar uma parte, novamente quem convidou decide se aceita ou não. É simples.
ELAS!
Que paguem as contas e me passem algum
Trés-romantic
kkkkkk